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15 estratégias de vendas online para faturar alto na internet

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Quem vende pela internet precisa de estratégias de vendas online para vender mais e de forma sustentável.

É isso que fazem as empresas que estão aproveitando o bom momento do e-commerce brasileiro, hoje formado por 52% de PMEs, segundo uma pesquisa da BigDataCorp/PayPal.

Isso significa que está ao alcance de qualquer negócio conquistar bons resultados, mas para tanto, é fundamental contar com uma estratégia matadora.

Conheça algumas delas na sequência e eleve seu negócio a um patamar superior.

Estratégias de vendas online: as 15 melhores

Bons resultados nas vendas não acontecem por acaso.

Para superar a concorrência e manter um bom giro de produtos, é necessário cuidar de uma série de aspectos fundamentais.

No e-commerce, a logística é um dos mais importantes, já que estamos falando do planejamento que faz os produtos chegarem às mãos dos compradores.

Por outro lado, não adianta contar com processos logísticos bem coordenados sem as melhores estratégias de marketing e vendas.

Confira 15 delas a seguir:

1. Use gatilhos mentais

Uma das maneiras de entender o comportamento de compra é recorrer aos chamados gatilhos mentais.

Eles consistem basicamente em chamar a atenção para um produto por meio de situações como as seguintes.

  • Escassez: “são apenas 10 unidades deste item em promoção”
  • Urgência: “a promoção é válida pelos próximos 10 minutos”
  • Autoridade: “somos pioneiros nesse tipo de serviço no Brasil”.

2. Faça upsell e cross-sell

A estratégia de upsell é aquela em que o lojista induz o cliente a comprar produtos mais caros, considerando suas necessidades e o seu perfil.

Já no cross-sell, o que se faz é sugerir a compra de itens que sejam complementares ao que a pessoa está comprando, como forma de agregar funções e utilidades.

Exemplo: se alguém compra uma raquete de tênis, pela estratégia de cross-sell, pode se interessar em comprar também um pack com bolas ou mesmo um short ou camiseta.

3. Tenha um nicho para chamar de seu

Não dá para esperar bons resultados quando não se tem bem definido o público e o nicho de mercado com quem vai dialogar.

Embora esse seja um aspecto a ser definido no plano de marketing, ele pode ser revisto sempre por medidas como a criação de personas e ações de branding.

4. Não desperdice o e-mail marketing

Segundo uma pesquisa (em inglês) da Pew Research, 92% dos adultos conectados à internet usam e-mail, sendo que 61% deles fazem isso diariamente.

Como se vê, não dá para deixar passar a oportunidade de criar listas qualificadas para distribuição de conteúdos mediante o repasse de dados pessoais, inclusive o e-mail.

5. Invista para valer em automação

Falando em email marketing, esse é um dos canais em que a automação mais se faz necessária, principalmente para a gestão de resultados e o próprio disparo das mensagens.

No entanto, a automação vai além disso.

Com as ferramentas certas, você pode automatizar a maior parte das suas rotinas, como os contatos feitos via site (por chatbots) e até o envio de SMS.

6. Cuide do design e UX

Seu e-commerce precisa dialogar com o público certo, e uma maneira de fazer isso é investir em um layout que seja compatível com seus gostos e preferências.

Além das cores, imagens e textos, não deixe também de aplicar os bons princípios da usabilidade por meio de atributos como responsividade e publicidade não invasiva.

7. Seja um bom contador de histórias

Já dizia o mestre do storytelling David Ogilvy: “escreva seu texto na forma de história”.

Isso quer dizer que, para vender, o segredo não está apenas em demonstrar as vantagens e características de um produto.

Tão importante quanto isso é envolver as pessoas com a sua marca e, para isso, vale destacar por meio de histórias como os seus produtos podem aliviar as dores delas.

8. Aproveite as redes sociais

Facebook, Instagram, WhatsApp, Linkedin e Twitter, para ficar só nas mais conhecidas, são redes sociais praticamente indispensáveis para quem pretende vender online.

Isso porque elas contam com bilhões de usuários ativos diariamente, que podem ser clientes passando diante da sua vitrine virtual.

Isso tudo sem mencionar as plataformas de anúncios e lojas nativas, como as do Instagram e Facebook, indispensáveis para alavancar vendas e atrair clientes.

9. Tenha uma estratégia de SEO

As melhores estratégias de vendas online são aquelas que usam o SEO como ponto de partida.

Afinal, não seria possível vender bem pela web sem leads qualificados e, para isso, é preciso atrair as pessoas certas, ou seja, gerar tráfego.

É isso que a otimização para motores de busca faz, por meio da utilização de palavras-chave nos conteúdos, entre outras técnicas.

10. Mantenha uma relação de ganhos mútuos

Seja qual for a sua estratégia, o cliente precisa perceber que, ao comprar com você, ele também está ganhando alguma coisa.

Portanto, ao conceder descontos ou fazer uma liquidação, faça de verdade, evitando práticas obscuras para mascarar produtos com defeito ou fazer venda casada (o que é proibido, inclusive).

11. Crie uma persona (ou mais de uma)

A definição de um nicho tem a ver com a criação de uma persona, um personagem fictício construído a partir do perfil do cliente ideal.

Esse exercício vai dar uma imagem bem mais clara sobre com quem você está falando.

12. Não deixe de fazer follow-up

Ao enviar mensagens de e-mail marketing ou responder contatos via redes sociais, procure sempre saber depois de alguns dias se o cliente conseguiu resolver o seu problema.

Esse acompanhamento ajuda sua marca a ficar na lembrança do cliente, o que aumenta suas chances de ser preferido na hora em que ele decidir comprar.

13. Invista em mídia paga

Vale apostar também em anúncios pagos, veiculados em plataformas como Google Adwords, Facebook e Instagram Ads.

Além de ajudar a promover seus produtos, eles são fundamentais para gerar tráfego e audiência qualificada.

14. Antecipe as objeções

Também vale registrar as objeções mais comuns apresentadas pelas pessoas para que seus times de marketing e de vendas trabalhem em cima delas.

Assim, você saberá como contorná-las antes mesmo que o cliente em potencial pense nelas, o que é ainda uma forma de surpreendê-lo positivamente.

15. Integre marketing e vendas 

Não são poucas as empresas em que marketing e vendas se misturam ou não têm rotinas bem estabelecidas e específicas.

Para evitar esse erro, não deixe de definir os papéis de cada um em seu processo de vendas, começando pela geração de leads qualificados até as ações do time de vendas no momento da conversão.

Pegaki é sua parceira para otimizar na hora de entregar

Com tantas estratégias de vendas online disponíveis, fica apenas uma questão: como facilitar a entrega dos produtos?

Uma maneira de fazer isso é recorrer aos pick up points da Pegaki, que estão espalhados em pontos estratégicos do país.

Seja qual for o seu desafio para fazer entregas e otimizar logística, nós temos a solução.

Conheça nossa proposta e saiba de que maneira fornecemos tecnologia para pontos de coleta e para ajudar o seu e-commerce a vender mais e melhor.

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