Vitrine de loja é assunto sério.
De acordo com o Sebrae, ela é a responsável direta por até 80% das vendas geradas por impacto visual.
É como se 8 entre 10 pessoas que passam em frente à sua loja decidissem comprar nela só por causa da vitrine.
Oportunidade para uns, desperdício para outros.
É que a falta de cuidados com a decoração do espaço pode fazer você deixar de atrair clientes e ganhar dinheiro.
Não vai cair nessa cilada, não é mesmo?
Neste texto, você tem a chance de saber como expor seus produtos de forma atraente.
Acompanhe as nossas dicas!
Vitrine de loja: como ela ajuda a vender?
Um estudo conduzido por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) concluiu que lojas que investem em visual merchandising têm um incremento de até 6% nas vendas.
Pode não parecer muito, mas, se considerarmos os resultados no médio e longo prazo, tem tudo para gerar ótimas receitas para o seu negócio.
Portanto, uma vitrine de loja atrativa, certamente, a ajuda a vender e faturar mais.
Mas, para que isso aconteça, é preciso fazer do jeito certo.
É o que vamos saber a seguir.
Como decorar vitrine de loja: as melhores ideias
A própria natureza nos dá um ótimo exemplo de que, para ter sucesso na vida, é preciso fazer uma boa exposição.
É o que fazem as plantas que, com suas flores, chamam a atenção de insetos para que sejam fertilizadas e polinizadas.
Você pode usar essa analogia para tornar sua vitrine mais “florida” e, assim, atrair clientes e gerar mais oportunidades de vendas.
Por outro lado, o que funciona para um tipo de negócio pode não dar certo para outro.
Veja na sequência alguns exemplos para não errar na decoração de uma vitrine de loja.
Loja de calçados
Quem vende calçados precisa ser bastante criterioso na hora de montar uma vitrine, tendo em vista a quantidade maior de mercadorias para exposição.
Nesse caso, uma dica para formar um mostruário atraente é prestar atenção às últimas tendências da moda.
Caso faça promoções, procure chamar a atenção com banners e cartazes que sejam facilmente visualizados, até mesmo de longe.
Na vitrine, prefira destacar os calçados com melhores preços.
Essa é uma estratégia para que o consumidor perceba a vantagem e se sinta mais propenso a entrar e comprar.
Loja de bijuterias
No caso das lojas de bijuterias, temos o mesmo desafio da grande quantidade de produtos.
E com um “agravante”: as dimensões reduzidas das bijuterias obrigam o consumidor a olhar bem de perto.
É por isso que, para esse tipo de loja, o visual merchandising como um todo precisa ser bem pensado.
Procure investir em uma boa iluminação, de forma a realçar o brilho das peças.
Também prefira cores adequadas, como tons de rosa, pastéis e o sempre infalível branco.
Além delas, o preto pode ser usado como fundo para destacar brilhantes e brincos.
Loja de roupas
Tal como as vitrines de calçados, nas lojas de roupas, o espaço também precisa exibir peças conforme as últimas tendências da moda.
Vale prestar atenção ainda à estação do ano.
Nas mais quentes, o ideal é exibir roupas como camisetas, shorts, bermudas e saias.
No frio, a prioridade é mostrar casacos, calças, moletons e gorros.
Você pode, ainda, fazer liquidações, vendendo com descontos roupas de inverno no verão e vice-versa.
O segredo do sucesso aqui é ter uma comunicação clara e atrativa na vitrine de loja.
Se precisar de boas frases para atrair clientes, vamos trazer sugestões ainda neste texto.
Loja de presentes
Já as lojas de presentes podem e devem aproveitar as datas comemorativas na hora de montar suas vitrines.
Também é uma boa ideia apostar sempre na criatividade e fugir do lugar comum.
No fim de ano, por exemplo, pode ser mais interessante aproveitar a temática natalina de forma mais irreverente e descontraída.
Se a loja estiver em um local com praia, por que não mostrar os produtos à venda nas mãos de um Papai Noel com óculos escuros e bermuda, por exemplo?
Pet shop
A maioria das dicas que você viu até aqui também se aplicam aos pet shops.
No entanto, para esse tipo de loja, vale ficar atento à exibição de animais nas vitrines.
Segundo a Resolução n° 1069, de 27 de outubro de 2014, os animais expostos devem ser submetidos ao mínimo de contato com o público.
Também precisa ser assegurado espaço suficiente de circulação com iluminação, temperatura e umidade adequadas.
Observando esses cuidados, certamente, a vitrine vai provocar muitos suspiros, ajudará a loja a vender mais e os bichinhos a encontrarem um novo lar.
Loja de produtos naturais
Para as lojas de produtos naturais, a aposta deve ser sempre em uma estética que remeta à rusticidade e à natureza.
Assim sendo, vale usar materiais como madeira como suporte para as mercadorias e, se possível, móveis estilo vintage para criar uma atmosfera mais acolhedora.
Como organizar uma vitrine de loja em datas especiais
Você viu que, em datas festivas, o lugar-comum deve ser evitado.
Quanto mais criativa for a vitrine, mais chances de ela se destacar no meio da multidão e chamar a atenção dos clientes.
Confira, então, como montar uma vitrine de loja atrativa e com muita criatividade e bom gosto.
Natal
A temática natalina deve ser adaptada ao tipo de produto e perfil do público que frequenta a loja.
Por exemplo: se for uma loja de bijuterias, pode ser mais apropriado fazer uma decoração que remeta à neve e que dê uma sensação de luxo e sofisticação.
Dia das Mães
No Dia das Mães, o mais usual é a decoração com corações, flores e tudo que remeta ao amor.
Para essa data, uma boa pedida é apostar na exibição de produtos que possam ser usados de forma compartilhada por mães e filhas, por exemplo.
Dia dos Pais
Já o Dia dos Pais traz mais apelo para as lojas que vendem mercadorias para o público masculino.
Nesse caso, ganham força lojas de calçados, artigos esportivos e de roupas.
Para a montagem da vitrine, procure explorar, além da relação entre pais e filhos, temas bem humorados, usando frases de efeito e trocadilhos.
Por exemplo: “Presenteie o seu herói com PAIxão!”
Dia dos Namorados
Em 12 de junho, a pedida é explorar vitrines que remetam ao amor.
Por isso, é sempre válido usar e abusar do vermelho e dos tradicionais coraçõezinhos para decorar.
Mas lembre-se de fazer isso sempre de forma criativa e considerando o perfil do seu cliente.
Dia das Crianças
Por sua vez, o Dia das Crianças pede uma abordagem mais divertida e que remeta a um universo lúdico.
A vantagem é que dá para explorar os incontáveis personagens de desenhos e jogos.
Assim, você pode montar vitrines que vão fazer os pequenos vibrarem de emoção e seus pais sentirem a vontade de presenteá-los.
Carnaval
Talvez o Carnaval seja uma boa época para se fazer aquela promoção ou liquidação, tendo em vista que as pessoas estão mais interessadas na folia.
Dessa forma, capriche nos painéis de banners, anunciando seus descontos, condições facilitadas de pagamento ou brindes oferecidos.
Exemplos de vitrines de lojas criativas
Precisa de inspiração para montar uma vitrine de loja criativa?
Separamos alguns exemplos para você.
Para começar, a Gucci apostou em uma vitrine que é uma verdadeira exposição de arte (veja outras imagens no post da Shopify).
Aqui, a loja de roupas H&M explorou com bom humor e criatividade a relação entre roupas e costura (outras ideias na publicação da RetailStore).
Em seu Instagram, a The Cool Hunter mostrou uma bela ideia de vitrine de loja de perguntas. Dá quase para sentir o cheiro!
Abaixo, em uma publicação no Pinterest, encontramos uma vitrine com decoração simples, rústica e de muito bom gosto de uma loja de calçados.
Para concluir, um destaque de uma feira de decoração em Madri, na Espanha. Veja que efeito bacana a pintura produziu na fachada.
Frases para vitrine de loja pequena
As imagens são poderosas, mas, sem palavras, elas perdem um suporte poderoso para impactar ainda mais.
Então, confira algumas frases que você pode usar para chamar a atenção das pessoas para sua vitrine e, claro, os produtos que ela mostrar.
- “O Ministério da Saúde adverte: a falta de novos looks deprime!”
- “Coisas boas acontecem quando você coloca o sapato certo.”
- “Seja você e vire tendência.”
- “Não deixe para amanhã o vestido que você pode usar hoje!”
- “Não passe vontade, passe o cartão.”
- “Calça jeans e gentileza nunca saem de moda.”
- “Um look criativo e bem montado pode fazer mágica!”
Frases para promoções em vitrines
- “Todos os produtos selecionados por X reais!”
- “Queima de estoque: últimas unidades!”
- “Programa de fidelidade: a cada X pontos, ganhe X% de desconto na compra”
- “Liquidação: 50% OFF”
- “Desconto progressivo: a cada produto, pague X% a menos na compra” .
Além da vitrine: como atrair clientes para a loja
Ao longo do texto, você viu dicas e inspirações para montar uma vitrine de loja vendedora.
Mas saiba que não é apenas com uma boa decoração que você pode atrair clientes e aumentar o fluxo de pessoas no estabelecimento.
Entre as melhores estratégias para isso, está a possibilidade de se tornar um ponto de retirada (pick up point).
Funciona assim: você cadastra sua loja na Pegaki e se habilita a funcionar como local de retirada de produtos comprados online.
Quando o cliente fizer a compra em um site parceiro e escolher o pick up como método de entrega, é até a sua loja que ele vai se dirigir.
Você sabia que, em 30% das vezes, o consumidor faz uma compra adicional no próprio estabelecimento?
Além disso, não há custo para se tornar um ponto de retirada e você ainda recebe uma taxa pela operação.
São muitas as vantagens.
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