A hora é agora para quem quer ganhar dinheiro com vendas online.
Durante o ano de 2021, o comércio virtual faturou mais até do que os shoppings centers em nosso país.
Segundo o site E-commerce Brasil, enquanto as lojas online faturaram um total de R$ 260 bilhões, os lojistas localizados nos shoppings somaram um faturamento de R$ 190 bilhões.
Neste texto, vamos falar sobre como começar bem nesse segmento que não para de crescer.
Já pensou em ganhar dinheiro com vendas?
Na comparação com o varejo tradicional, o comércio eletrônico apresenta vantagens bastante consideráveis.
Uma delas é a possibilidade de explorar a economia de escala, na qual o crescimento de um negócio não implica necessariamente em investimentos tão pesados.
Logo, se você tem pensado em aproveitar as inúmeras possibilidades do comércio virtual, pode ter certeza de que não faltarão oportunidades.
Por se tratar de um segmento em expansão, porém, a quantidade de concorrentes é proporcional às chances de obter altos lucros.
Por isso, é fundamental se preparar bem antes de abrir um negócio, a começar pela escolha do canal de vendas mais adequado.
Qual canal de vendas online dá mais dinheiro?
Bons resultados não surgem por acaso.
Para vender bem online, você precisa antes definir criteriosamente qual o canal se alinha aos seus objetivos e o tipo de nicho que pretende explorar.
Nesse aspecto, dois deles são mais indicados para quem está engatinhando no segmento de e-commerce: as lojas virtuais e os marketplaces.
Ambos apresentam seus pontos fortes e vulnerabilidades, portanto, é preciso bastante atenção para escolher aquele que se ajusta melhor às suas necessidades e limitações.
Loja virtual
Abrir uma loja virtual traz como vantagem a maior liberdade de escolha.
Como é um empreendimento totalmente seu, você pode definir do jeito que quiser a aparência, layout, cores, logotipos e disposição dos produtos na loja, entre outros aspectos.
Contudo, a liberdade sempre tem um preço, que, nesse caso, são os custos mais elevados com hospedagem e com os profissionais para manter o negócio.
Marketplace
O site E-commerce Brasil destaca também o crescimento dos marketplaces no ano de 2021, quando somaram 78% de todas as vendas no comércio eletrônico.
É como se oito a cada dez vendas online no Brasil tivessem acontecido somente por essa modalidade.
Nela, o lojista cadastra seu ponto de venda dentro de uma plataforma administrada por uma grande rede varejista.
Dessa forma, ele pode usufruir do imenso volume de tráfego que essas plataformas registram, poupando recursos que seriam investidos para divulgar a nova marca, entre outros custos.
Como ganhar dinheiro com vendas online: 6 dicas
Seja em um marketplace ou em uma loja própria, existem estratégias que não podem ser deixadas de lado para vender bem.
Lembre-se que o crescimento do comércio virtual é acompanhado do acirramento da concorrência.
Então, quem não estiver preparado, vai ficar para trás.
Nesse sentido, cabe destacar uma pesquisa (em inglês) feita no Reino Unido, que constatou que 90% das lojas online fecham em um período de 120 dias após o início das atividades.
Para não ter esse mesmo destino, é fundamental investir em conhecimento e ter um planejamento que dê conta de antecipar os riscos, como em todo negócio que começa.
O primeiro passo nesse aspecto é se familiarizar ao máximo com as soluções que você pretende oferecer, como veremos a seguir em seis dicas.
1. Conheça seus produtos
As relações de consumo na internet são pautadas pelos princípios do “omnishopper”, o cliente que compra online e utiliza múltiplos canais para se relacionar.
O comportamento desse tipo de consumidor se caracteriza pelo alto nível de exigência em relação aos produtos e, principalmente, em relação ao atendimento.
Portanto, para vender bem, é preciso estar preparado para atender esse cliente ávido por informação e que não perdoa o lojista que não se mostra preparado.
2. Aproveite as facilidades dos marketplaces
Por mais que o comércio eletrônico esteja em alta, ainda assim ele é um negócio e, como tal, apresenta muitos riscos e obstáculos na fase inicial.
Nesse sentido, os marketplaces são uma ótima solução para quem começa porque, neles, o lojista conta com uma infraestrutura pronta e um site com tráfego consolidado.
Muitas plataformas oferecem até mesmo recursos de marketing digital que podem ser utilizados por pessoas que não têm conhecimento nenhum sobre o assunto.
Isso sem contar que alguns marketplaces dispõem de uma boa infraestrutura de entregas e logística, fundamental para quem não tem experiência com o envio de mercadorias.
3. Tenha uma estratégia de vendas
Não adianta abrir uma loja virtual e simplesmente esperar os clientes aparecerem.
Para gerar tráfego e conversões, você precisará de uma estratégia que contemple ações no sentido de atrair consumidores.
A melhor solução nesse aspecto é o marketing digital, seja pela publicação de conteúdos úteis ou pela veiculação de anúncios em plataformas pagas.
Aliás, os próprios marketplaces contam com esse tipo de solução, permitindo aos seus lojistas anunciarem com banners em posições de destaque na home de seus sites.
4. Conte com um planejamento
Quanto você projeta vender nos seis primeiros meses após aberta sua loja?
Qual o perfil de público que você pretende alcançar?
Essas são algumas das questões que precisam ser respondidas previamente e, para isso, nada melhor do que um plano de negócios minucioso.
5. Conheça seus concorrentes
Outra questão que precisa ser respondida é quem são os concorrentes que lutam pela mesma fatia de mercado que a sua loja.
Não deixe de fazer uma busca na internet com as palavras-chave que levam ao seu negócio, para saber com quem você estará disputando espaço.
6. Use pontos de coleta
Quem vende pela web precisa entregar rápido e com o menor custo possível.
Para isso, uma solução barata e eficaz é o sistema de pontos de coleta, no qual estabelecimentos comerciais já existentes funcionam como distribuidores dos seus produtos.
É uma facilidade que pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.
Foque nas vendas que a Pegaki auxilia na entrega
Como falamos no último tópico, o sistema de pontos de coleta pode revolucionar as suas vendas.
Ele permite que os estabelecimentos se cadastrem em uma plataforma que faz as conexões entre eles, o e-commerce (você), as transportadoras e o cliente final.
Assim, é possível ganhar dinheiro com vendas online, sem que isso implique em altos custos com logística inerentes às operações tradicionais de delivery.
A Pegaki é a sua parceira nesta jornada, com pontos de coleta em todo o Brasil, para que você só se preocupe em vender cada vez mais e melhor.
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