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Pontos de Retirada ou Métodos de Envio Tradicionais: entenda as diferenças

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Apesar de falarmos muito sobre pontos de retirada aqui no blog da Pegaki, é bastante comum surgir dúvidas sobre o que são os pontos de retirada e qual a diferença entre eles e outros métodos de envio tradicionais. 

Por isso, queremos explicar os principais pontos que diferenciam um do outro e como ambos ajudam o e-commerce a entregar mais longe. 

A história de uma entrega

A experiência de aguardar ansiosamente uma compra ou entrega prevista em casa e não recebê-la é comum, infelizmente pode haver desencontros entre entregador e cliente. 

Ao comprar pelo e-commerce, o cliente recebe uma previsão de data para entrega e conta os dias para receber. Mas se, justo naquele dia ou horário que não estava em casa, tentam entregar, o produto pode voltar para o centro de distribuição mais próximo.

Por parte do consumidor, a ansiedade aumenta ainda mais. No caso das transportadoras, em algumas situações é possível entrar em contato por telefone para reagendar a entrega. 

Pontos de Retirada

Uma das soluções implementadas são os pontos de retirada, também conhecidos internacionalmente como “pick up points” ou “click and collect”. Esse modelo, presente na Europa e em diversos países há mais de 30 anos, ganhou espaço no Brasil e é considerado uma das principais tendências do setor.

Considerando o vasto território do nosso país, desafios logísticos e o aumento das vendas online e das entregas de produtos, é natural imaginar que novas soluções surgirão para otimizar as operações de e-commerce.

Na prática, os pontos de retirada são estabelecimentos comerciais, como lavanderias, padarias, postos de gasolina, mercados, lojas de conveniência, que possuem um espaço ocioso e utilizam para receber os produtos comprados pela internet.

Um modelo de economia compartilhada cada vez mais comum atualmente, exemplos como Uber e Airbnb, são clássicos de empresas que transformaram antigos mercados com inovação (transporte e hospedagem). O conceito principal da economia compartilhada é aproveitar algo que já existe e está ocioso ou mal aproveitado e gerar vantagens para todas as partes e um menor custo para o cliente.

O varejo físico vive também um grande desafio frente às transformações do e-commerce. Trazer clientes para seu estabelecimento e aumentar suas vendas requer cada vez mais inovação.

A grande vantagem dos pontos de retirada para o cliente final é que esses estabelecimentos comerciais funcionam em horário estendido e, inclusive, abrem no fim de semana.

O objetivo é que o cliente possa aproveitar o trajeto que já faz para casa ou trabalho e retirar sua compra no momento e horário mais conveniente. Sem filas, sem greves, sem problemas de atendimento ou perda de mercadorias. Tudo de forma rápida e ágil, como as startups costumam fazer.‍

Principais diferenças entre Métodos de Envio Tradicionais e Pontos de Retirada

Métodos de Envio Tradicionais

  1. Horário de funcionamento menor
  2. Fechado no fim de semana
  3. Podem haver filas

Ponto de Retirada

  1. Horário Estendido
  2. Aberto no fim de semana
  3. Sem Filas
  4. Processo rápido e ágil
  5. Envio de SMS, e-mail  em tempo real sobre status do pedido

Agora que você conhece as principais diferenças entre métodos de envio tradicionais e pontos de retirada, confira como usar os pontos de retirada para otimizar as entregas no e-commerce. 

Conheça também a rede de pontos Pegaki, que conta com mais de 3 mil pontos espalhados estrategicamente em todo o país. Além de trazer economia para o e-commerce, também facilita o dia a dia dos consumidores. 

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