Já que “tempo é dinheiro”, traçar algumas estratégias de vendas rápidas para otimizar esse recurso é o ideal se você trabalha com e-commerce em um marketplace.
É importante levar em conta que a prática comercial, seja qual for a plataforma, requer um bom planejamento e doses generosas de paciência e resiliência.
Portanto, o equilíbrio está em conhecer certos atalhos que podem dar resultado em curto prazo, mas sem precipitação com o quadro geral.
Estratégias de vendas rápidas: qual a importância?
Uma boa estratégia de vendas serve para qualificar o vendedor e, claro, o produto que ele vende.
Vale sempre destacar que hoje o consumidor é omnichannel, ou seja, acostumado a tratar com as marcas em diversas plataformas diferentes.
Isso o torna muito mais atento aos detalhes e exigente no relacionamento.
Vender rápido, portanto, não pode ser sinônimo de precipitação.
É fundamental contar com um conjunto de estratégias que permita vender não só com rapidez, mas de forma sustentável.
Assim, seus clientes não só vão antecipar a decisão de compra como voltarão a comprar em oportunidades futuras.
12 estratégias para fazer vendas rápidas
Qual vendedor não gostaria de acelerar seu ciclo de vendas, não é mesmo?
Para isso, quanto melhor a estratégia, mais curto será o caminho entre a apresentação do seu produto e a decisão de compra por parte do cliente.
Então, o processo de venda não muda tanto, mas sim o tipo de estratégias que você vai aplicar, tendo em vista o objetivo de induzir o cliente a decidir mais rápido.
Confira 12 delas a seguir:
1. Conheça a fundo o que você vende
Vender é, acima de tudo, apresentar soluções para as dores do cliente.
É certo que, quando ele faz contato com você, precisará de informações sobre seus produtos, a fim de tomar uma decisão com segurança.
Logo, quanto mais dados o produto contiver na sua descrição e mais nítidas (e bonitas) forem as imagens dos produtos utilizadas na loja online, mais rápido ele tende a se convencer.
2. Concentre-se nos benefícios do produto
Quando acessa uma loja virtual, o consumidor espera encontrar ali a solução para os seus problemas.
Dessa maneira, é fundamental que seus produtos sejam descritos considerando os benefícios que eles trazem e suas aplicações reais.
Por exemplo: se você vende cera para polimento automotivo, pode descrevê-la a partir de características como composição, facilidade de aplicação e duração depois de aplicada.
3. Precifique com sabedoria
O cliente omnichannel está atento a todos os detalhes, e o preço é talvez o principal deles.
A formação de um preço justo deve ponderar dois fatores: os custos fixos e os variáveis, além dos preços praticados no mercado.
Então, não adianta precificar só observando seus custos se a concorrência está praticando valores mais competitivos.
Também não resolve baixar o preço demais só para superar a concorrência, sacrificando assim sua margem de lucro.
O ideal aqui é ter um equilíbrio, de forma que a margem de lucro seja satisfatória e que permita cobrar preços tão baixos quanto possível.
4. Seja transparente
Nada pior para o consumidor do que sentir que está sendo enganado ou manipulado.
Afinal, como diria a canção de Jorge Ben Jor, “se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem”.
Uma mentira ou um exagero podem até convencer em um primeiro momento, mas cedo ou tarde, a verdade virá à tona.
Quando isso acontece, o prejuízo é incalculável, pois afeta um atributo que não se compra: a credibilidade do seu negócio.
5. Conquiste a confiança do cliente
Tendo em vista que credibilidade não tem preço, é fundamental trabalhar para conquistar rapidamente a confiança do consumidor.
Nesse sentido, a melhor maneira de cativá-lo é mostrando o quanto sua marca é bem avaliada por outros clientes.
Faça isso abrindo um espaço para avaliações em sua loja ou linkando para avaliações em fóruns ou em portais de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui.
6. Tenha flexibilidade
Vender é negociar.
Ter uma estratégia de vendas não significa que você permanecerá irredutível, fechando-se para eventuais tentativas de diálogo com o seu cliente.
Pensando nisso, há lojas que deixam claro em seus sites que cobrem a oferta da concorrência, desde que o cliente apresente alguma comprovação.
A negociação também pode se dar em torno das formas de pagamento ou de entrega.
Nesse último quesito, uma boa alternativa para quem tem loja em um marketplace é o sistema de pontos de coleta.
7. Antecipe-se às objeções
Embora cada consumidor seja diferente, no geral, as objeções que as pessoas apresentam para um mesmo produto são muito parecidas.
Para acelerar o ciclo de vendas, você precisa antecipar essas objeções, de maneira que tenha respostas convincentes e irrefutáveis para todas elas.
O velho empecilho do “não tenho dinheiro”, por exemplo, pode ser solucionado apresentando formas de pagamento alternativas e personalizadas, como o parcelamento no cartão ou boleto.
8. Mostre organização
Uma loja online pode ser tão desorganizada quanto uma física.
Nesse caso, a falta de organização se evidencia em produtos sem descrição, fotos de baixa qualidade ou um checkout que não deixa claro se a venda foi concluída e quais são os próximos passos.
Fuja disso!
9. Conte sempre com um planejamento
Como vimos, acelerar o ciclo de vendas não é o mesmo que deixar de se planejar.
Assim, procure contar com um plano de ação consistente, no qual o seu objetivo de vender mais rápido esteja definido na forma de metas, contando com um cronograma.
10. Desperte o senso de urgência
Os gatilhos mentais são a melhor forma de fazer com que o consumidor decida mais rápido por uma compra.
Entre eles, o da urgência é o mais eficaz, já que desperta no cliente o sentimento de que não pode deixar passar a oportunidade.
Um exemplo disso são enunciados como “últimas unidades” ou “oferta válida somente até o dia tal”.
11. Use um script
Outra boa ideia é contar com um script de vendas, no qual o diálogo com o cliente segue um roteiro e cada vendedor tem descrito previamente aquilo que precisa falar.
Isso vale para contatos telefônicos, por chat online ou mesmo por WhatsApp.
12. Use a criatividade
Apesar da previsibilidade mencionada no tópico anterior, quando conversamos com pessoas, estamos sempre sujeitos a novos rumos ao longo do diálogo.
Então, se necessário, use sua criatividade e bom humor para dar aquele toque pessoal ao seu script de vendas.
Assim, você terá mais chances de convencer, envolver e encantar o cliente.
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Estratégias de vendas rápidas funcionam, mas para colher os frutos disso, você também precisa contar com uma infraestrutura capaz de fazer entregas ágeis.
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