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B2W marketplace: como vender em Americanas, Shoptime e Submarino

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A B2W marketplace é uma opção a ser considerada por todos os empreendedores que pretendem lucrar com o comércio online.

Um bom motivo para isso é o crescimento do setor de e-commerce no Brasil que, no 1º semestre de 2021, atingiu faturamento recorde de R$ 53 bilhões.

Você também pode surfar nessa onda e uma maneira segura de fazer isso é aderindo a um dos maiores marketplaces do mundo.

Continue por aqui e saiba como dar os primeiros passos em direção ao sucesso.

O que é a B2W Marketplace?

Fundada em 2006, a B2W Marketplace é resultado da fusão entre as Lojas Americanas (sócia majoritária, com 60% do capital), Shoptime e Submarino.

Segundo o portal Webretailer, ela é hoje o 21º maior marketplace do mundo, registrando mais de 1 bilhão de acessos mensais, se contarmos os três sites somados.

Como todo marketplace, sua finalidade é servir como vitrine para lojistas virtuais, que podem começar a vender uma grande variedade de produtos depois de se cadastrar.

Conheça a seguir um pouco mais de cada uma das marcas que compõem esse grande shopping online.

Americanas marketplace

Marca detentora da maior parte dos direitos sobre a B2W Marketplace, as Lojas Americanas (ou só Americanas) são uma tradicional rede varejista fundada em Niterói em 1929.

O nome não é por acaso: embora nascida no estado do Rio de Janeiro, a Americanas foi fundada pelos norte-americanos Glen Matson, John Lee, Batson Borger e James Marshall, mais o austríaco Max Landesmann.

Shoptime marketplace

Já a trajetória do Shoptime começa na TV em 1995, o que lhe rendeu o posto de canal pioneiro em compras por esse meio de comunicação na América Latina.

Sua entrada no e-commerce aconteceria em 1997, quando passaria a operar com um site próprio até a fusão com o B2W em 2006.

Nele, podem ser encontrados produtos de marcas exclusivas da Shoptime:

  • Fun Kitchen (eletroportáteis)
  • Casa & Conforto (cama, mesa e banho)
  • Life Zone (esporte e lazer)
  • La Cuisine (utilidades domésticas).

Submarino marketplace

Diferentemente das suas duas parceiras, o Submarino foi fundado em 1999 originalmente como um site.

No início, vendia livros, CDs e brinquedos, mas rapidamente expandiu a atuação, passando a comercializar, em 2003, mais de 700 mil itens diferentes.

Como funciona a B2W Marketplace?

Para começar a vender na B2W, o lojista pode se cadastrar de três formas:

  • Loja virtual, na qual pode oferecer uma ampla gama de produtos
  • Mercado, em que o foco são produtos perecíveis do varejo
  • Restaurante, vendendo refeições via delivery.

Pelo site das Americanas, o lojista faz um cadastro, informando seus dados pessoais e os do negócio.

Em seguida, basta selecionar o ramo de atuação e escolher os produtos que serão disponibilizados. 

Tudo muito rápido e sem burocracia.

B2W Marketplace vale a pena? 8 vantagens

Uma série de vantagens está à disposição de quem se cadastra na B2W Marketplace.

Veja na sequência 8 delas:

1. Mais escalável

Negócio escalável é aquele em que a empresa cresce a altas taxas sem que isso signifique investimentos elevados.

Para quem está dando os primeiros passos, a maior dificuldade é ganhar tração sem aportes, principalmente por não ter uma marca reconhecida.

Em um marketplace como o B2W, esse problema deixa de existir. Nele, o lojista terá seus produtos chancelados por uma marca com grande penetração, podendo assim crescer de forma escalável em pouco tempo.

2. Exige pouco investimento

Outra dificuldade para quem está começando é reunir o capital inicial necessário para dar conta das despesas do negócio em seus primeiros meses.

A verdade é que são raros os pequenos e microempresários que conseguem sustentar um negócio sem dar lucro ao longo de períodos mais prolongados.

Esse é mais um obstáculo removido ao optar pelo modelo de marketplace, já que não é necessário qualquer investimento em infraestrutura, pessoal ou logística para começar.

3. Suporte completo

Como diz a própria Lojas Americanas em seu site, o lojista recebe “soluções completas e descomplicadas de crédito, entrega, logística, publicidade, tecnologia e capacitação”.

É uma tremenda mão na roda para quem não tem tanta experiência com vendas online e precisa de uma força extra para ver o negócio crescer.

4. Permite vendas por atacado

A B2W Marketplace é uma das poucas plataformas do segmento que também dá suporte para quem atua no nicho B2B, em que empresas vendem para outras empresas.

Assim, é possível cadastrar-se com um CNPJ, habilitando-se dessa forma a trabalhar inclusive por atacado.

5. Recebimento à vista (até em vendas a prazo)

Quase toda empresa que vende a prazo cedo ou tarde acaba recorrendo à antecipação de recebíveis como forma de incrementar suas receitas mensais e o ticket médio.

Na B2W, o lojista pode receber na íntegra o valor pelas suas vendas por meio de pagamentos quinzenais.

Ou seja, não importa se o cliente comprar à vista ou a prazo, no fim das contas o recebimento é sempre integral.

6. Treinamento e formação

As pessoas que estão por trás da B2W sabem que nem todos têm conhecimento sobre vendas online, marketing digital e plataformas de e-commerce aprofundados.

Por isso, é oferecido para o lojista um suporte completo em treinamento e formação, por meio da Universidade B2W Marketplace.

Nela, uma ampla estrutura de ensino a distância é oferecida com conteúdos em blog, webinars, eventos, vídeos e até uma incubadora de empresas.

Por esses canais, a B2W ensina desde ações mais básicas, como cadastro de produtos, até as mais avançadas estratégias de vendas para que ninguém fique na mão.

7. Comissões atrativas 

Embora não exija custos para ser aberta, a B2W cobra algumas taxas para mantê-la ativa em sua plataforma.

No entanto, esse custo chega a ser irrisório, até mesmo se a loja não faturar tão bem.

Afinal, é cobrada apenas uma taxa de 16% sobre o valor de cada item vendido, mais uma taxa fixa de R$ 5.

Então, se você vender um produto com preço final de R$ 100, ficará com R$ 79.

Afinal, 16% de R$ 100 dá R$ 16.

Some a isso mais os R$ 5 de taxa fixa e terá um total de R$ 21 de comissão para a B2W.

8. Frete sem custos

Outro ponto bastante favorável é a possibilidade de oferecer frete grátis nas entregas. 

Cabe ressaltar que, segundo uma pesquisa publicada no portal Ecommerce Brasil, 52% das pessoas consideram a gratuidade no frete como fundamental para uma boa experiência de compra.

Na B2W, você pode oferecer esse benefício, desde que:

  • O valor do item vendido esteja acima ou seja igual a R$ 100
  • Os itens sejam expedidos a partir das regiões Sul e Sudeste
  • Tenha a B2W Entrega ou o B2W Fulfillment como parceiras logísticas.

Como fazer cadastro na B2W Marketplace

Não bastassem as muitas vantagens, a B2W conta também com um processo de cadastro extremamente simples.

Primeiramente, é necessário preencher os pré-requisitos exigidos para trabalhar como lojista.

São eles:

  • CNPJ ativo e sem restrições
  • Capital social igual ou superior a R$ 1 mil
  • Emitir nota fiscal do tipo NF-e ou NF-a
  • Conta corrente associada ao CNPJ cadastrado
  • Inscrição no Sintegra, menos para MEI
  • CNAE de varejista.

Uma vez que esses requisitos sejam cumpridos, tudo que o lojista precisa é se cadastrar no site da B2W e informar os dados solicitados, devendo aguardar a aprovação para continuar.

Taxas da B2W Marketplace

Como vimos, as taxas cobradas pela B2W são de 16% sobre o valor da mercadoria, mais uma taxa fixa de R$ 5 por produto vendido.

Ou seja, você só paga se vender.

Como vender no marketplace B2W: 4 dicas

Mesmo com todo o suporte oferecido, a possibilidade de fazer cursos e aprender na própria plataforma B2W, vale observar as boas práticas em e-commerce antes de começar.

Assim, você minimiza os riscos inerentes a qualquer negócio, fazendo com que sua loja virtual dê lucros antes do esperado.

Confira!

1. Use os anúncios pagos

Um dos recursos mais úteis oferecidos pela B2W é a sua plataforma de anúncios nativa, a B2W Ads.

Ela funciona da mesma forma que a do Google, ou seja, seus banners e promoções são veiculados pelo sistema de leilão, em que a exibição depende do lance e da concorrência.

Não deixe de aproveitar mais essa facilidade para alavancar suas vendas e tenha retorno de forma sustentável.

2. Tenha um ERP

Embora a B2W forneça uma infraestrutura ampla, a partir de certo momento do negócio vale considerar a contratação de um sistema ERP.

Sua finalidade é integrar as operações de diferentes setores do negócio, permitindo que suas rotinas contábeis, fiscais e trabalhistas sejam mais facilmente controladas.

3. Otimize as páginas de produtos

Lembre-se que a B2W recebe mais de um bilhão de acessos mensais.

Portanto, para chamar a atenção das pessoas certas, você precisará otimizar suas páginas de produtos com descrições que usem as palavras-chave de interesse para o seu negócio.

4. Invista na logística

Não deixe também de aderir à plataforma de gestão logística do B2W.

Dessa forma, você terá todo o suporte necessário para fazer entregas, ficando responsável somente pela postagem nos Correios e emissão da nota fiscal.

Ou, se preferir, pode adotar a solução de pontos de retirada, como veremos no tópico seguinte.

Como a Pegaki ajuda você em marketplace

Agora que você já sabe como vender na B2W Marketplace, que tal aprender a reduzir os custos com as entregas?

Para isso, você pode contar com a imensa rede de pontos de retirada da Pegaki, potencializando sua capacidade de entrega para todo o Brasil.

Aproveite todas as facilidades que a nossa logística omnichannel traz para vender mais e melhor.

Queremos ser a sua parceira de todas as horas, ajudando a vender mais pelo marketplace da sua escolha.

Conheça nossas soluções e dê um salto de qualidade ao vender produtos pela internet!

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