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12 estratégias de vendas rápidas para marketplaces

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estratégias de vendas rápidas

Já que “tempo é dinheiro”, traçar algumas estratégias de vendas rápidas para otimizar esse recurso é o ideal se você trabalha com e-commerce em um marketplace.

É importante levar em conta que a prática comercial, seja qual for a plataforma, requer um bom planejamento e doses generosas de paciência e resiliência.

Portanto, o equilíbrio está em conhecer certos atalhos que podem dar resultado em curto prazo, mas sem precipitação com o quadro geral.

Estratégias de vendas rápidas: qual a importância?

Uma boa estratégia de vendas serve para qualificar o vendedor e, claro, o produto que ele vende.

Vale sempre destacar que hoje o consumidor é omnichannel, ou seja, acostumado a tratar com as marcas em diversas plataformas diferentes.

Isso o torna muito mais atento aos detalhes e exigente no relacionamento.

Vender rápido, portanto, não pode ser sinônimo de precipitação.

É fundamental contar com um conjunto de estratégias que permita vender não só com rapidez, mas de forma sustentável.

Assim, seus clientes não só vão antecipar a decisão de compra como voltarão a comprar em oportunidades futuras.

12 estratégias para fazer vendas rápidas

Qual vendedor não gostaria de acelerar seu ciclo de vendas, não é mesmo?

Para isso, quanto melhor a estratégia, mais curto será o caminho entre a apresentação do seu produto e a decisão de compra por parte do cliente.

Então, o processo de venda não muda tanto, mas sim o tipo de estratégias que você vai aplicar, tendo em vista o objetivo de induzir o cliente a decidir mais rápido.

Confira 12 delas a seguir:

1. Conheça a fundo o que você vende

Vender é, acima de tudo, apresentar soluções para as dores do cliente.

É certo que, quando ele faz contato com você, precisará de informações sobre seus produtos, a fim de tomar uma decisão com segurança.

Logo, quanto mais dados o produto contiver na sua descrição e mais nítidas (e bonitas) forem as imagens dos produtos utilizadas na loja online, mais rápido ele tende a se convencer.

2. Concentre-se nos benefícios do produto

Quando acessa uma loja virtual, o consumidor espera encontrar ali a solução para os seus problemas.

Dessa maneira, é fundamental que seus produtos sejam descritos considerando os benefícios que eles trazem e suas aplicações reais.

Por exemplo: se você vende cera para polimento automotivo, pode descrevê-la a partir de características como composição, facilidade de aplicação e duração depois de aplicada.

3. Precifique com sabedoria

O cliente omnichannel está atento a todos os detalhes, e o preço é talvez o principal deles.

A formação de um preço justo deve ponderar dois fatores: os custos fixos e os variáveis, além dos preços praticados no mercado.

Então, não adianta precificar só observando seus custos se a concorrência está praticando valores mais competitivos.

Também não resolve baixar o preço demais só para superar a concorrência, sacrificando assim sua margem de lucro.

O ideal aqui é ter um equilíbrio, de forma que a margem de lucro seja satisfatória e que permita cobrar preços tão baixos quanto possível.

4. Seja transparente

Nada pior para o consumidor do que sentir que está sendo enganado ou manipulado.

Afinal, como diria a canção de Jorge Ben Jor, “se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem”.

Uma mentira ou um exagero podem até convencer em um primeiro momento, mas cedo ou tarde, a verdade virá à tona.

Quando isso acontece, o prejuízo é incalculável, pois afeta um atributo que não se compra: a credibilidade do seu negócio.

5. Conquiste a confiança do cliente

Tendo em vista que credibilidade não tem preço, é fundamental trabalhar para conquistar rapidamente a confiança do consumidor.

Nesse sentido, a melhor maneira de cativá-lo é mostrando o quanto sua marca é bem avaliada por outros clientes.

Faça isso abrindo um espaço para avaliações em sua loja ou linkando para avaliações em fóruns ou em portais de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui.

6. Tenha flexibilidade

Vender é negociar.

Ter uma estratégia de vendas não significa que você permanecerá irredutível, fechando-se para eventuais tentativas de diálogo com o seu cliente.

Pensando nisso, há lojas que deixam claro em seus sites que cobrem a oferta da concorrência, desde que o cliente apresente alguma comprovação.

A negociação também pode se dar em torno das formas de pagamento ou de entrega.

Nesse último quesito, uma boa alternativa para quem tem loja em um marketplace é o sistema de pontos de coleta.

7. Antecipe-se às objeções

Embora cada consumidor seja diferente, no geral, as objeções que as pessoas apresentam para um mesmo produto são muito parecidas.

Para acelerar o ciclo de vendas, você precisa antecipar essas objeções, de maneira que tenha respostas convincentes e irrefutáveis para todas elas.

O velho empecilho do “não tenho dinheiro”, por exemplo, pode ser solucionado apresentando formas de pagamento alternativas e personalizadas, como o parcelamento no cartão ou boleto.

8. Mostre organização

Uma loja online pode ser tão desorganizada quanto uma física.

Nesse caso, a falta de organização se evidencia em produtos sem descrição, fotos de baixa qualidade ou um checkout que não deixa claro se a venda foi concluída e quais são os próximos passos.

Fuja disso!

9. Conte sempre com um planejamento

Como vimos, acelerar o ciclo de vendas não é o mesmo que deixar de se planejar.

Assim, procure contar com um plano de ação consistente, no qual o seu objetivo de vender mais rápido esteja definido na forma de metas, contando com um cronograma.

10. Desperte o senso de urgência

Os gatilhos mentais são a melhor forma de fazer com que o consumidor decida mais rápido por uma compra.

Entre eles, o da urgência é o mais eficaz, já que desperta no cliente o sentimento de que não pode deixar passar a oportunidade.

Um exemplo disso são enunciados como “últimas unidades” ou “oferta válida somente até o dia tal”.

11. Use um script

Outra boa ideia é contar com um script de vendas, no qual o diálogo com o cliente segue um roteiro e cada vendedor tem descrito previamente aquilo que precisa falar.

Isso vale para contatos telefônicos, por chat online ou mesmo por WhatsApp.

12. Use a criatividade

Apesar da previsibilidade mencionada no tópico anterior, quando conversamos com pessoas, estamos sempre sujeitos a novos rumos ao longo do diálogo.

Então, se necessário, use sua criatividade e bom humor para dar aquele toque pessoal ao seu script de vendas.

Assim, você terá mais chances de convencer, envolver e encantar o cliente.

Faça vendas rápidas que a Pegaki auxilia na entrega

Estratégias de vendas rápidas funcionam, mas para colher os frutos disso, você também precisa contar com uma infraestrutura capaz de fazer entregas ágeis.

A Pegaki é a sua melhor parceira nesse sentido, ajudando a vender mais por meio dos pontos de coleta.

Conheça nossa proposta e venda mais rápido, enquanto amplia sua capacidade de distribuição!

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