Apesar de falarmos muito sobre pontos de retirada aqui no blog da Pegaki, é bastante comum surgir dúvidas sobre o que são os pontos de retirada e qual a diferença entre eles e outros métodos de envio tradicionais.
Por isso, queremos explicar os principais pontos que diferenciam um do outro e como ambos ajudam o e-commerce a entregar mais longe.
A história de uma entrega
A experiência de aguardar ansiosamente uma compra ou entrega prevista em casa e não recebê-la é comum, infelizmente pode haver desencontros entre entregador e cliente.
Ao comprar pelo e-commerce, o cliente recebe uma previsão de data para entrega e conta os dias para receber. Mas se, justo naquele dia ou horário que não estava em casa, tentam entregar, o produto pode voltar para o centro de distribuição mais próximo.
Por parte do consumidor, a ansiedade aumenta ainda mais. No caso das transportadoras, em algumas situações é possível entrar em contato por telefone para reagendar a entrega.
Pontos de Retirada
Uma das soluções implementadas são os pontos de retirada, também conhecidos internacionalmente como “pick up points” ou “click and collect”. Esse modelo, presente na Europa e em diversos países há mais de 30 anos, ganhou espaço no Brasil e é considerado uma das principais tendências do setor.
Considerando o vasto território do nosso país, desafios logísticos e o aumento das vendas online e das entregas de produtos, é natural imaginar que novas soluções surgirão para otimizar as operações de e-commerce.
Na prática, os pontos de retirada são estabelecimentos comerciais, como lavanderias, padarias, postos de gasolina, mercados, lojas de conveniência, que possuem um espaço ocioso e utilizam para receber os produtos comprados pela internet.
Um modelo de economia compartilhada cada vez mais comum atualmente, exemplos como Uber e Airbnb, são clássicos de empresas que transformaram antigos mercados com inovação (transporte e hospedagem). O conceito principal da economia compartilhada é aproveitar algo que já existe e está ocioso ou mal aproveitado e gerar vantagens para todas as partes e um menor custo para o cliente.
O varejo físico vive também um grande desafio frente às transformações do e-commerce. Trazer clientes para seu estabelecimento e aumentar suas vendas requer cada vez mais inovação.
A grande vantagem dos pontos de retirada para o cliente final é que esses estabelecimentos comerciais funcionam em horário estendido e, inclusive, abrem no fim de semana.
O objetivo é que o cliente possa aproveitar o trajeto que já faz para casa ou trabalho e retirar sua compra no momento e horário mais conveniente. Sem filas, sem greves, sem problemas de atendimento ou perda de mercadorias. Tudo de forma rápida e ágil, como as startups costumam fazer.
Principais diferenças entre Métodos de Envio Tradicionais e Pontos de Retirada
Métodos de Envio Tradicionais
- Horário de funcionamento menor
- Fechado no fim de semana
- Podem haver filas
Ponto de Retirada
- Horário Estendido
- Aberto no fim de semana
- Sem Filas
- Processo rápido e ágil
- Envio de SMS, e-mail em tempo real sobre status do pedido
Agora que você conhece as principais diferenças entre métodos de envio tradicionais e pontos de retirada, confira como usar os pontos de retirada para otimizar as entregas no e-commerce.
Conheça também a rede de pontos Pegaki, que conta com mais de 3 mil pontos espalhados estrategicamente em todo o país. Além de trazer economia para o e-commerce, também facilita o dia a dia dos consumidores.