A dúvida sobre como melhorar as vendas no comércio tem nova solução.

E isso vale especialmente para lojas físicas, seja no varejo tradicional ou em franquias.

Tudo começa pela definição do estabelecimento como um ponto de retirada.

Não sabe como funciona?

Neste artigo, vamos explicar tudo em detalhes.

Como melhorar as vendas no comércio com pick up points

Os pick up points, também chamados de click & collect, são pontos de retirada de mercadorias adquiridas no e-commerce.

Funcionam de forma muito parecida com a opção de retirada em loja física da mesma rede que atua na internet.

A diferença é que não é necessário haver vínculo entre os estabelecimentos para criar uma experiência omnichannel, integrando os mundos online e offline.

Ou seja, qualquer unidade varejista, inclusive franquias, pode se tornar um pick up point.

Mas como melhorar as vendas no comércio dessa forma?

O segredo está no aumento do fluxo de pessoas na loja física.

São potenciais consumidores que não estariam ali se não fosse para retirar uma compra realizada eletronicamente.

Começa a fazer sentido para você?

Então, para tornar ainda mais claro o funcionamento de um ponto de retirada, vamos recorrer agora a um exemplo.

Exemplo de integração entre varejo física e eletrônico

Carlos é o tipo de cliente fiel às lojas virtuais.

Como costuma resolver no e-commerce as suas necessidades de consumo, adorou conhecer o modelo de pick up points.

Assim, economiza no frete e ainda retira a mercadoria no dia e horário da sua preferência, sem precisar estar em casa aguardando a entrega.

Ele decidiu experimentar a solução ao adquirir um novo par de tênis.

No checkout, descobriu que o ponto de retirada mais próximo ficava em uma loja de artigos infantis a apenas 10 minutos da sua casa.

Carlos nunca havia entrado no estabelecimento, mesmo sendo uma franquia famosa.

Mas ao chegar lá, lembrou de comprar um presente para o filho do colega de trabalho, que estava prestes a nascer.

Também aproveitou e levou para casa uma lembrança para o afilhado, que pretendia visitar no final de semana.

Quem ficou feliz com a visita de Carlos foi o comerciante, que vendeu para um cliente novo.

E o consumidor ainda saiu dali feliz com o atendimento, com a experiência de retirada, com as novas compras e disposto a recomendar o estabelecimento para outras pessoas.

Pontos de retirada ajudam mesmo a vender mais?

Assim como a experiência de retirada na loja, ou pick up store, que já tem um modelo mais consolidado no país, os pick up points realmente podem elevar o faturamento no varejo físico.

Diversos estudos já produzidos atestam essa condição.

O que varia é o percentual de vezes em que uma nova compra é realizada durante a retirada de uma mercadoria no ponto escolhido.

No Brasil, podemos mencionar o caso da C&A, que teve vendas adicionais em 30% das oportunidades de entrega em loja física de uma compra realizada no canal online.

No exterior, onde o click & collect já é uma exigência dos consumidores, esses percentuais são ainda maiores.

Veja só:

Quer mais?

Ainda de acordo com o levantamento da UPS, já citado, tem como melhorar as vendas no comércio físico também quando o consumidor vai à loja entregar um produto para troca ou devolução.

Esse é o meio de logística reversa preferido por 60% dos entrevistados, sendo que 70% deles admitem realizar compras adicionais nessas ocasiões.

A verdade é que, se você atua no varejo físico, tem uma marca própria ou franquia, pode mesmo vender mais se tornando um pick up point.

Mais vendas com menor custo de aquisição de clientes

Quanto você precisa investir em marketing para adquirir um cliente?

Essa é uma métrica básica para mensurar os resultados em campanhas de divulgação e atração de consumidores.

Ainda que não tenha o número exato à mão, deve saber que representa um custo importante, especialmente quando utiliza os canais tradicionais.

A boa notícia é que dá para vender mais investindo menos.

Podemos citar como exemplo a franquia 5àsec, do segmento de lavanderias.

A empresa se tornou parceira da Pegaki, a primeira e maior rede de pontos de retirada do país.

Ela identificou no modelo a oportunidade de reduzir o custo de aquisição exigido por ações de marketing tradicional.

Como? Direcionando parte do investimento para transformar suas lojas em pick up points.

Hoje, a 5àsec recebe produtos da varejista online Dafiti.

Com isso, aumenta o fluxo de pessoas nos seus estabelecimentos físicos e também o número de vendas.

Como você pode vender mais no comércio

Para se tornar um pick up point, como já dito, você não precisa ter uma loja virtual.

Qualquer estabelecimento comercial, em qualquer localidade do país, pode virar um ponto de retirada para compras realizadas no e-commerce.

Para tanto, você precisa de uma solução intermediadora que conecte você a seus futuros parceiros virtuais.

A Pegaki é pioneira no país como rede de pontos de retirada.

Hoje, já conta com 100 locais ativos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Outros mil estão sendo preparados para iniciar operação.

Se você tem sua loja própria no varejo ou uma unidade de franquia, pode acionar a empresa para funcionar como local de entrega de compras online.

Os benefícios você já conhece: mais clientes na loja e mais pessoas comprando de você.

Melhore as vendas no comércio você também

Você descobriu neste artigo como melhorar as vendas no comércio transformando seu estabelecimento em um pick up point.

Esse é o modelo de retirada de encomendas preferido pelos consumidores em países como França e Reino Unido.

Há casos em que os clientes sequer comprariam em sites que não oferecessem essa opção de entrega.

Mas a oportunidade não está aberta apenas para o varejo online.

Se você tem sua loja física ou uma unidade de franquia, faça dela também um ponto de retirada.

A Pegaki é a parceira ideal para ajudar você a vender mais.

Entre em contato conosco e use o omnichannel para se diferenciar da concorrência.