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PUDO: a solução logística para o e-commerce

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PUDO: como o modelo revoluciona a logística no e-commerce

O sistema PUDO é uma forte tendência para o e-commerce – e não é por acaso.

Essa é uma solução logística que vem para resolver um drama comum de toda loja virtual, o que inclui grandes redes do varejo.

Estamos falando da taxa de insucesso na entrega.

Como você sabe bem, aquele consumidor que compra online e recebe em casa vai sendo substituído por um perfil omnichannel.

Muitas vezes, ele não quer que o produto seja entregue na residência ou no trabalho e sequer está no endereço para receber a transportadora.

Isso gera prejuízos de tempo e dinheiro para o lojista, que precisa providenciar novas tentativas e vê suas margens de lucro ficarem cada vez mais achatadas.

É justamente por isso que o modelo PUDO é tão valioso para o e-commerce no last mile.

Imagine você adotar novos formatos para chegar ao seu consumidor e praticamente zerar essa taxa de insucesso.

O PUDO permite isso.

Veja, por exemplo, o que revela o relatório Last Mile 2020:Before and after COVID-19, da Squarespace.

O estudo descobriu que esse sistema, que oferece alternativas de entrega e retirada de produtos, tem taxas muito próximas de 100% de êxito.

E é assim porque o cliente escolhe o formato mais conveniente para ele ter acesso à sua compra, trocar ou devolver algum item.

Neste conteúdo, você vai saber tudo sobre PUDO e como fazer das entregas uma vantagem competitiva no e-commerce.

Acompanhe até o final!

O que é PUDO (Pick Up & Drop Off)?

PUDO, ou coleta e entrega (do inglês Pick Up & Drop Off), é uma estratégia que envolve qualquer local determinado para que os consumidores recebam e deixem pacotes, seja buscando compras feitas em e-commerces ou realizando trocas e devoluções. 

Em geral, os pontos PUDO funcionam como um serviço a mais em empresas que operam em ramos que não são necessariamente de delivery. 

É o que acontece em lojas físicas que se cadastram como pontos de retirada.

Também podem ser operacionalizados na forma de armários (os chamados lockers), distribuídos estrategicamente em áreas de grande circulação e fácil acesso aos clientes.

Por suas características, o modelo vem revolucionando a maneira como as plataformas de e-commerce organizam suas entregas, já que aumenta a capilaridade da rede de distribuição. 

A importância do PUDO na logística

Como o PUDO pode ajudar grandes varejistas em aspectos logísticos, como entregas, trocas e devoluções?

A International Post Corporation (IPC), estima que, só na Europa, existam hoje mais de 190 mil pick up points (pontos de retirada).

Em alguns países, o uso desse sistema já abrange uma parcela significativa da população que compra online.

Ainda de acordo com a IPC, na Austrália, 34% das compras são feitas via PUDO. 

Na Noruega, o volume é ainda maior: 63% das pessoas preferem comprar e retirar em um ponto de sua escolha. 

Por sua vez, na França, o percentual também é expressivo, com 36% dos consumidores optando por esse modelo de entrega.

No Brasil, o PUDO também já vem dando resultados, como vamos mostrar ainda neste texto.

E o potencial de crescimento é enorme. 

Segundo levantamento da PUDO Inc., se apenas 1% do tráfego de mercadorias fosse direcionado para esse modelo, as receitas geradas anuais seriam superiores a US$ 845 milhões.

Isso porque o sistema praticamente elimina as chances de uma mercadoria não ser entregue por ausência do destinatário, como destacamos antes.

Dessa forma, o consumidor final passa a ter o poder de decisão sobre como vai receber sua compra, o que é ótimo para a relação da sua marca com ele.

Tipos de PUDO

Agora, vamos entrar em aspectos práticos do modelo PUDO.

Como adiantamos até aqui, integram o sistema locais para coleta e entrega de produtos.

Isso pode ser feito com ou sem intervenção humana.

Entenda melhor, conhecendo os tipos de PUDO.

Pick up points

No sistema de pick up points, o cliente escolhe onde deseja receber a sua encomenda.

Para isso, no momento da compra, ele seleciona um dos pontos credenciados pelo e-commerce.

Podem ser estabelecimentos comerciais dos mais variados tipos, de lojas de roupas a bancas de jornais.

É uma excelente estratégia para ampliar a capilaridade do e-commerce, que passa ao consumidor a imagem de estar pertinho da sua casa, acessível quando e como ele quiser.

Click & collect

O click & collect funciona da mesma forma que um pick up.

A diferença é que, nesse modelo, o ponto de retirada é uma loja física do próprio e-commerce e não estabelecimentos parceiros cadastrados.

Funciona bem para quem tem uma rede de unidades abrangente, embora sempre se possa complementar com os pontos pick up.

Quando grandes redes como Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia oferecem a retirada em loja, é ao modelo de click & collect que estão recorrendo.

Social pick up points

No sistema de entregas social pick up points, os pontos de coleta e retirada são residências e apartamentos cadastrados para isso.

É mais uma possibilidade de ampliar a rede, considerando que pessoas como aposentados, donas de casa ou que estejam desocupadas tendem a ficar mais tempo em suas residências.

Para quem compra, pode ser mais seguro pegar a encomenda com um vizinho do que em um estabelecimento desconhecido ou mais longe de casa.

Lockers

Também conhecidos como “armários inteligentes”, o sistema de lockers é um tipo de PUDO que funciona sem intervenção humana.

São estruturas instaladas em pontos estratégicos e acessadas pelo comprador para retiradas, trocas e devoluções.

A operação toda pode ser feita por aplicativos, nos quais o consumidor gerencia por sua própria conta o processo de liberação do armário a ser utilizado.

Essa liberação pode ser feita por uma chave física ou senha, fornecida no momento em que faz o cadastro como cliente no aplicativo ou site da empresa que gerencia os lockers.

Kiranas

No momento, esse é um sistema muito popular e específico na Índia, mas não se surpreenda se ganhar força em mercados como o Brasil, que tem características para isso.

As kiranas são pontos de retirada que funcionam junto a ambulantes e feiras de rua, incluindo os famosos camelódromos.

Interessante observar que a Amazon já aproveita esse modelo em território indiano com sucesso, como revela reportagem no site Business Today.

Sucesso do modelo PUDO no mundo

Exemplos de grandes redes varejistas não faltam para ilustrar o quanto o modelo PUDO pode ser incrivelmente vantajoso.

Como veremos nos próximos tópicos, lojas de diversos segmentos vêm explorando esse sistema e obtendo resultados espetaculares em vendas e redução de custos.

São casos reais de grandes players do varejo, que estão conseguindo melhorar suas performances comerciais por meio da economia do compartilhamento.

IKEA

Talvez o caso mais emblemático de sucesso de uma grande varejista que aderiu ao PUDO seja a IKEA.

Muito famosa na Europa, a loja de móveis sueca vem mudando todo o seu modelo de operações e descentralizando sua distribuição por meio do sistema pick up.

Cabe ressaltar que, com a pandemia de Covid-19 em 2020, a rede foi obrigada a fechar suas lojas, o que poderia resultar em prejuízos astronômicos.

No entanto, ao aderir ao modelo de pick up points, ela não só evitou as perdas, como obteve lucros de cerca de US$ 4,7 bilhões, somente explorando o e-commerce.

Apple

Sempre atenta aos movimentos do mercado, a Apple também já entendeu que o PUDO é uma tendência que veio para ficar.

No caso, a aposta da marca mais valorizada do mundo, segundo a Forbes, é na rapidez da entrega.

Para isso, a Apple permite que o cliente escolha em quanto tempo pretende receber seu pedido, que deve ser retirado em uma de suas lojas. 

Dependendo da região, ela pode também entregar em domicílio em apenas 2 horas, mediante pagamento de uma taxa extra.

JCPenney 

Outra marca que investiu na rapidez da entrega foi a rede de lojas JCPenney. 

Nela, todo pedido feito antes das 17h00 pode ser coletado em menos de duas horas em uma das suas lojas.

Ela também disponibiliza a coleta na calçada (uma solução de drive-thru), além de oferecer frete grátis para pedidos acima de US$ 49.

Macy’s 

A tradicional rede de lojas Macy’s usa um modelo de click & collect similar ao da JCPenney, com retiradas dentro de duas horas para compras feitas até as 18h00. 

De quebra, ela notifica o cliente quando o pedido estiver pronto para retirada. 

A marca também aderiu ao sistema de coleta e entrega na calçada para algumas de suas unidades, além de oferecer frete grátis para pedidos acima de US$ 25,00.

Oleoshop

Na Espanha, a Oleoshop aposta no modelo de pick up points, em parceria com a rede Puntopack.

Funciona da forma clássica: o cliente compra online e escolhe onde em qual ponto de retirada quer buscar o item.

No total, são cerca de 6.300 locais cadastrados.

FODEL

Nos Emirados Árabes Unidos, a startup FODEL começou em 2018 com os pick up points e, hoje, já soma cerca de 2.000 estabelecimentos comerciais parceiros também localizados na Arábia Saudita, Bahrein, Kuwait e Omã. 

Na Arábia Saudita, por exemplo, a taxa de insucesso na entrega alcançava 40% no modelo tradicional – e foi praticamente zerada quando pontos de retirada são escolhidos pelos clientes para coletas ou entregas.

Exemplos de PUDO no Brasil

Ainda que esteja um pouco atrás de outros mercados em relação ao PUDO, o Brasil já registra números que, mais do que destacar o modelo, revelam a grande oportunidade por trás dele.

Nesse sentido, cabe destacar o que diz a pesquisa Click-and-collect: a visão dos varejistas e do shopper sobre a tendência do clique e retire, da Mindminers. 

De acordo com um dos especialistas entrevistados, 20% de vendas pelo sistema click & collect podem representar 5% de lucros a mais nas vendas online.

Por isso, grandes lojas dedicadas ao varejo no Brasil vêm utilizando o modelo em suas operações – e com vantagens consideráveis em redução de custos e aumento nos ganhos.

Conheça alguns casos de sucesso no país.

Retirada em loja pela Magazine Luiza 

A rede de lojas comandada por Luiza Trajano passou a oferecer o sistema de click & collect em 2015 para muitas das mercadorias em seu vasto catálogo (até algumas vendidas em seu marketplace).

Se optar por essa forma de recebimento, o cliente só precisa aguardar por um e-mail de confirmação para, então, retirar o produto na loja que selecionou.

Click & collect da Via Varejo 

Tido como um dos casos mais bem sucedidos de experiência click & collect, o sistema Retira Rápido, da Via Varejo, vem ajudando a incrementar as vendas de suas afiliadas.

Estima-se que, a cada minuto, quatro novos pedidos são coletados nas lojas físicas dessa rede.

Isso significa que o click & collect é a forma de entrega de preferência para mais de 200 mil vendas realizadas online.

Pontos de retirada Pegaki 

A Pegaki é a primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente a conectar varejistas, pontos pick up e consumidores.

Ela oferece um sistema em que os pontos de coleta podem se cadastrar online, tendo como única exigência um espaço mínimo de 2 metros quadrados.

Um dos grandes cases da Pegaki no Brasil é a parceria com a Dafiti, referência no varejo de moda online.

Retirada em lojas Novo Mundo 

Bastante conhecida do Centro Oeste brasileiro, a rede de lojas Novo Mundo também oferece o sistema click & collect para seus clientes.

A cadeia de lojas coloca mais de 140 pontos de retirada à disposição, permitindo a retirada por terceiros, desde que autorizada pelo comprador.

Lockers da HandOver

A startup HandOver cresceu 34 vezes em 2020 graças ao seu modelo de smart lockers, que está apenas começando.

Entre os planos da empresa, está chegar a 1.000 lockers em dois anos.

Vale destacar, ainda, que os Correios também estão de olho nessa tendência, sinalizando com a instalação de 3.000 armários inteligentes até 2023.

Futuro do sistema PUDO: o que vem por aí?

Os números que você viu ao longo deste conteúdo comprovam que o PUDO já é uma realidade.

Mais do que isso, essa é uma solução para e-commerces se manterem competitivos em um mercado tão complexo.

Segundo a Econsultancy, 79% dos consumidores já compraram em 2020 pelo sistema de click & collect.

Dessas pessoas, 63% compraram por esse sistema pelo menos uma vez dentro de 12 meses.

Números bastante convincentes e que não deixam margem a dúvidas quanto ao enorme potencial desse modelo logístico.

A Pegaki é sua parceira ao implementar estratégias de pontos pick up, click & collect e outras soluções logísticas de sucesso.

Continue acompanhando nossos conteúdos para se manter por dentro das tendências e novidades do modelo PUDO.

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