Se você tem uma loja física e ainda não se tornou um ponto de retirada dos produtos de e-commerce, chegou a hora de pensar na possibilidade.

E não só porque a estratégia proporciona visibilidade ao seu estabelecimento e aumenta o fluxo de vendas.

Mas também porque estamos em um dos momentos mais esperados do ano: A Black Friday.

O que isso significa?

Que esse é o período em que o consumidor aproveita para gastar dinheiro nos e-commerces com as melhores ofertas.

Em contrapartida, você tem a chance de receber diversas pessoas na sua loja caso opte pela estratégia de ser um ponto de retirada.

Parece interessante?

É muito mais do que imagina!

Nesse artigo, você vai entender como aproveitar a Black Friday para receber muito mais visitantes e, consequentemente, aumentar consideravelmente as vendas.

Aproveite a leitura!

 

Como um ponto de retirada pode ganhar dinheiro na Black Friday?

Sabia que ser um ponto de retirada dos produtos de e-commerce aumenta a visibilidade da sua marca e o volume de pessoas na loja?

Para você ter uma ideia, a estratégia chega a levar em média 200 novos visitantes para o estabelecimento. Destes, cerca de 30% realizam uma compra.

Mas será que esse número se mantém durante a Black Friday?

Não, ele aumenta!

Pelo menos é o que mostram as estatísticas relacionadas às vendas no e-commerce.

Em 2017, o tamanho médio da cesta de compras na sexta-feira de Black Friday teve um crescimento de 73% quando comparado a uma sexta-feira normal.

O dado é da Black-Friday.Sale, que fez o levantamento com base nas vendas intermediadas pelas suas plataformas no Brasil.

Para esse ano, o aumento nas compras deve ser de 15% de acordo com as informações do Ebit divulgadas no Seller Day, um evento organizado pela Universidade B2W Marketplace que aconteceu em agosto.

Ainda segundo a mesma fonte, as categorias mais procuradas provavelmente serão:

Eletrônicos – 39%

Eletrodomésticos – 33%

Artigos de celular e telefonia – 25%

Informática – 24%

Moda – 19%

Cosméticos – 18%

Para deixar isso mais interessante, em setembro de 2018 o E-commerce Brasil divulgou uma matéria com algumas informações apresentadas pela Diretora de Negócios do Facebook Brasil, Gabriela Comazetto.

Entre elas, a executiva mencionou uma bem importante: Cerca de 80% dos brasileiros pretendem realizar uma compra durante a Black Friday esse ano.

Isso mesmo!

Praticamente todo o país está se preparando para adquirir os mais variados produtos com descontos diferenciados.

Portanto, o período de fato aumenta bastante as vendas, inclusive nos e-commerces.

E como um ponto de retirada, provavelmente a sua loja deve receber ainda mais visitas.

Consequência?

Uma bela possibilidade de conquistar novos clientes!

 

O ponto de retirada é realmente uma oportunidade de aumentar as vendas na Black Friday?

Bom, você já entendeu que ser um ponto de retirada possibilita o aumento do fluxo de pessoas na loja e, consequentemente, as suas vendas. Em especial durante a Black Friday.

Mas talvez esteja se perguntando se a estratégia realmente vale a pena e se de fato proporciona bons resultados.

A resposta é sim. Quem diz isso são as recentes estatísticas.

A última edição da pesquisa Webshoppers, um estudo sobre o e-commerce no Brasil realizado pela Ebit/Nielsen, mostrou que no primeiro semestre de 2018, 10% dos pedidos realizados foram retirados em um ponto de retirada.

Esse número parece pequeno?

Não é não.

Considere que o dado foi apresentado pela primeira vez na pesquisa, que diga-se de passagem é realizada desde 2001.

Além disso, a estratégia é ainda recente no Brasil. Mesmo assim, trata-se de uma tendência de mercado.

Para você ter uma ideia, essa estatística chega em 40% na Europa e em 70% na Rússia.

Quer saber mais sobre a Webshoppers?

Então leia o nosso artigo Experiência de compra no e-commerce melhora com pontos de retirada.

Mas você precisa também levar em conta as vantagens para o consumidor ao buscar os produtos que adquiriu em uma loja física.

Uma delas está relacionada à economia com o frete, que, convenhamos, pode ser bem alto dependendo da localização do cliente e do fornecedor.

Outro benefício é a comodidade.

Isso mesmo!

Por mais que aparentemente seja uma vantagem receber os produtos em casa, a dor de cabeça é muito maior quando o consumidor não está no local e a mercadoria precisa ser devolvida.

Portanto, é mais interessante retirá-la em um estabelecimento próximo da sua casa ou do trabalho e evitar esse tipo de transtorno.

Além disso, existe a facilidade de fazer isso em dia e horário mais convenientes.

Para o cliente, ir até a sua loja também pode ser interessante pela possibilidade de adquirir um ou mais itens que ele esteja precisando.

E certamente, muitos optam justamente por pontos de retirada que tenham produtos que de fato interessam.

Mas até para o dono do e-commerce a estratégia é vantajosa, afinal, grande parte dos clientes chegam a abandonar o carrinho devido ao valor do frete.

Dessa forma, apostar em pontos de retirada acaba sendo uma maneira de atrair e fidelizar clientes.

 

Ponto de retirada na Black Friday é o mesmo que aumento de vendas

Ser um ponto de retirada é uma oportunidade de aumentar as vendas do seu varejo físico.

E isso pode ser feito de maneira ainda mais interessante durante a Black Friday, período em que grande parte das pessoas aproveita as ofertas dos e-commerces para adquirir produtos.

O que acha então de tornar a sua loja um ponto de retirada?

Clique aqui para saber como!