Pegaki

Logo-black

12 melhores livros sobre e-commerce para inspirar seus negócios

Publicado em

por:

livros sobre e-commerce

Para quem vende pela internet, os livros sobre e-commerce podem ser uma fonte muito importante de informação.

Afinal, conhecimento nunca é demais, nem ocupa espaço.

E com as inúmeras possibilidades de lucrar no comércio virtual, que vive franca expansão, vem junto uma competição feroz.

Isso significa que quem fizer mais do mesmo será rapidamente superado pela concorrência.

A saída para não cair nessa armadilha é investir em conhecimento, a começar pela leitura de livros voltados para o segmento de e-commerce.

Livros sobre e-commerce: conheça estes 12 títulos

Toda área de conhecimento tem suas obras de referência, e o segmento de comércio eletrônico não é diferente

O que não faltam são títulos e autores de notório saber e comprovada competência a transmitir.

Conheça 12 desses livros, um pouco de seus autores e procure esse conhecimento para ter uma excelente performance vendendo pela internet.

1. MBA empreendedor: A nova escola do empreendedorismo

O empreendedor João Cristofolini destaca nesta que é uma de suas mais reconhecidas obras que existe um “vácuo” entre o que se ensina nas escolas de negócios e o que se vê na realidade do mercado.

Para superar essa falha, ele sugere uma série de práticas que, combinadas, levam o gestor de um e-commerce a gerir melhor suas vendas.

Assim, espera-se que o lojista virtual cresça, a ponto de tornar sua marca uma referência no segmento, trabalhando com as melhores ferramentas e estratégias para expandir e prosperar.

2. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon

O jornalista Brad Stone mergulhou fundo na biografia de um dos homens mais ricos e poderosos do mundo, o americano Jeff Bezos, fundador e ex-presidente da Amazon.

Vale a pena conhecer de que maneira Bezos trilhou o caminho que o levou a fundar o comércio eletrônico tal como conhecemos hoje.

Portanto, se você busca além de técnicas, inspiração para vender mais, não deixe de ter essa obra em sua estante.

3. Crie Seu Mercado no Mundo Digital

Mais de 18 anos atuando no comércio virtual deram a Bruno de Oliveira uma bagagem de respeito, que ele passa adiante em “Crie Seu Mercado no Mundo Digital”.

Na obra, ele ensina desde os passos básicos para começar uma loja até estratégias matadoras para torná-la um negócio bem sucedido.

A eficácia dos métodos de Bruno são comprovadas pelas diversas pequenas e médias empresas que os utilizaram e ultrapassaram a margem de R$ 100 mil mensais de faturamento.

4. Por Dentro do Alibaba

A trajetória de Jack Ma, fundador do maior e-commerce do mundo, o Alibaba, já é por si só uma tremenda inspiração.

Ma foi rejeitado em praticamente todas as empresas nas quais tentou uma vaga, inclusive no KFC, quando foi o único de 24 candidatos a não ser contratado.

Em “Por Dentro do Alibaba”, Porter Erisman vai além, lançando uma lupa nos processos, métodos e artimanhas que levaram Jack Ma a dar uma resposta categórica a todos que o recusaram.

5. Sem Limites

O subtítulo de “Sem Limites“, de José Eduardo Costa, já diz muito: “Da Pequena Loja de Sapatos ao Maior E-Commerce Esportivo da América Latina”.

O livro se debruça sobre as estratégias que levaram a Netshoes a se tornar uma gigante e referência mundial em e-commerce de artigos esportivos.

É uma leitura quase obrigatória para quem está à frente de uma loja online.

6. Otimização de Conversão: a Arte e a Ciência

Numa linha bem prática, a obra de Khalid Saleh e Ayat Shukairy foca no que mais interessa para quem tem um e-commerce: como usar os recursos e ferramentas disponíveis para aumentar as conversões.

Aprenda a utilizar conteúdos, formas, cores e botões como um verdadeiro profissional, de maneira a gerar mais oportunidades e fidelizar mais clientes com esse verdadeiro manual.

7. Não me faça pensar! Uma abordagem de bom senso à usabilidade na web

O título irônico do livro de Steve Krug faz referência a um dos fatores mais importantes para otimizar as conversões em um e-commerce, a usabilidade.

Nesse caso, o foco é mais na definição da arquitetura de página, bem como na disposição estratégica de seus elementos visando a aumentar as vendas.

Dessa forma, sua loja estará pronta para induzir os visitantes à compra, baseada em uma combinação quase infalível de seus elementos visuais.

8. Satisfação Garantida

A filosofia da Zappos, uma das maiores lojas de calçados online do mundo, é não só vender sapatos, mas felicidade.

Foi pensando assim que seu líder, Tony Hsieh, prosperou no comércio eletrônico, colocando o cliente sempre em primeiro lugar.

Obra de referência para empresas customer centric, o livro é uma verdadeira aula de como conduzir negócios com paixão, entusiasmo e muita inspiração.

9. A Cauda Longa

Se você já leu artigos sobre SEO, deve ter observado que muitos deles não abordam com a riqueza de detalhes adequada a importância das palavras-chave de cauda longa.

Pois é sobre esse tema que Chris Anderson joga uma lente de aumento, ressaltando a importância de atuar em nichos super segmentados e o que fazer para ter bons resultados.

Para isso, ele usa no livro uma abordagem criativa, usando referências musicais, do cinema e das artes para mostrar como vender mais no comércio eletrônico.

10. Feitas para Vencer

O que fazem as empresas que permanecem por décadas no mercado sem terem suas reputações e liderança abaladas?

Uma possível resposta a essa pergunta está em “Empresas feitas para vencer“, um best-seller imperdível de autoria de Jim Collins.

11. Vai Fundo!

Gary Vaynerchuk assina “Vai Fundo!”, em que o tema central é a mudança de mindset para se chegar aos mais altos patamares de eficiência ao empreender.

De quebra, ele nos ensina a solucionar dívidas e a manter o foco, a despeito das adversidades, para alcançar o sucesso.

12. E-commerce nas empresas brasileiras

Obra extremamente didática em que Eduardo Vasconcellos mostra como planejar um negócio, analisar a concorrência e aliar o físico ao digital no varejo para ter bons resultados.

Imperdível para quem está dando os primeiros passos no e-commerce.

Por que ler livros sobre e-commerce?

O hábito de ler não só aguça o raciocínio, a capacidade de concentração e memória, como é fundamental para desenvolver o saber e competências profissionais.

Assim, ler livros sobre e-commerce é uma das formas mais seguras de se aperfeiçoar enquanto conduz um negócio pela internet.

Lembre-se de que é bastante provável que muitos dos seus concorrentes estejam lendo também.

Portanto, quanto mais leitura, mais informação e conhecimento para superá-los você terá.

Use a inspiração para decolar seu e-commerce

Buscar conhecimento e inspiração é fundamental, na vida e nos negócios.

Por isso, você está convidado a conferir outros artigos aqui em nosso blog, desde e-commerce, marketplace, omnichannel e claro, pontos de retirada.

Não esqueça que na hora de se destacar no comércio eletrônico, contar com soluções que permitam fazer mais entregas a custos menores é uma ótima estratégia.

Use nossa tecnologia omnichannel e saia na frente dos seus concorrentes com pontos de coleta!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

23-loja-aumentar-faturamento

Como aumentar faturamento de loja: passo a passo

11-aumentar-o-fluxo-de-cliente

Como aumentar o fluxo de clientes: 11 estratégias para lojas em 2023

Categorias