Aprender como chamar atenção de clientes para loja significa uma oportunidade de vender mais.

Afinal, há uma questão matemática por trás desse esforço: quanto mais pessoas circularem pelo espaço, maiores são as chances de concretizar negócios.

OK, essa é a parte óbvia. Mas como solucionar o desafio?

Neste artigo, vamos apresentar algumas ideias, destacando uma solução inovadora que já vem conquistando ótimos resultados.

Como chamar atenção de clientes para loja: 7 dicas

Se você quer saber como chamar atenção de clientes para loja, precisa estar em evidência.

Há diferentes formas de fazer isso.

Para ajudar na sua estratégia, vamos trazer agora sete dicas capazes de atrair o público para o seu estabelecimento.

1. Capriche na vitrine

Em uma loja física, a vitrine funciona como um cartão de visitas.

Tanto é assim que, segundo levantamento do Sebrae, ela pode aumentar as vendas em até 40%, desde que seja montada de forma atraente e organizada.

Então, não resta dúvidas de que é uma boa oportunidade para chamar atenção de clientes.

Comece estudando o seu público-alvo e suas preferências.

O cuidado deve aparecer não apenas na escolha dos produtos a exibir, mas nos demais elementos, como luzes, cores e mensagens.

É importante que a pessoa que passa em frente à loja se sinta convidada a entrar, pois é para isso que serve uma vitrine.

2. Elabore uma estratégia de marketing

Não importa o tamanho da sua loja: ela precisa de uma estratégia de marketing.

É claro que as ações variam de acordo com o alcance que se deseja e com o orçamento disponível, mas há algumas regras que são básicas.

A primeira delas você já cumpriu na dica anterior, que é conhecer bem o seu público.

O tipo de mensagem que vai passar a ele e por quais meios isso vai ser realizado depende desse estudo sobre os seus potenciais clientes.

Pode ser válido investir em panfletos, fôlderes, banners, outdoors, mídia convencional, redes sociais, blogs, entre outras ações.

Só não vale fazer isso sem planejamento, acessando o cliente onde ele está e do modo que ele prefere.

3. Planeje promoções e eventos

Uma ótima oportunidade para chamar atenção de clientes para loja é promovendo ocasiões especiais para a interação com o público.

Mais uma vez, o tipo de promoção ou evento a realizar depende das características das pessoas que compram de você.

Se for uma loja infantil, brinquedos, mágicos, palhaços e hora do conto são boas atividades.

Pense naquilo que é capaz de realmente ser visto como um programa atrativo.

Se valer a pena visitar a sua loja nesse dia, certamente o público fará.

4. Verifique como oferecer descontos

É inegável que muitos negócios atuais precisam pensar no aspecto preço como estratégia.

A competitividade do mercado é cada vez maior e, ainda que o seu foco esteja na qualidade como diferencial, não dá para ignorar os movimentos da concorrência.

Ao conhecer sua margem de lucro, negociar com fornecedores e ser inteligente na gestão financeira, você consegue oferecer descontos sem comprometer o caixa.

Pode ser uma estratégia pontual, mas ainda assim válida se combinar com o seu perfil de cliente.

5. Cuide bem dos atuais clientes

Não há como chamar atenção de clientes para loja pensando apenas naqueles que ainda não compram de você, esquecendo dos consumidores mais fiéis.

É importante saber que são eles que, quando bem tratados e satisfeitos pela experiência de compra, se tornam divulgadores do seu trabalho, propagando uma imagem positiva sobre a empresa.

Em tempos de uso massivo das redes sociais, essa é uma mensagem que se espalha rápido.

E se falam bem de você, por que não fazer uma visitinha para entender a razão?

6. Cogite parcerias

Além das parcerias com fornecedores para oferecer preços mais atrativos, há outras possibilidades interessantes.

Como você sabe, toda loja física tem concorrentes indiretos. São aqueles estabelecimentos de outro ramo, mas que acabam disputando os mesmos clientes que você.

Então, já que se trata do mesmo público-alvo, por que não promover ações conjuntas para aumentar o fluxo de pessoas nos dois locais?

Use a criatividade nessa hora.

Vale até mesmo expor produtos de uma loja na outra, servindo de convite para conhecer o seu espaço.

7. Dê motivos para o cliente ir até sua loja

Agora, vamos falar da principal dica sobre como chamar atenção de clientes para loja.

Tudo o que listamos até aqui são motivos para que as pessoas visitem o seu estabelecimento, certo?

Mas o que mais você pode fazer nesse sentido?

Já ouviu falar em omnichannel? Quem sabe em integração marketplace?

Vamos explicar!

Uma excelente oportunidade para aumentar o fluxo de pessoas está em parcerias com lojas online.

Para isso, você pode se tornar um ponto de retirada de compras realizadas no e-commerce.

Funciona assim: o cliente faz a compra online e escolhe retirar o item na sua loja, que fica mais próxima da casa dele. Então, quando o produto chega, ele é avisado e vai até você.

Além da comissão pela entrega, você chama atenção de clientes para sua loja e, não raro, fecha vendas adicionais.

Vamos falar mais sobre essa oportunidade no próximo tópico.

Atraia clientes para loja com a Pegaki

A Pegaki é a primeira e maior rede de pontos de retirada do Brasil.

Esse é um modelo de negócio também chamado de pick up points, ou click & collect.

O nome estrangeiro não se dá por acaso, pois há tempo funciona muito bem no exterior.

E é de lá que vêm estatísticas animadoras para quem tem loja física.

Veja, por exemplo, este estudo da IRI Worldwide, que verificou que vendas adicionais ocorrem em 69% das retiradas.

E não é a única pesquisa a apresentar tal destaque. Conforme este relatório da Walker Sands, novos negócios são fechados em 60% das vezes.

A verdade é que essa é uma oportunidade não apenas interessante, como fácil de abraçar.

Ao se tornar parceiro da Pegaki, você recebe treinamento e todo o sistema para dar baixa nos pedidos.

É certeza de sucesso para lojistas e de satisfação para os consumidores, já que mais da metade das encomendas são retiradas em menos de 24 horas.

Leia sobre o case da Dafiti e junte-se aos mais de 200 pontos já ativos da Pegaki no Brasil.

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