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As 10 melhores dicas de vendas online para iniciantes

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Boas dicas de vendas para iniciantes podem ser uma grande ajuda na hora de dar os primeiros passos no comércio online.

O desafio é grande mas, com as informações certas, a missão fica menos complicada.

Caso você ainda esteja em dúvida se vale a pena ou não investir em uma loja online, temos alguns dados que indicam o tamanho das oportunidades.

Em 2022, as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões, 5% a mais que o ano anterior, segundo dados da ABComm. 

A projeção para 2023 é de um crescimento ainda maior, com uma expectativa de 9,5%, podendo atingir R$ 186 bilhões até o fim do ano.

É mais uma demonstração da força do e-commerce, que não para de crescer no Brasil.

Dicas de vendas para iniciantes: como ajudam a vender?

Vender não é ofertar produtos para o consumidor a qualquer custo.

Antes de mais nada, é preciso traçar uma estratégia e escolher com critério os melhores canais e soluções para que as vendas sejam sustentáveis, e as receitas, contínuas.

Portanto, quem está começando precisa se informar bem e conhecer técnicas de vendas testadas e aprovadas.

Assim, a loja consegue manter um fluxo de clientes capaz de gerar lucro e, acima de tudo, satisfação para quem compra, por meio de ações planejadas.

10 dicas de vendas para você iniciar faturando alto

Em primeiro lugar, é claro, é preciso oferecer bons produtos.

Só que a concorrência no e-commerce é sempre muito acirrada e, por isso, é preciso arregaçar as mangas e trabalhar para que os clientes apareçam.

Veja a seguir como fazer do jeito certo.

1. Estipule um frete atrativo

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, o valor do frete é decisivo para 14% das pessoas que compram pela internet.

Para oferecer um valor atrativo (ou mesmo frete grátis), é preciso se planejar, já que nesse caso é o lojista quem passa a arcar com esse custo.

Uma maneira de reduzi-lo é investir em estratégias que aumentem o ticket médio, fazendo com que um mesmo cliente compre mais em uma única visita à loja.

2. Cuide do planejamento

Não há negócio que prospere e se mantenha sustentável sem um bom planejamento e estratégia.

Antes mesmo de começar, você pode elaborar um plano de negócios acompanhado de um planejamento de marketing e vendas.

Nessa fase, uma boa dica é montar uma matriz SWOT, na qual você identifica:

  • S (Strengths): suas forças e virtudes
  • W (Weaknesses): as fraquezas e pontos para melhorar
  • O (Opportunities): as oportunidades no mercado
  • T (Threats): as ameaças que vêm de fora.

Mapear estes itens ajuda bastante na hora de planejar.

3. Tenha uma ótima apresentação

Aparência não é tudo, mas é meio caminho andado para fazer uma venda.

Para eletroeletrônicos, móveis ou simples objetos de decoração, o melhor a se fazer é cuidar para que sua vitrine virtual esteja sempre impecável.

Para isso, invista em fotos de alta qualidade, se possível feitas em estúdio ou mesmo em casa, mas em um local preparado para isso.

4. Busque avaliações e comentários positivos

Um estudo do Grupo Consumoteca revela que 80% dos consumidores consideram fundamental que a marca ou produto tenha avaliações positivas de outros compradores antes de tomarem suas decisões.

Por isso é preciso contar sempre com um atendimento pós-venda que seja capaz de encantar e, assim, motivar novos comentários positivos.

5. Precifique com critério

Que o preço dos produtos é um fator decisivo para uma compra online isso você sabe.

Porém, não basta apenas baixar os preços conforme a concorrência, pois assim a loja se arrisca a perder dinheiro.

O ideal é precificar com base nos custos fixos e variáveis, dosando a margem de lucro de maneira que o preço final seja competitivo perante os concorrentes.

6. Crie categorias de itens

A diversificação da prateleira é uma ótima estratégia, mas para que ela funcione, é fundamental que os produtos sejam facilmente localizados pelo cliente ao acessar o site.

Uma maneira de fazer isso é criar abas com categorias de produtos, tais como “eletrônicos”, “cosméticos”, “casa e jardim” e por aí vai.

7. Desenvolva o seu marketing digital

Para atrair os clientes, é preciso que você mostre o que tem e as vantagens do seu produto.

Nesse sentido, o marketing digital tem se mostrado a melhor solução, e você pode desenvolvê-lo em duas frentes.

Em uma, os seus produtos serão promovidos por meio de uma estratégia de SEO (da qual falaremos mais à frente), e na outra, por meio de anúncios pagos em plataformas como o Google Ads.

8. Esteja atento ao pós-venda

Nada pior para a reputação de uma loja do que deixar o cliente com a sensação de que foi abandonado depois de uma compra, quando precisa de alguma assistência.

Além disso, se a loja não busca estreitar o relacionamento depois que fecha negócio, perde a oportunidade de fidelizar, arriscando-se assim a perder um cliente já conquistado para a concorrência.

9. Use técnicas de SEO

A Otimização para Motores de Busca (SEO) é o conjunto de técnicas de marketing digital pela qual um site recebe tráfego por meio de conteúdos contendo palavras-chave estratégicas.

O SEO pode ser empregado tanto em artigos para blogs, como este que você está lendo, quanto em anúncios e, principalmente, nas descrições dos produtos.

10. Faça promoções

Quando se começa uma loja online, um dos desafios é se fazer notar em meio ao mar de opções disponíveis, afinal, o empreendimento ainda não tem uma carteira de clientes formada.

Uma estratégia para atrair pessoas interessadas em seus produtos é fazer promoções, seja concedendo descontos ou até mesmo no bom e velho “leve 3, pague 2”.

Atenção, porém: ao fazer isso, procure sempre calcular os impactos desses descontos na sua margem de lucro.

Fuja destes 7 erros de iniciantes em vendas

O sucesso nas vendas depende do uso das melhores estratégias, mas também de evitar as armadilhas em que todo iniciante está sujeito a cair.

Ou seja, é preciso não apenas conhecer as dicas de vendas para iniciantes, mas, sobretudo, evitar os “pecados capitais” que boa parte costuma cometer.

Destacamos sete deles a seguir:

1. Desconhecer o perfil do cliente

Vender pela web é mais vantajoso por uma série de aspectos.

Talvez o principal deles seja o acesso a dados de navegação que revelam o comportamento do consumidor.

Dessa forma, não aproveitar esses dados por meio de ferramentas como o Google Analytics é uma tremenda bola fora.

2. Não personalizar o atendimento

Ainda que existam protocolos de atendimento e scripts para guiar na hora de solucionar problemas, isso não significa que não haja espaço para o diálogo.

Portanto, além de seguir as boas práticas de atendimento, é preciso acima de tudo conversar com o cliente, de modo a entender suas expectativas.

Em cada contato, procure sempre tratá-lo pelo nome, saudando-o de forma simpática e polida.

Assim, você começa a relação bem e deixa uma boa impressão.

3. Buscar apenas a venda

É normal que, ao começar um negócio online, exista certa ansiedade para realizar as primeiras vendas.

O que não pode é deixar essa ansiedade transparecer para o cliente, de modo que a prioridade deixe de ser os interesses dele para dar lugar à sede por lucro.

4. Não assumir responsabilidades

Outro pecado capital dos mais perigosos é receber um pedido ou uma reclamação e passar a “batata quente” para terceiros.

O seu fornecedor atrasou?

Então procure fazer contato com ele para saber como entregar um novo pedido dentro do prazo, não empurre para o cliente ir atrás disso.

Também não se esqueça de que um pedido de troca ou devolução não faz do cliente seu inimigo.

Nesse momento, procure superar as expectativas dele, concedendo descontos em uma próxima compra ou mesmo oferecendo frete grátis em um futuro pedido.

5. Vender o que não tem

Ao vender pela internet, não é difícil enfeitar demais e cair na tentação de enganar os clientes.

O problema é quando aquele produto que era lindo na internet chega às mãos do consumidor e se mostra muito aquém do esperado.

Por isso, capriche na apresentação, mas de modo que ela não mostre algo que não existe ou que esteja exageradamente enfeitado.

6. Prometer demais

Na mesma linha do tópico anterior, é um erro creditar a um produto capacidades ou funções que ele não tem.

Além de antiético, isso vai contra o Código de Defesa do Consumidor e pode até render uma denúncia por propaganda enganosa.

7. Usar a tática do “atropelo”

A relação entre lojista e cliente deve ser sempre pautada pelo diálogo.

A cada contato, principalmente telefônico, é fundamental dar ao consumidor espaço para se expressar.

Portanto, nada de “atropelar” o cliente enquanto ele fala, já que, além de falta de educação, essa atitude transmite uma mensagem negativa, de que a loja não está interessada em apresentar soluções para os problemas dele.

Acerte nas vendas e nas entregas com a Pegaki

Além das dicas de vendas para iniciantes que você acaba de conhecer, é preciso também cuidar de um elemento essencial para vender bem pela web: as entregas.

Nesse quesito, a Pegaki é a sua melhor alternativa para entregar em todo o Brasil a um custo acessível.

Com a nossa tecnologia, colocamos pontos de entrega à disposição, ampliando a sua capacidade de entrega.

Nesse sistema, um estabelecimento comercial pode ser um distribuidor dos seus produtos, o que é uma vantagem e tanto para quem está começando e não tem uma rede logística estruturada.

Venha para Pegaki, venda mais e prospere no e-commerce!

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