6 dicas para diminuir o abandono de carrinho

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6 dicas para diminuir o abandono de carrinho

A grande taxa de desistência de compras ainda é a maior preocupação dos donos de e-commerce, e como diminuir o abandono de carrinho de compras está entre os maiores desejos destes empreendedores. Para reverter esta situação precisamos primeiro entender o por quê de o consumidor ter este hábito.

Segundo um levantamento da empresa de análise de dados Fireclick, estes são os principais argumentos de quem abandona o carrinho:

  • 44% alegam que os custos de frete são muito altos;
  • 41% ainda não estavam dispostos a comprar;
  • 27% estavam apenas comparando preços;
  • 25% desistiram pois o preço era maior do que estimaram;
  • 24% guardam a compra para outro momento.

Analisando estes dados, podemos começar a trabalhar com ações direcionadas e assertivas para diminuir o abandono do carrinho. Tome nota!

 

Diminua o valor do frete

Já que este é um dos pontos que mais interferem na decisão de compra dos clientes, é nele que você precisa mexer em primeiro lugar! Existem algumas ações que você pode tomar para diminuir o frete e aumentar a taxa de conversão de vendas.

Oferecer frete grátis é uma opção, mas tome cuidado para os custos não serem maiores do que sua lucratividade. Faça cálculos para descobrir qual o ticket médio das compras em seu e-commerce e coloque um valor acima deste como mínimo de compra para que os consumidores possam ter o frete grátis.

Por exemplo, se o ticket médio é de R$120, ofereça o frete grátis em compras acima de R$150. Dessa forma, você aumenta a lucratividade da sua loja virtual e consegue diminuir o abandono de carrinho.

Outra alternativa é oferecer mais de uma opção de entrega para os clientes, as mais vistas são expressa, agendada e comum. Assim o consumidor poderá escolher aquela que tem o melhor custo x benefício e se adeque melhor as suas necessidades.

Também existe um outro tipo de entrega, na qual o valor tanto para o e-commerce quanto para o cliente são reduzidos, é a implementação de Pontos de Retirada. Com eles é possível que o consumidor escolha um local para retirar a mercadoria que seja próximo de sua residência ou trabalho, e agende o dia e a hora que ele achar convenientes para pegar os produtos.

Este tipo de entrega gera uma redução de custos para o e-commerce de aproximadamente 30%, que será repassada para o consumidor e ajudará a diminuir as taxas de abandono de carrinho.

 

Fluxo de automação de e-mail marketing

Não deixe de lado as campanhas de e-mail marketing, elas podem ser usadas a seu favor em muitos momentos do processo de vendas do seu e-commerce, como no abandono de carrinho. Os fluxos de automação de e-mail são muito úteis para sua empresa fazer um acompanhamento das ações do seu cliente, sempre incentivando a aquisição dos produtos.

A implementação nos casos de desistência de compra é simples. Algumas horas depois que o cliente abandonou o carrinho, mande um e-mail informando que ainda há produtos selecionados e perguntando se ele encontrou algum problema durante o processo de compra. Esta tática é muito boa, pois além de instigar o cliente a finalizar a compra, ainda dá a oportunidade de ele expor qual foi o problema encontrado para que o processo tenha sido interrompido para que você possa fazer melhorias nos pontos mais indicados pelos clientes.

Caso não haja retorno, mande outro e-mail informando que os produtos estarão disponíveis por pouco X horas no carrinho e que o cliente vai perder a chance de adquirir os produtos caso abandone de vez a compra. Se for de seu interesse e vantajoso, ofereça algum tipo de desconto se ele finalizar o pedido.

Não deixe de dar atenção para os clientes que abandonaram o carrinho, eles já mostraram interesse em fazer um pedido no seu e-commerce e talvez estejam precisando só de mais um empurrãozinho para finalizar a compra!

 

Ofereça uma experiência de compra impecável

Pode até ser que seu potencial cliente não esteja querendo efetuar uma compra no momento em que visita o seu e-commerce, às vezes ele está apenas comparando preços. Mas se o seu site estiver bem desenvolvido e oferecer uma experiência de compra impecável, o cliente pode até finalizar um pedido sem nem perceber!

Invista em boas descrições de produtos, fotos instigantes, trabalhe bem na funcionalidade e intuitividade do site, aumente as opções de frete e pagamento, deixe sua loja virtual rápida e segura. Tudo isso pode influenciar na decisão de compra dos visitantes e diminuir o abandono do carrinho.

 

Faça análise da concorrência

Com certeza antes de colocar sua loja virtual no ar você fez uma análise aprofundada da concorrência, mas você continua analisando os outros e-commerces? Pode apostar que seus clientes fazem essa comparação o tempo todo!

Por isso é tão importante que você não resuma a análise de concorrência apenas ao momento em que você está lançando a sua empresa. Olhe todos os sites concorrentes, veja o que eles têm a oferecer que você não possui, e também faça o contrário, procure o ponto fraco deles para que você saiba onde deve investir para se destacar cada vez mais e impressionar os visitantes.

E o mais importante: analise os preços oferecidos em outros e-commerces. Para que este processo não tome muito tempo utilize alguma das muitas plataformas disponíveis que fazem as comparações de preço de forma rápida e automatizada. Procure perceber se o produto oferecido pelo concorrente tem a mesma qualidade do seu antes de diminuir os valores ou procurar outros fornecedores.

 

Ajude o visitante na compra

Quanto mais opções para incentivar o visitante a finalizar a compra rapidamente, melhor. Trabalhe a impulsividade e a empolgação do cliente oferecendo sugestões para ele adquirir junto com o produto que está visualizando, ou opções de outros produtos semelhantes àquele selecionado.

Por exemplo, se seu e-commerce trabalha com vestuário feminino, junto com o produto saia adicione sugestões de blusas que podem ser adquiridas em conjunto. Caso sua loja virtual venda smartphones, mostre opções semelhantes ao celular escolhido pelo cliente, com as mesmas especificidades, mas com valores inferiores.

Também é importante prestar atenção no processo que está por trás destas sugestões e agrupar os produtos corretamente para que a ferramenta aponte as opções mais adequadas.

 

Ofereça outras formas de pagamento

Atualmente, com as altas taxas de juros das operadoras de cartão e o corte de gastos cada vez mais presente na vida dos brasileiros, muitas pessoas estão deixando de lado o cartão de crédito e utilizando apenas o dinheiro que têm em conta para fazerem suas aquisições.

Oferecer mais de uma forma de pagamento é essencial para aumentar as vendas e diminuir o abandono do carrinho de compras. Cartão de crédito, transferência bancária, boleto, Paypal… Quanto mais opções para os consumidores, maiores serão as chances de seu e-commerce ter um aumento no faturamento.

 

Não se esqueça: o visitante que deixou de lado uma compra já está com mais da metade do caminho percorrido para virar um cliente, ele só precisa de uma ajuda. Trabalhando corretamente estas seis dicas você conseguirá diminuir o abandono do carrinho de compras, aumentar as vendas do seu e-commerce e fidelizar cada vez mais clientes!

Você tem alguma dúvida sobre gerenciamento de e-commerce? Então deixe sua sugestão nos comentários para que possamos ajudá-lo!

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