Se você está pensando em começar um e-commerce saiba que é não é tão simples como parece.

Não basta você colocar o site no ar que as vendas surgirão como um passe de mágica.

É preciso investir em uma série de estratégias de marketing para o seu e-commerce realmente dar certo.

A maioria dos novos empreendedores acabam cometendo alguns erros ao criar sua loja virtual.

Ao contrário do que muita gente pensa, as estratégias de marketing para o e-commerce não devem começar a ser estruturadas após a implementação da plataforma online.

As duas coisas devem ser desenvolvidas simultaneamente para extrair o máximo de benefícios das estruturas.

Para te ajudar, separamos as estratégias de marketing para o seu e-commerce se tornar um negócio de sucesso.

Invista em marketing digital desde o planejamento do e-commerce.

Como falamos anteriormente, é preciso investir em estratégias de marketing para o e-commerce desde a etapa anterior de sua criação: o planejamento.

Procure profissionais capacitados que possam te auxiliar na escolha de palavras-chave que serão fundamentais para nomear as seções de sua loja virtual, por exemplo.

  • Potencialize o SEO em todos os lugares que puder, incluindo a descrição dos produtos.
  • Capriche nos detalhes, nas palavras-chave e na linguagem.
  • Utilize um tom que esteja de acordo com o seu público-alvo.

Ganhe visibilidade nas redes sociais.

O Google continua sendo a principal ferramenta de marketing digital para o e-commerce.

Mas as redes sociais estão se tornando cada dia mais fundamental nesse processo.

Além de investir em anúncios, contrate profissionais que possam criar conteúdos criativos e relevantes para as suas redes.

Lembre-se que as pessoas não gostam de ver apenas promoções e produtos.

Elas querem curtir uma página atrativa, com temas de seu interesse.

Se você tem uma loja virtual de cosméticos, por exemplo, que tal dar dicas diárias sobre “low poo”?

Isso vale tanto para o Facebook, quanto para o Twitter, Instagram e Youtube – que, aliás, continua sendo o principal buscador do planeta, perdendo apenas para o Google.

Links patrocinados.

Infelizmente, não dá para depender apenas de buscas orgânicas.

Os links patrocinados continuam sendo uma das principais estratégias de marketing para e-commerce.

Nesse sentido, o Google Adwords é o melhor canal para os proprietários de lojas virtuais.

Com boas estratégias, os seus anúncios são vinculados na primeira página do Google e também em sites parceiros que aceitam blocos publicitários.

O melhor é que esses anúncios aparecem para os usuários certos, já que o internauta demonstrou interesse por este tipo de produto em alguma de suas pesquisas.

Tenha conteúdos relevantes em seu blog.

O blog é indispensável quando pensamos em estratégias de marketing para o e-commerce.

Ele é um dos principais responsáveis por sua empresa aparecer com destaque nas buscas orgânicas do Google.

É muito importante conhecer bem quem é o seu público-alvo e quais são os seus principais interesses.

Depois, basta caprichar nos textos investindo em SEO e em conteúdos realmente informativos de modo a atribuir autoridade à sua marca.

Para entender a importância do blog no marketing digital, imagine a seguinte situação:

Você tem uma loja virtual de cosméticos e o profissional que escreve para o seu blog fez um texto com o seguinte título:dicas de produtos para cabelos cacheados.

Com um bom SEO, o seu artigo vai aparecer para todas as pessoas que buscarem por este assunto.

Se o seu texto for convincente, informativo e atrativo, o cliente em potencial vai se sentir interessado em navegar pelo seu site – podendo se tornar um comprador fiel.