Já pensou em fazer ações de marketing em sua loja?
Se com a sua atual forma de divulgação, você não está atingindo os resultados esperados, saiba que não está sozinho nessa jornada.
Afinal, conquistar clientes e vender mais são as principais dificuldades de empresas como a sua no Brasil, segundo o Sebrae.
É para ajudar o seu negócio a atingir essas duas metas que apresentamos este artigo.
Se você quer crescer ou está crescendo e quer aproveitar o embalo para multiplicar os números, implementar ou reforçar ações de marketing é uma ótima estratégia.
Temos dicas valiosas para que seus esforços na condução do negócio sejam sempre recompensados.
Neste artigo, vamos ver como fazer marketing de forma simples, mas eficiente.
Confira!
A importância das ações de marketing para pequenos lojistas
Você conhece lojistas adeptos do “marketing da oração”?
Não, isso não tem nada a ver com religião.
É apenas uma brincadeira para designar aquela atitude de não fazer nada em termos de divulgação e esperar que os clientes simplesmente caiam do céu.
Ter fé é importante para muitos brasileiros, mas mesmo os mais fervorosos vão concordar que o dono do negócio precisa fazer a sua parte, não é mesmo?
Para não depender de uma intervenção divina na conquista de clientes, há muitas ações a serem desenvolvidas.
Uma delas é investir em marketing, tanto no ambiente digital quanto no analógico.
Talvez você esteja pensando que esse tipo de investimento é um luxo reservado às marcas famosas e lojas grandes.
Negativo.
Muitas ações de marketing são viáveis para estabelecimentos de qualquer porte.
Há muitos benefícios em arcar com esse custo, que pode não ser tão alto quanto você imagina.
Vantagens do marketing para pequenos negócios
Nossa sugestão é para que você se concentre na relação custo-benefício das ações de marketing.
O investimento necessário para começar pode ser bem acessível.
O retorno vai depender de uma boa estratégia e da implementação consciente de algumas medidas simples.
Vamos ver algumas vantagens diretas e indiretas de investir em ações de marketing para o seu negócio.
Promove sua marca
Um primeiro desafio para pequenas e médias empresas é fazer com que a sua marca se torne conhecida, seja em âmbito local, regional, nacional ou mesmo internacional, pela internet.
As ações de marketing podem ajudar a percorrer uma boa parte desse caminho, pois ajudam seu negócio a ganhar notoriedade e prestígio.
Afinal, como diz o ditado popular, “quem não é visto não é lembrado”.
Aumenta a participação no mercado
Imagine que sua loja e todos os concorrentes, somados, atendem por mês cerca de mil pessoas na sua região.
Nesse cenário, sua loja detém 10% desse mercado, recebendo algo em torno de 100 clientes mensalmente.
Ao fazer o cálculo, você percebe que essa fatia poderia ficar bem maior.
Quanto mais conhecido for o negócio, maior a probabilidade de isso começar a acontecer.
E para isso, nada melhor que investir em ações de marketing.
Gera vendas recorrentes
Tão importante quanto conquistar novos clientes é fidelizar os que já conhecem seus produtos ou serviços.
Segundo a máxima de Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, reter um cliente custa de cinco a sete vezes menos do que atrair um novo.
Pois as ações de marketing servem também como uma poderosa ferramenta para que os consumidores sejam cada vez mais recorrentes.
Um exemplo disso são os recursos de remarketing do Google e do Facebook, em que campanhas são exibidas só para quem já foi impactado pelos anúncios anteriormente.
Provoca a publicidade espontânea
Uma vez que sua empresa ganha notoriedade e atende ou supera as expectativas dos clientes, ela passa a ser assunto para eles.
Um cliente acaba chamando o outro sem você precisar se envolver.
Essa publicidade boca a boca, apesar de espontânea, é causada pelos seus esforços prévios em ações de marketing.
Mais previsibilidade
Não seria ótimo se você soubesse quanto vai faturar a cada mês?
Essa é uma vantagem e tanto, se considerarmos as dificuldades que as pequenas e médias empresas enfrentam no início.
Fica muito mais fácil mensurar as vendas quando o investimento em marketing é constante.
Quanto custa investir em marketing?
Se você está animado com as possibilidades levantadas até aqui, então prepare-se: vai ficar ainda melhor.
Afinal, algumas ações de marketing são viáveis e geram bons resultados mesmo com investimentos pequenos.
Quanto você tem para investir em marketing mensalmente hoje? R$ 100? R$ 500? R$ 1 mil? R$ 10 mil?
Cada empresa tem suas possibilidades, limitações e objetivos, mas esses valores podem ser suficientes para começar a investir em ações de marketing agora mesmo.
8 ações de marketing para aumentar as vendas
Tudo vai depender de uma estratégia adequada, do canal escolhido e de bastante trabalho para atender às expectativas.
Vale destacar que investimento em marketing é algo que deve ser monitorado para que eventuais falhas sejam corrigidas ao longo do caminho.
A seguir, vamos conhecer 8 ações e como elas podem ajudar seu negócio a crescer.
1. Redes sociais
Os brasileiros passam em média 3 horas e meia por dia navegando nas redes sociais, segundo o DataReportal, empresa especializada em pesquisas sobre comportamento online.
Só o Facebook conta com mais de 130 milhões de usuários ativos no Brasil.
Uma tremenda audiência como essa não pode ser desperdiçada, concorda?
Sendo assim, vale apostar em publicações e anúncios nas principais redes sociais como uma de suas ações de marketing.
2. Otimização para o Google
Você já ouviu falar de otimização para motores de busca?
Também conhecido pela sigla SEO, diz respeito às iniciativas adotadas para fazer com que um site apareça nas primeiras posições do Google e outros buscadores.
Uma das formas de se fazer isso é publicar textos em um blog com palavras-chave estratégicas para que as pessoas encontrem seu site mesmo sem querer.
Digamos, por exemplo, que você tem um minimercado no bairro do Tatuapé, em São Paulo.
Se você tiver um site otimizado para o termo “minimercado no Tatuapé”, ele vai aparecer nas primeiras posições para uma busca como essa, à frente de outros sites.
3. Influenciadores digitais
O termo “digital influencer” se refere a pessoas que, por suas atividades ou notoriedade, são imitadas por uma quantidade considerável de fãs nas redes sociais.
Isso se aplica principalmente aos padrões de consumo.
Se um influenciador digital publica um vídeo contando como foi sua experiência com um produto ou serviço, é certo que grande parte do seu público vai querer conhecê-lo.
Entrar em contato com um influenciador do seu nicho de negócio é uma boa opção de ação de marketing para ganhar mais visibilidade e, claro, aumentar as vendas.
4. Vitrinização
De acordo com o Sebrae, a vitrine é responsável por 80% das vendas de uma loja.
Por isso, essa é uma ação de marketing offline que você não pode jamais deixar de aproveitar.
Para fazer sucesso com uma vitrine, procure ser criativo, dialogando com o seu público por meio das mercadorias expostas.
Vale investir em cores, texturas e até na música ambiente para torná-la ainda mais atrativa.
5. Visual merchandising
Outra ação de marketing offline a não perder de vista é investir em visual merchandising.
É por essa vertente do marketing que uma loja procura exibir seus produtos de maneira que se tornem desejados pelos seus clientes.
Tal como na montagem da vitrine, aqui o segredo do sucesso está na criatividade, disposição das mercadorias e o ambiente da loja.
Isso sem esquecer dos espaços de circulação, que devem ao mesmo tempo dar liberdade de movimentos e fazer com que as pessoas sempre tenham seus produtos em vista.
6. Placas promocionais
Uma terceira ação offline que você pode aproveitar é a instalação de placas de promoção em pontos estratégicos.
Pode não ser algo novo, mas essa continua sendo uma iniciativa válida e que pode aumentar o fluxo de clientes em sua loja.
Para que suas placas deem o retorno esperado, procure posicioná-las em locais de grande circulação de pessoas e que estejam no caminho para o seu negócio.
7. Anúncios no Google
Quem vende online ou tem um site para a sua loja física não pode abrir mão do potencial dos anúncios no Google.
Eles são muito importantes, especialmente para negócios que estão começando e que ainda não têm um público formado.
Esses anúncios são divididos em duas redes.
Uma é a de pesquisa, na qual suas campanhas aparecem com os resultados das buscas feitas no Google.
Outra é a de display, em que os anúncios são exibidos em banners da rede Adsense, posicionados dentro dos sites.
8. WhatsApp Business
De acordo com o Sebrae, o WhatsApp Business é hoje utilizado por 72% das pequenas e médias empresas no Brasil.
Fica difícil não aderir a essa ferramenta quando tantos negócios já estão tirando proveito de suas funções.
Com a recente inclusão do WhatsApp Pay, o que era bom ficou ainda melhor.
O WhatsApp Business é hoje uma plataforma completa para se fazer negócios.
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