Está pensando em abrir um e-commerce?  Então, você talvez ainda tenha muitas dúvidas sobre o assunto e como começar todos os processos para finalmente, ter sua loja virtual!

Afinal, o que é preciso fazer para abrir um negócio online? Quais são os primeiros passos?

São diferentes questionamentos que surgem para aqueles que estão buscando as primeiras informações sobre a abertura de uma loja virtual e por conta disso, alguns se sentem perdidos em meio a tantas novidades digitais.

Se você está nessa situação e quer saber como começar seu e-commerce, fique atento neste post e confira como fazer isso de forma segura e eficiente!

Tenha um planejamento

Assim como uma loja física, o e-commerce exige dedicação e planejamento, se tornando essencial se você quer ter bons resultados.

De início, coloque no papel todos os pontos relevantes do novo negócio, estabelecendo um parâmetro para as suas próximas decisões.

Registre aspectos como orçamento, produto a ser vendido, tempo disponível, nicho em que atuará e outros pontos que são importantes para você.

Para entender o mercado e ficar por dentro das principais tendências de nichos e segmentos, confira o site da Ebit, empresa especializada em comércio digital.

Lá, você tem acesso a relatórios atualizados com dados sobre os e-commerces brasileiros que podem ajudar você nas escolhas.

Essas informações são cruciais para estruturar suas ideias e então, começar a colocá-las em prática.

Inicialmente, defina esses quatro pontos básicos!

  • Nicho de mercado;
  • Produto que será vendido;
  • Audiência;
  • Fornecedores.

A partir disso, você consegue ter um direcionamento mais claro para suas escolhas que deverão ser tomadas adiante, como logística, estratégias e assim por diante.

Então, coloque a mão na massa e comece a pesquisar sobre esses tópicos, avaliando o que é mais interessante e de acordo com a sua realidade.

Comece a pensar na estrutura de sua loja virtual

Com o planejamento alinhado e pronto, é hora de pensar na estruturação de sua loja virtual. Para isso, é preciso decidir fatores, como a plataforma que será utilizada e visual da página.

Para ajudá-lo nessa etapa, separamos algumas dicas importantes sobre a estrutura de seu e-commerce. Confira!

Plataforma

De forma simples, a plataforma para o e-commerce é um sistema que permitirá que você crie a loja e ainda a gerencie, tudo de forma integrada, em um só lugar.  Mas, como escolher a melhor alternativa para o seu negócio?

Antes de decidir, leve em conta todas essas questões!

  • Tamanho da sua empresa e orçamento disponível;
  • Formas de pagamento;
  • Recursos e funcionalidades;
  • Integração com sistemas de gerenciamento, como estoque e logística;
  • Mobile e SEO.

Analisar esses aspectos é essencial para uma decisão certeira, já que mesmo que você esteja iniciando no segmento, a sua intenção sempre será oferecer o melhor para a sua audiência, não é mesmo?

Por isso, avalie qual das opções disponíveis hoje no mercado são as mais compatíveis com o planejamento que você criou e tenha isso como base ao fazer sua escolha.

Layout

A identidade visual de seu site é indispensável para que o público tenha uma experiência positiva ao navegar e fazer compras em sua loja. Afinal, em muitos casos, o layout é o primeiro contato que o cliente terá com o e-commerce.

E, isso faz toda a diferença para os consumidores. Alguns deixam de fazer o pedido porque não sentem credibilidade na estrutura visual do site e por fim, procuram outra loja.

Já ouviu aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? E ela pode ser aplicada para o seu e-commerce!

Então, invista em um layout que esteja de acordo com o perfil de sua audiência para proporcionar a melhor experiência possível aos usuários.

Conhecer o seu público deve ser o ponto chave para a escolha e definição de cores, templates e por aí vai.

Opte pela navegação intuitiva e fácil, sem uma grande quantidade de informações na página. Caso necessário, busque a ajuda de um profissional especializado no assunto para auxiliar você nesse sentido.

Logística

Uma logística eficiente é indispensável se você quer ter sucesso em seu empreendimento. Por contar com um processo diferente de uma loja física, o e-commerce precisa ter um planejamento bem definido.

Transporte, fornecedores, frete, embalagem, armazenamento, estoque e canais de comunicação com os clientes são fatores que precisam ser analisados e estruturados.

Garantir uma gestão adequada e que atenda as expectativas do consumidor nem sempre é fácil, mas é possível!

Nada adianta oferecer uma demanda de produtos ou garantir a entrega de um item se a sua loja virtual não conta com suporte suficiente para isso.

Sabemos que os problemas de logística geram muitas frustrações para os consumidores, por isso, planeje todos os aspectos para que todas as entregas saiam conforme combinado com o cliente.

Portanto, certifique-se de que todos os processos estão acertados antes de iniciar suas vendas.

Invista em estratégias de marketing digital

O marketing digital tem grande importância para o crescimento de um e-commerce. Quando boas estratégias são criadas e aplicadas, você consegue formar sua base de clientes e por fim, aumentar os lucros.

Se você quer alavancar suas vendas e garantir um bom retorno para a sua loja virtual, invista em estratégias sólidas para engajar sua audiência.

Nesse contexto, uma boa plataforma fornecerá uma base consistente de SEO, aumentando suas chances de ser encontrado nos mecanismos de busca orgânica.

Além disso, outros métodos são utilizados!

  • E-mail marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Google adwords;
  • Redes sociais.

Use esses recursos para expandir o potencial do site e alcançar mais pessoas interessadas em seus produtos!

Agora que você conheceu mais sobre o assunto, tire suas ideias do papel e invista em sua loja virtual. Aplicando essas sugestões práticas é possível garantir um bom desempenho do e-commerce, já que o mercado de comércio digital cresce de forma expressiva, abrindo espaço para a atuação de diversos nichos e segmentos.

Os benefícios do e-commerce são vários e com uma gestão eficiente, você terá excelentes resultados!

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