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12 dicas de vendas online para sua loja faturar alto

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Dicas de vendas online são sempre bem-vindas, tanto para lojistas menos experientes ou ainda em fase de implantação do seu e-commerce, quanto para quem já está na luta há algum tempo.

Afinal, a concorrência no comércio virtual é sempre feroz, e quem se acomoda se arrisca a ficar para trás e perder receitas.

Se você quer começar ou continuar a vender de forma sustentável e com crescimento, nada melhor do que aplicar dicas testadas e aprovadas por quem teve sucesso nessa área.

Neste artigo, separamos algumas delas para ajudar você.

Se está interessado, continue a leitura!

As 12 melhores dicas de vendas online

Um equívoco muito frequentemente cometido por empresas, principalmente as pequenas e médias, é não ter claramente definidos os seus processos de vendas.

Em boa parte dos casos, o gestor ignora que vender é, de certa forma, como tocar uma linha de produção. 

Para cada cliente que sai no final dessa linha, existe toda uma sequência de etapas fundamentais para garantir que a venda aconteça.

Sendo assim, as dicas que você confere a seguir dependem de um fluxo de vendas bem definido para que possam ser aplicadas com acerto.

Aliás, a primeira delas não poderia ser outra: 

1. Tenha um plano de vendas 

Um plano de vendas é o documento que vai orientar os profissionais de vendas sobre o que precisam fazer para oferecer os produtos para as pessoas certas, na hora certa, do jeito certo.

É por meio dele que o time comercial saberá o que fazer a respeito de questões como:

  • Que tipo de estratégia será empregada para atrair e converter clientes?
  • Qual o perfil de cliente ideal?
  • Onde encontrar clientes para oferecer nossos produtos?
  • Qual o volume mínimo de prospects para gerar a quantidade de clientes desejada?

2. Conheça o processo de vendas em e-commerce

Ainda que hoje o varejo físico e digital estejam mais integrados do que nunca, existem diferenças nos processos comerciais nesses dois ambientes.

Uma delas é a própria forma de exibir os produtos.

Enquanto numa loja física as mercadorias dependem mais do visual merchandising, no e-commerce é preciso investir muito mais em design e imagens, como veremos mais à frente.

Além disso, nas vendas online, o processo de atração de clientes segue um fluxo que começa geralmente em canais como blogs e redes sociais.

3. Defina um nicho de atuação 

Até mesmo os mais abrangentes marketplaces precisam, de algum modo, segmentar seus respectivos públicos.

Afinal, cada produto tem funções diferentes e é indicado para perfis diferentes.

Portanto, antes de começar a vender, procure determinar qual nicho você vai explorar para que, posteriormente, suas estratégias sejam mais assertivas, e a segmentação, facilitada.

4. Use as melhores imagens 

Como vimos, o processo de vendas online começa com a exibição de produtos em sites, os quais precisam de imagens que valorizem suas características e atributos.

Nesse caso, prefira fazer fotos com câmeras de alta resolução ou, se possível, com equipamento profissional.

Se você tiver os recursos, pode valer a pena investir na contratação de um fotógrafo, de preferência especializado em fotografia de produtos.

5. Trabalhe títulos e descrições

Enquanto lojas físicas são encontradas por meios analógicos como outdoors e placas promocionais, um e-commerce depende de um motor de busca para se fazer notar.

Por sua vez, esses motores (o Google é o principal deles) só direcionarão tráfego para sua loja se seus produtos tiverem descrições que casem com as buscas que as pessoas fazem.

Use nos títulos o nome completo do produto, procurando saber de que forma as pessoas buscam por ele no Google.

Na descrição, utilize termos como “comprar produto X”.

Isso vale especialmente em períodos promocionais, como a Black Friday, em que os termos de busca são mais específicos.

6. Otimize os botões de conversão

Toda venda pela internet passa pelo botão de “comprar”, certo?

Esse é um bom motivo para você dedicar mais atenção a esse elemento da página, a começar pelo que está escrito nele e até a cor utilizada.

Uma maneira de saber o que funciona melhor é fazer testes A/B, nos quais diferentes combinações de textos e cores são testadas para verificar quais delas geram mais vendas.

7. Invista sério no marketing de conteúdo

Considerando o tamanho da concorrência, você já entende que só aparecem com destaque no Google as lojas que oferecem não apenas produtos, mas também informação de qualidade.

Para tanto, não deixe de investir na publicação de artigos, guias, ebooks e outros formatos de marketing de conteúdo.

Cada texto produzido com esse propósito deverá ser focado em entregar informação referente a palavras chave que aparecem com frequência nas buscas de um determinado público.

8. Diversifique os meios de pagamento

Uma pesquisa publicada na revista Exame revela que a falta de meios de pagamento é responsável por impedir 80% das pessoas de comprar online.

Claro que não é isso que você quer, então busque oferecer aos seus clientes a maior quantidade de meios, inclusive o velho boleto bancário e, se possível, até mesmo o carnê.

9. Adicione funções a sua loja 

Outro fator que pesa bastante a favor de uma loja e que pode levá-la a posições de maior destaque no Google é a experiência de navegação.

Quanto mais interativa e informativa for a experiência, mais confiança o cliente vai desenvolver, aproximando-o ainda mais de fechar negócio.

10. Deixe claro o valor de seus produtos

Preço baixo é bom, mas não é tudo.

Por mais que o brasileiro ame uma pechincha, mais da metade das pessoas estão dispostas a pagar mais caro por uma boa experiência de compra, segundo pesquisa noticiada pelo site e-commerce brasil.

Portanto, procure precificar seus produtos não apenas com base nos seus custos, mas também levando em conta o valor que eles agregam, isso pode elevar o seu ticket médio.

Tudo com bom senso, é claro.

11. Monitore seus contatos e interações

Quem vende pelas redes sociais ou WhatsApp precisa ficar atento às mensagens diretas e perguntas enviadas pelo público.

Lembre-se: no Facebook, existe a chamada taxa de resposta, que revela aos usuários quanto tempo sua loja leva para responder cada contato.

Uma taxa muito alta pode desencorajar novas interações.

12. Tenha um script de vendas e de atendimento

Uma verdade absoluta em vendas é que, cedo ou tarde, será preciso superar objeções. 

Para isso, o melhor a se fazer é contar com um script, no qual os profissionais de vendas terão já antecipadas as principais objeções dos clientes e, claro, as respostas para elas.

Essa dica old school funciona no analógico e no digital.

Pegaki é sua parceira para otimizar logística 

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