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Como atrair clientes para loja: as 10 melhores dicas

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Saber como atrair clientes para loja é uma arte, principalmente se considerarmos as recentes limitações de circulação por conta da pandemia de coronavírus.

Por isso, mais do que nunca, é fundamental manter uma postura estratégica, até porque ninguém pode se dar ao luxo de arriscar com a economia ainda em recessão.

O lado bom dessa história é que, com medidas testadas e aprovadas, você também pode fazer com que as pessoas se sintam atraídas pelo seu ponto de venda.

Como veremos neste conteúdo, algumas delas têm custo zero para o seu negócio. 

Sem gastar nada, você pode incrementar seus lucros e, de quebra, conquistar novos públicos.

Avance na leitura e saiba como colocar em prática!

Como atrair clientes para loja: 10 dicas

Engana-se quem pensa que o comércio eletrônico desbancou o varejo físico. 

Na verdade, hoje, eles estão cada vez mais interligados. 

A razão disso é a ascensão do consumidor omnichannel, que se caracteriza pela relação tanto presencial quanto virtual com suas marcas preferidas.

Afinal, como bem destaca um artigo da Forbes sobre tendências para o varejo em 2021, hoje, o “offline é online e o online é offline”.

No mesmo artigo, o autor Bernard Marr cita como exemplo dessa integração a marca de cosméticos Sephora. 

Ela disponibiliza para suas equipes de vendas nas lojas físicas dados de seus clientes coletados online para prestar um atendimento sob medida. 

A partir disso, a marca consegue não só oferecer experiências ao gosto de cada um, como teve redução de 20% em seus custos com marketing.

Mesmo pequenos lojistas podem ter esse tipo de resultado.

Descubra, então, como atrair clientes para a loja e incrementar as vendas.

1. Capriche na vitrine

Para lojas físicas, a vitrine é o primeiro ponto de contato do consumidor com os produtos à venda.

Nesse caso, a primeira impressão é a que fica, com certeza. 

Uma vitrine sem vida, sem cores e com itens mal posicionados não só deixa de atrair como pode até afastar as pessoas de uma loja.

É preciso dedicar máxima atenção a esse elemento indispensável do ponto de venda, já que ele funciona como um “imã”.

Procure dispor as mercadorias em posições mais visíveis, destacando aquelas que estejam em promoção.

Faça arranjos coloridos, sempre levando em consideração a psicologia das cores e a forma como elas se complementam.

2. Use o marketing sensorial 

Embora o apelo visual seja muito importante, ele não é o único a ser trabalhado.

Afinal, nada pior para a reputação de uma loja do que um ambiente malcheiroso ou barulhento.

Da mesma forma, um ponto de venda não se torna inesquecível sem um aroma marcante ou uma música agradável tocando em um volume confortável aos ouvidos.

Essas estratégias fazem parte do chamado marketing sensorial.

Com ele, clientes são atraídos por outros elementos que os façam se sentir com vontade de permanecer na loja.

Mas, antes de investir nessa ideia, é fundamental que você conheça os gostos do seu público-alvo. 

Faça testes com pequenos grupos selecionados ou, se preferir, lance pesquisas para saber que tipo de cheiros e sons mais agradam.

3. Invista no relacionamento 

Uma boa experiência de compra tem tudo a ver com a relação que sua loja mantém com o cliente.

Nesse sentido, o marketing de relacionamento é o meio pelo qual as marcas deixam a “chama acesa”, fazendo com que a base de consumidores esteja sempre ativa.

Para isso, use os canais digitais para se comunicar com seus compradores, além de obter deles feedbacks e dados valiosos para embasar decisões.

Pelo e-mail marketing, por exemplo, você pode tirar insights a partir de indicadores como taxa de abertura e de cliques.

No offline, até a tradicional caixa de sugestões pode ser usada.

Além dela, vale apostar na ligação telefônica para que o cliente se sinta ainda mais importante.

O SMS também é válido, embora tenha um custo mais alto. 

4. Crie verdadeiras experiências de compra 

O cliente omnichannel sabe que a competição entre os pontos de vendas é feroz, com cada um deles buscando formas de superar as lojas concorrentes.

Por esse motivo, os lojistas mais antenados estão buscando não apenas oferecer preços melhores, como experiências memoráveis.

Isso não quer dizer que o cliente tenha que se sentir na Disney ao entrar em sua loja.

Na verdade, uma boa experiência de compra é aquela em que o consumidor fica com a impressão de que tudo saiu perfeito, do início ao fim.

Além disso, você pode também lançar iniciativas que o deixem com a melhor impressão e que saia encantado com sua loja depois de uma compra.

Pequenos mimos, como brindes, embalagens personalizadas e, claro, aquele atendimento simpático (mas sem forçar intimidade), podem fazer a diferença.

5. Cuidar do pós-venda 

Pode não parecer uma dica sobre como atrair clientes para loja, mas não se engane.

Para certos tipos de produto com valor agregado mais alto, o pós-venda é essencial.

As montadoras de carros sabem disso e procuram investir em serviços nessa etapa do processo comercial para manter suas respectivas bases de clientes.

Se você vende eletrônicos, celulares ou eletrodomésticos, não deixe de investir nesse tipo de serviço, oferecendo suporte e atendimento para seus clientes depois da compra.

Um bom pós-venda aumenta o marketing boca a boca sobre a sua empresa.

E as menções positivas despertam a atenção e atraem consumidores.

6. Use a boa e velha promoção 

Quem não gosta de sentir que pagou menos para levar mais? 

Essa é a ideia por trás de ações promocionais como liquidações e queimas de estoque.

No entanto, antes de aplicar essa estratégia, não deixe de calcular os impactos que ela deve gerar na sua margem de lucro.

Também faça o cálculo relativo aos impostos, já que suas notas fiscais deverão informar eventuais descontos oferecidos.

Tem dúvidas sobre como fazer? O contador é seu melhor parceiro nessa hora.

7. Desenvolva programas de fidelização 

Outra estratégia sempre válida para atrair clientes é a fidelização por meio de ações específicas.

Um exemplo disso está nas cartelas.

Sabe como funciona?

A cada compra, o cliente recebe um carimbo ou selo para trocar por outras mercadorias ou descontos em novas aquisições. 

8. Estabeleça parcerias 

Parcerias são ótimas para atrair clientes e, muitas vezes, só dependem da sua criatividade.

Quer um exemplo?

Imagine que você é proprietário de uma loja de autopeças no centro de São Paulo.

Uma boa ideia é firmar parcerias com postos de combustível da região, com benefícios mútuos.

Nesse caso, você pode oferecer descontos para clientes dos postos conveniados, desde que eles apresentem a nota fiscal dos serviços prestados.

9. Treine seus vendedores 

Anote aí: não há como atrair clientes para loja se você não estiver preparado.

Nada pior para a experiência do consumidor do que ser atendido por um vendedor mau humorado ou que não tenha respostas seguras, não é mesmo?

Sendo assim, procure sempre manter sua equipe treinada e pronta para dar respostas na ponta da língua, sem nunca deixar de lado a cortesia e a simpatia.

10. Seja um ponto de retirada 

O sistema de pick up points, ou ponto de retirada de mercadorias, vem sendo amplamente utilizado nos Estados Unidos e Europa, com excelentes resultados para todas as partes.

De acordo com o instituto Ipsos, o sistema fez com que as lojas americanas aumentassem o volume de vendas em 78%, mesmo na pandemia de coronavírus.

Já um levantamento publicado na Forbes revela que 68% das pessoas já preferem comprar pelo click and collect, ou seja, escolhendo online para retirar em um ponto de coleta.

Sendo assim, essa é uma estratégia que você pode e deve aproveitar para atrair mais clientes com potencial de compra.

Por que chamar clientes para loja

Um fluxo maior de clientes não garante vendas, mas elas não acontecem sem pessoas presentes na loja, concorda?

Dessa forma, quanto mais estratégias você aproveitar para atrair as pessoas certas, mais chances de vender você terá.

Isso vale até mesmo para locais com grande fluxo de pessoas.

Afinal, estar em regiões movimentadas nem sempre é garantia de movimento em uma loja.

Frases de marketing para atrair clientes

Nada como um bom jogo de palavras para fazer com que as pessoas se sintam atraídas a comprar seus produtos, não é mesmo? 

Veja abaixo algumas sugestões.

  • “Este produto/serviço foi desenvolvido depois de muitas pesquisas”
  • “Ao comprar o produto/serviço, você recebe também o produto/serviço 100% grátis”
  • “Veja os resultados que o nosso cliente obteve depois de usar nosso produto/serviço!”
  • “Nosso produto/serviço é exclusivo e só estão disponíveis até XXXXXX”
  • “Caso você decida comprar hoje, consigo um desconto de XX%”
  • “Para os primeiros XX clientes, desconto de XX%”
  • “O desconto só vale até amanhã”
  • “Devolveremos o seu dinheiro em XX dias se você não ficar totalmente satisfeito”
  • “O preço desse produto/serviço está abaixo do valor de mercado, considerando as vantagens que oferece”

Como a Pegaki ajuda você a conquistar clientes

Agora que você entendeu como atrair clientes para loja, resta destacar que outras vantagens você tem em se tornar um pick up point.

Afinal, ser um ponto de retirada e coleta é também uma excelente forma de incrementar os lucros, já que esse é um serviço remunerado. 

Você recebe por encomenda entregue e, dependendo do volume acumulado, pode ter uma renda considerável no fim do mês.

Para isso, você precisará se cadastrar em uma plataforma dedicada a esse tipo de intermediação.

Essa é a proposta da Pegaki, ser o canal que liga você a empresas de e-commerce, transportadoras e o cliente final.

Seja um ponto Pegaki e aproveite as vantagens em ser um ponto de retirada!

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