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Como enviar produtos pelos Correios: passo a passo e dicas

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Para vender online, aprender como enviar produtos pelos Correios é uma etapa importante.

Ao menos até você conhecer as melhores alternativas de entrega, é claro.

Afinal, a empresa pública ainda é a maior responsável pelos serviços de transporte de correspondências e encomendas no Brasil.

Em boa parte, isso acontece porque é a única empresa de transportes com capacidade de entregar em todo o território nacional.

E como você sabe, a logística é uma preocupação muito importante para quem se aventura no promissor mundo do e-commerce.

Para saber mais sobre como otimizar seus custos e prazos, conhecendo a fundo o processo de envio de produtos pelos Correios, a dica é ler este artigo até o fim.

Como enviar produtos pelos Correios em 5 passos

Quando se trata de vender online, uma coisa é certa: todo lojista precisa pensar e agir de forma estratégica.

O volátil consumidor virtual manifesta seu comportamento de compra de diversas formas, tornando impossível aplicar uma única “receita de bolo” ao vender pela web.

Sobre isso, veja alguns insights trazidos por esta pesquisa da Capgemini (em inglês).

Segundo o levantamento, os consumidores que têm crianças em casa valorizam entregas rápidas acima de todas as outras variáveis.

Já as pessoas da Geração Z (nascidos entre 1990 e 2010) preferem produtos “verdes”.

Digamos que você venda brinquedos, por exemplo.

Nesse caso, os dados indicam que quanto mais rápida for a sua entrega, maior será a satisfação do cliente.

A partir desse tipo de informação é que o lojista online poderá pautar suas decisões.

Nesse caso, se os Correios entregam em até cinco dias úteis, e uma transportadora privada em 10, fica claro qual a melhor escolha, certo?

Orientar-se pelos dados antes de decidir é somente a primeira etapa de um processo de vendas bem estruturado.

Na sequência, é necessário conhecer os procedimentos indispensáveis para que um envio seja bem sucedido pelos Correios.

Vamos ver agora como fazer esse processo todo, seguindo os passos abaixo.

  1. Embalar a encomenda
  2. Identificar o pacote
  3. Selecionar o tipo de envio 
  4. Pagar pelo serviço 
  5. Manter contato com o cliente.

Acompanhe os detalhes de cada etapa!

1. Embalar a encomenda

A embalagem é, de certa forma, o “cartão de visitas” de uma marca.

Se o produto estiver mal acondicionado, corre-se o risco de que ele chegue avariado ao consumidor ou seja extraviado no trajeto até o ponto de entrega.

Nesse aspecto, os Correios oferecem muitas alternativas em embalagens para acomodar produtos de diversos tamanhos.

Vale ainda conferir os limites de peso e dimensões estipulados pela empresa, como veremos mais à frente.

Outra informação importante é em relação às opções de envio oferecidas.

No total, são 21 formatos de caixas e dois formatos de envelopes.

No caso das caixas, elas podem ser adquiridas nos seguintes padrões:

  • Pequena (P)
  • Comprida (C)
  • Média (M)
  • Grande (G)
  • Super (S)
  • Hiper (H).

As caixas pequenas são indicadas para envio de produtos como bijuterias e acessórios, ou pendrives e pequenos eletrônicos.

Por sua vez, as caixas mais compridas são indicadas para enviar produtos engarrafados, os grandes servem para notebooks e peças de vestuário, e assim sucessivamente.

2. Identificar o pacote 

De acordo com uma pesquisa da Ebit, 92% dos clientes que têm uma boa experiência de troca tendem a voltar a comprar.

Para que a troca seja possível, é preciso que a encomenda esteja corretamente identificada em relação ao destinatário e ao remetente.

Um detalhe importante no envio de produtos pelos Correios é que eles disponibilizam embalagens etiquetadas com informações sobre devolução.

Essa é uma opção útil quando a encomenda for enviada para lugares mais remotos, nos quais as chances de o destinatário não ser encontrado em casa são maiores.

Outra recomendação importante diz respeito à etiquetagem com código de barras.

Para isso, os Correios recomendam que a impressão seja feita com resolução mínima de 300 dpi, nas configurações “Melhor” ou “Normal”, evitando o modo “Rascunho” ou econômico.

Sobre os dados do remetente, ou seja, os seus, é indispensável mostrar na embalagem os seguintes dados:

  • Nome do lojista ou nome fantasia da loja
  • CEP
  • Nome da cidade e sigla do estado
  • Endereço contendo o logradouro com nome (rua, estrada, etc.), número e, se houver, o complemento. Exemplo: Estrada da Boa Entrega, nº 12, quadra 6, casa 4.

É claro que os mesmos dados acima são requeridos para o destinatário.

3. Selecionar o tipo de envio 

A partir do que vimos sobre rapidez nas entregas, é fundamental considerar os prazos antes de enviar as encomendas.

Lembre-se: há clientes que valorizam mais a agilidade do que o próprio preço, então, todo cuidado ajuda em relação a esse aspecto.

Os Correios garantem entregas em prazos variados, dependendo do tipo de envio que o remetente escolher.

Confira a seguir quais os serviços disponibilizados, seus respectivos prazos e condições para contratação.

PAC

Prático, Acessível e Confiável (PAC) é o serviço de entregas padrão, que cobre todo o território nacional e trata as encomendas como “não prioritárias”.

Os prazos são variáveis nessa modalidade, na qual as entregas podem ser feitas entre 3 e 10 dias úteis.

Tem ainda uma opção interessante que é o PAC Mini, destinado a pequenos objetos, com prazo de entrega de até 12 dias úteis.

Sobre o PAC Mini, vale destacar que esse é um serviço fornecido mediante contrato com os Correios ou via intermediários de frete.

Sedex

Sedex é o serviço de entrega expressa dos Correios, portanto, é o tipo indicado quando a encomenda precisa chegar mais rápido que o normal.

Ela conta com as seguintes modalidades:

  • Sedex 12: entregas em até 12 horas
  • Sedex 10: entregas em até 10 horas
  • Sedex Hoje: entregas no mesmo dia da postagem.

Um detalhe importante sobre os tipos de entrega dos Correios é que, em caso de atraso, o remetente pode ser reembolsado.

O valor fica entre 5% a 15% do total pago, calculado de acordo com o tempo excedente.

4. Pagar pelo serviço

Outro aspecto a considerar na hora da entrega é que os Correios permitem a utilização de embalagens próprias. 

Dependendo do material e dos fornecedores, essa pode ser uma opção mais econômica.

Uma caixa de encomenda 1, por exemplo, custa R$ 7,60.

Não deixe de considerar essa possibilidade, já que, dependendo do endereço do lojista e do destinatário, o valor do frete pode se tornar pouco atrativo.

Como o Brasil é um país continental, os valores cobrados pelos Correios variam bastante, dependendo da distância a ser percorrida, dimensões e peso do produto.

Para saber quanto você vai pagar, use o simulador de frete dos Correios, pelo qual o lojista fica sabendo o custo de cada envio. 

5. Manter contato com o cliente 

Quem já está na ativa no mercado do e-commerce, sabe que o trabalho não acaba quando a encomenda é enviada.

Depois disso, o cliente precisa ser informado sobre a postagem e receber feedback em tempo real, por meio do rastreamento.

Para tanto, basta acessar a área de rastreamento de entregas, na qual o cliente se identifica com seu CPF/CNPJ para saber onde a encomenda se encontra.

Lembre que fidelizar é tão importante quanto atrair e converter.

Por isso, o pós-venda tem um papel essencial, já que é nesse momento que o cliente cria a percepção de que o lojista está realmente preocupado com ele.

Isso sem contar a eventualidade de ter que lidar com uma solicitação de troca ou devolução, uma etapa sempre crítica, na qual a capacidade de atender bem é posta à prova.

Como funciona o envio de produtos pelos Correios?

Tendo em vista que os Correios oferecem cinco tipos diferentes de entregas, é preciso prestar atenção aos limites em termos de volume e peso suportados em cada uma delas:

  • PAC: para clientes com contrato, o limite é de até 1 metro de comprimento e peso máximo de 50 quilos, ou 30 quilos para quem não tem contrato
  • PAC Mini: máximo de 300 gramas, 4 cm de altura, 16 cm de largura e 24 cm de comprimento
  • Sedex (todas as modalidades): máximo de 10 kg e 1 metro de comprimento, até três tentativas de entrega, com envios aos finais de semana e feriados.

Quem pode enviar produtos pelos Correios?

Os Correios aceitam encomendas de pessoas físicas e jurídicas.

No entanto, há uma extensa lista de itens cujo envio é proibido ou restrito.

Confira:

  • Plantas e animais (vivos ou mortos)
  • Produtos tóxicos
  • Armas
  • Produtos radioativos
  • Produtos corrosivos
  • Explosivos
  • Artigos obscenos
  • Cigarros e derivados de tabaco
  • Drogas
  • Inflamáveis
  • Alimentos e produtos perecíveis.

Objetos sujeitos ao pagamento de seguro, como artigos feitos de metais preciosos, só são aceitos com apresentação de Seguro Opcional.

Há ainda produtos que só podem ser enviados mediante contrato de prestação de serviços com os Correios, tais como:

  • Cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal (com exceção da acetona)
  • Bebidas
  • Medicamentos em geral (exceto formol, éter, álcool)
  • Líquidos alimentícios e suplementos
  • Material biológico
  • Tintas e tonner de impressoras
  • Essências
  • Ceras, detergentes, amaciantes e sabão líquido
  • Produtos para manutenção de aquários
  • Tintas para tatuagem
  • Lubrificantes automotivos, exclusivamente pelo modal terrestre.

Como os produtos são embalados para envio pelos Correios?

Independentemente do tipo de envio, os Correios determinam limites em relação às dimensões e peso das encomendas:

  • De 16 a 105 centímetros de comprimento
  • De 11 a 105 centímetros de largura
  • De 2 a 105 centímetros de altura
  • Na soma do comprimento, largura e altura, os produtos não podem ultrapassar 200 centímetros
  • Sedex: permite enviar produtos de até 30 kg
  • Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje: limite de até 10 kg
  • e-Sedex: limite de até 15 kg.

Veja na tabela abaixo as caixas que os Correios disponibilizam aos usuários e as suas respectivas dimensões:

Tipo de caixaDimensões (cm)
Caixa de Encomenda Flex26 x 21 x 1 a 6
Caixa de Encomenda 118 x 13,5 x 9
Caixa de Encomenda 227 x 18 x 9
Caixa de Encomenda 327 x 22,5 x 13,5
Caixa de Encomenda 436 x 27 x 18
Caixa de Encomenda 554 x 36 x 27
Caixa de Encomenda 627 x 27 x 36
Caixa de Encomenda 736 x 28 x 4

Qual o custo para enviar produtos pelos Correios?

Como vimos, o preço de cada envio é calculado pelos Correios levando em conta uma série de fatores.

O principal deles é a localização do remetente e do destinatário, conforme o CEP informado na área de cálculo de frete no site da empresa.

Outro fator que é ponderado é o tipo de encomenda, ou seja, se é PAC, Sedex ou Mala Direta, entre outros.

O formato da embalagem também entra no cálculo.

Nesse caso, os Correios permitem embalagens retangulares ou cilíndricas.

Se o lojista optar pela embalagem dos Correios, poderá escolher um dos modelos listados acima.

A mais em conta custa R$ 7,60 e a mais cara sai a R$ 10,40.

Caso a opção seja por enviar em embalagem própria, deverão ser informadas as suas medidas: altura, largura e comprimento. 

Na simulação que fizemos como exemplo, o envio de uma caixa com 10 cm de altura, 20 cm de largura e 34 cm de comprimento custou R$ 24,80.

Alternativas aos Correios para envio de produtos

Apesar de estarmos falando da opção mais frequente, os Correios não são a única empresa ou modalidade de entrega para quem atua no e-commerce.

Na verdade, existem alternativas até mais interessantes no mercado, principalmente se considerarmos a conveniência para o cliente e os custos envolvidos.

Tudo vai depender da área de abrangência a ser coberta pelas entregas, bem como o tipo de produto.

Aliás, vale ressaltar que os próprios Correios estão aderindo a esses meios alternativos, como os armários inteligentes, dos quais falaremos mais à frente.

Conheça os mais difundidos no mercado brasileiro, suas vantagens e de que forma você pode implementá-los em suas rotinas de entrega. 

Pontos de retirada

A modalidade de entrega por pontos de retirada é a que mais se expande em diversos países e continentes – e motivos para isso não faltam.

Ele é parte do modelo conhecido como Pick Up & Drop Off (PUDO), que já é um sucesso nos Estados Unidos e Europa já há algum tempo.

Com os pontos de retirada, o lojista online envia seus produtos para serem entregues em estabelecimentos comerciais cadastrados em plataformas específicas.

No Brasil, a sua referência número 1 é a Pegaki, líder e pioneira nesse tipo de serviço.

Por meio da nossa tecnologia omnichannel, conectamos o e-commerce às transportadoras e pontos de retirada, permitindo poupar até 70% dos custos com frete.

Clique e retire 

O comportamento de compra do chamado omnishopper é bastante volátil – e exigente.

Ele pode pesquisar por um produto online para comprar em uma loja física ou fazer o caminho inverso.

É preciso atendê-lo com a mesma qualidade e preservando as características da marca, independentemente do canal.

No primeiro caso, a loja oferece a opção de compra pelo sistema de click & collect, ou clique e retire, como é conhecido por aqui.

O cliente faz a compra online, deixando para retirar o produto em uma loja física de sua escolha.

Grandes marcas com lojas próprias, como a Apple, já fazem isso, não só para entregar encomendas como também para coletar produtos em pedidos de trocas e devoluções.

Lockers 

Os lockers, ou armários inteligentes, são outra modalidade para quem precisa expandir sua capacidade de entrega, permitindo reduzir custos em alguns casos.

As entregas são realizadas por meio de armários cuja abertura é feita com códigos exclusivos, enviados no ato da encomenda pelo cliente.

Eles podem ser posicionados em praticamente qualquer lugar, inclusive em via pública.

O mais frequente é que eles se localizem dentro de estabelecimentos comerciais, que podem usá-los para guardar pertences de clientes.

Para o consumidor final, pode ser uma boa alternativa para receber encomendas quando o delivery em domicílio não é uma opção.

Transportadoras 

Apesar de os Correios serem a empresa com maior abrangência em termos de território, o envio por uma de suas modalidades de entrega nem sempre é o mais vantajoso.

É o que acontece, por exemplo, quando remetente e destinatário encontram-se muito próximos.

Considerando esses fatores, uma solução que pode representar mais agilidade é recorrer às transportadoras privadas, desde que o custo-benefício seja o melhor, claro.

Logística própria 

Uma última alternativa é desenvolver uma logística de entregas com veículos e equipamentos próprios.

Sai mais caro, obviamente, mas o lojista ganha em liberdade, deixando de depender de terceiros para fazer suas entregas.

Pode valer a pena para empresas com grande volume de vendas e entregas. 

Conheça os pontos de retirada Pegaki

Saber como enviar produtos pelos Correios é importante, mas como vimos neste artigo, não é a única possibilidade para quem precisa fazer entregas.

Quer uma opção segura e de melhor custo-benefício, levando seus produtos aos clientes da forma que eles preferem?

Então conheça os pontos de coleta e retirada da Pegaki e seja um parceiro! 

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