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Como ganhar dinheiro nos marketplaces vendendo produtos

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Ganhar dinheiro nos marketplaces parece ser uma ótima pedida, considerando o “boom” recente desse modelo de e-commerce no Brasil. 

O desafio é fazer com que uma loja seja escalável, ou seja, venda de maneira regular, com receitas recorrentes e crescentes.

A dica é investir em conhecimento, especialmente em relação às estratégias e técnicas de vendas.

Avance na leitura deste texto e descubra como aproveitar as oportunidades que se abrem para quem tem uma loja nesse tipo de plataforma. 

Como ganhar dinheiro nos marketplaces

Embora seja um mercado em franca expansão, o segmento de marketplaces não é um “oceano azul”.

Nele, você vai encontrar concorrentes experientes e preparados, que contam com estratégias de vendas de comprovada eficácia.

Então, uma boa performance nesse cenário tão competitivo depende do quanto você conhece o terreno em que está pisando. 

Escolha um nicho de produtos

Para vender bem, é fundamental não vender “qualquer coisa”.

Antes de abrir uma loja, você precisa definir um nicho de atuação com o qual tenha afinidade e que seja viável economicamente.

Uma forma de descobrir produtos que têm bastante saída é consultar as buscas mais populares no Mercado Livre, uma lista dinâmica em que estão os produtos mais procurados no motor de busca do maior marketplace do Brasil.

Não deixe de investir em estoque

Ainda que os marketplaces disponibilizem catálogos de produtos próprios, em certos casos, o lojista terá que trabalhar com itens exclusivos.

Isso sem contar a alta demanda em alguns períodos do ano, o que exige uma solução em estoque que permita armazenar mercadorias para serem despachadas.

Nesse caso, vale investir não apenas na infraestrutura física, ou seja, no espaço, mas principalmente em sistemas de gestão que permitam controlar o fluxo de produtos.

Use o marketing digital a seu favor

Uma das vantagens dos marketplaces é que, por se tratar de plataformas com milhões de acessos mensais, é possível explorar o motor de busca interno em ações de marketing digital.

Claro que, paralelamente, você também pode anunciar seus produtos no Google e nas principais redes sociais, com destaque para o Facebook e o Instagram.

Não deixe também de criar descrições para os seus produtos contendo palavras-chave que refletem a intenção de busca de seus clientes e utilizar gatilhos mentais estratégicos

Uma dica: confira aquela lista do Mercado Livre que mencionamos anteriormente para ter insights e ideias.

Vantagens de vender em marketplaces

O principal desafio de quem começa a vender do zero na internet é justamente conquistar um público consumidor e fidelizá-lo.

Essa dificuldade é mais facilmente superada em um marketplace, no qual a chancela de grandes redes varejistas garante o tráfego de clientes em grandes volumes.

Dessa forma, essa é uma modalidade repleta de vantagens para quem sabe explorá-la, como veremos a seguir.

Amplia o alcance junto ao público

Plataformas como a B2W, na qual estão os marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime, registram mensalmente cerca de 15 milhões de acessos únicos.

Uma parte desse tráfego imenso pode ser imediatamente direcionado a seu favor, garantindo visibilidade para o negócio, mesmo que ninguém conheça sua marca.

Assim, o investimento em promoção acaba por ser reduzido nessa etapa inicial, que é quando os esforços de marketing apresentam um custo mais alto.

Custos reduzidos de operação

Falando em custos, a maioria dos marketplaces fornece toda a infraestrutura necessária para os seus lojistas operarem.

De ferramentas de marketing digital a soluções em estoque e logística, o lojista pode aproveitar toda a expertise das grandes redes varejistas para vender e entregar produtos.

Menos riscos

Uma vez que contam com um grande tráfego de pessoas e têm uma infraestrutura já em pleno funcionamento, os marketplaces representam um risco menor para quem começa.

Até mesmo nos que não oferecem uma logística de envio de produtos, o lojista é orientado sobre as melhores práticas, desde a embalagem da encomenda até o pós-venda.

Seja qual for o seu nicho, pode ter certeza que, em um marketplace, você jamais ficará na mão.

Como começar a ganhar dinheiro em marketplaces

Outro ponto positivo dos marketplaces é que o cadastro na plataforma é relativamente simples.

Na maioria deles, tudo o que você vai precisar é de um número de CNPJ, Inscrição Estadual (para quem não é MEI) e informar seus dados pessoais.

Veja então como fazer para dar o pontapé inicial e começar a vender nesse modelo de e-commerce que cresce a todo vapor.

Escolha a plataforma

Ainda que boa parte das plataformas permita explorar nichos variados de produtos, existem marketplaces especializados por nichos.

São os casos da Netshoes e da Centauro, cujo foco é a venda de artigos esportivos.

Dessa forma, vale antes uma pesquisa entre as principais plataformas do mercado, a fim de escolher aquela mais adequada ao seu perfil e, claro, ao perfil dos seus clientes.

Verifique a documentação exigida

Como vimos, na maioria dos casos tudo o que o lojista precisa é de um CNPJ válido e um número de Inscrição Estadual, caso ele não seja MEI.

De qualquer forma, há marketplaces que exigem outros documentos, dependendo do tipo de produto vendido.

Alguns, por exemplo, cobram alvará de funcionamento do lojista, conforme a região em que atua, entre outras condições.

Faça o cadastro

Uma vez que você tenha selecionado a plataforma e tenha reunido a documentação necessária, pode enfim fazer o cadastro online.

Normalmente, são solicitados os dados relativos à loja, como a IE e o CNPJ, e os dados pessoais do vendedor, como CPF, e-mail e nome completo.

Uma vez que todas essas informações sejam repassadas, basta esperar pela avaliação do marketplace, que retorna em no máximo três dias úteis.

Aplique as dicas que você aprendeu

Tendo o pedido aprovado, é hora de botar a mão na massa e começar a vender.

Para isso, não deixe de colocar em prática as dicas que você viu aqui e que pode conferir também em outros artigos no blog da Pegaki.

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