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Pontos: O Futuro do Last Mile no e-Commerce

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O e-commerce continua crescendo globalmente, este ano (2019) está previsto 3.5 trilhões de dólares em vendas, a expectativa é que em 2021 o faturamento chegue próximo a 4.9 trilhões de dólares.

Volume de vendas no e-commerce global

Junto com este crescimento é normal surgir problemas. Em cada 5 tentativas de entrega ocorre 1 falha. Esta alta taxa de insucesso na entrega é explicada pela grande mobilidade das pessoas motivada por mudanças no estilo de vida e novos modelos de trabalho.

A maioria das pessoas não tem disponibilidade, e não querem estar em casa para receberem as entregas de suas compras online.

É perceptível que e-commerces e empresas do setor logístico estão sendo impactadas em meio a estas mudanças. Cada vez mais o consumidor online exige melhores e mais rápidas experiências de entrega, principalmente no last mile.

Realizar tentativas adicionais de entrega gera mais custos e aumenta a insatisfação dos consumidores.

A demanda por soluções logísticas que reduzam estes problemas sem custos adicionais nunca foi tão alta.

PUDO: a solução dos problemas ?

PUDO é uma sigla para o termo em inglês Pick Up & Drop Off, que refere-se a um local onde o cliente possa retirar a sua mercadoria (Pick Up), deixar uma mercadoria para troca (Drop Off), ou ambos simultaneamente (&).

Este conceito surgiu na França, criado pela empresa Relais Colis em 1983. Buscando uma forma mais barata, prática e que atenda a necessidade de clientes que estão mais móveis e menos tempo em casa criou-se uma maneira de entregar compras online em estabelecimentos comerciais.

Ao longo do tempo surgiram vários formatos e modelos de PUDO. No geral, a intenção de todos os modelos é estar distribuído em locais estratégicos e de fácil acesso, para que o consumidor sempre tenha um por perto.

Desta forma não há a necessidade de alguém estar presente em casa para receber a tentativa de entrega. Fazendo o número de insucessos de entregas e custos caírem por parte da transportadora, e a experiência de compra ou troca do e-commerce fica mais simples e eficiente.

Conheça todos os tipos de PUDOs

Novas formas de realizar entregas que atendam as demandas dos clientes estão sendo criadas todos os dias. Em uma vasta pesquisa 5 modelos se destacaram por já terem sido testados na prática.

Alguns dos modelos abaixo já funcionam no Brasil, outros ainda não. Mas todos tem cases de sucesso em diversos países.

Tenho certeza que algum deles irá se encaixar na operação do seu e-commerce.

Locker

Talvez este seja o modelo mais famoso e você já deve ter ouvido falar dele. A Amazon popularizou os Lockers espalhando mais de 2.800 unidades nos EUA.

Os lockers são armários inteligentes onde você pode retirar a sua mercadoria no horário que for mais conveniente. Normalmente funcionam 24 horas por dia 7 dias por semana.

A primeira vista parece uma boa solução. É conveniente para o consumidor que pode pegar a sua compra na hora que ele quiser sem precisar estar em casa.

Otimiza o trabalho da transportadora que não precisa ficar fazendo várias tentativas de entrega na esperança de encontrar alguém na casa do cliente para recebimento da compra.

O grande problema deste modelo é o poder de escala para atender várias pessoas em localidades diferentes.

Um único Locker pode chegar a custar R$ 130.000 , imagine formar uma rede de 2.800 unidades igual a Amazon fez. É um alto investimento.

Sem falar do custo de locação do espaço para o Locker estar bem localizado a disposição dos clientes.

Em grandes centros os locais ideais para este modelo de PUDO são shoppings, metrôs, postos de gasolina e mercados. Geralmente é utilizado um espaço livre próximo ao estacionamento ou em estações do metrô.

Locker é uma solução conveniente para consumidores, transportadora e e-commerces para evitar problemas logístico no last mile. Porém é preciso de um alto investimento para ter uma rede com várias unidades espalhadas, além da necessidade de um espaço bem localizado para deixar o locker próximo dos clientes.

Click & Collect

Grandes varejistas do Brasil, como Magazine Luiza, C&A, Renner, Via Varejo, entre outros, já usam este modelo.

No momento de realizar a compra no e-commerce de uma dessas marcas há a opção de direcionar a sua mercadoria para uma das lojas físicas próximas a você.

Para o e-commerce que possui várias lojas físicas este modelo é uma ótima opção.

Utilizando a logística que abastece as lojas para transportar os pedidos do Click & Collect é possível oferecer frete grátis e uma entrega rápida para o consumidor.

Com a visita constante de consumidores online nas lojas físicas é possível aumentar as vendas e consequentemente o faturamento através de upsell.

Parecido com o Locker, o problema aqui também é a escala. É necessário ter várias lojas físicas espalhadas para oferecer esta opção para o maior número possível de clientes.

Para e-commerces pure play que não tem a disposição uma grande rede é inviável criar várias lojas apenas para realizar este modelo.

Click & Collect é uma ótima solução para varejistas que dispõe do canal online (e-commerce) e offline (lojas físicas) para oferecer uma experiência omnichannel ao cliente, reduzindo frete, prazo da entrega e aumentando as vendas das lojas físicas. O lado negativo é a necessidade de um alto investimento em lojas físicas para o funcionamento do modelo.

Pick Up Point

Este modelo é similar ao Click & Collect e Locker, mudando o fato de você não precisar de lojas físicas e alto investimento para utilizá-lo.

Traduzindo o termo para Português, Pontos de Retirada são estabelecimentos comerciais, como mercados, farmácias, shoppings, academias, lojas de produtos naturais, credenciados para receber e guardar mercadorias compradas pela internet por até 7 dias.

Estes comércios passam por critérios de seleção como horário de funcionamento, aparência, localização, disponibilidade de espaço e recebem treinamento, tecnologia e suporte constantes para realizarem a operação de receber e entregar as mercadorias.

A Pegaki é a única empresa focada neste modelo do Brasil. Temos uma rede com mais de 600 Pontos de Retirada para e-commerces que não possuam lojas físicas ou queiram complementar a sua rede onde não há lojas.

Além de solucionar problemas logísticos o Ponto de Retirada melhora o branding do e-commerce com a opção de ter um ponto exclusivo com a marca da empresa em locais estratégicos com alto fluxo de pessoas.

Além do ponto exclusivo há outras possibilidades de uso do Ponto de Retirada. Listamos elas aqui:

  • Retirada de mercadorias
  • Troca/devolução de mercadorias (logística reversa)
  • Segunda tentativa de entrega feita no ponto
  • Provar a roupa comprada online no vestuário do ponto, e caso não sirva já deixar lá para a logística reversa
  • Mini estoque com produtos que mais vendem no e-commerce para retirada expressa
  • Entrega e coleta simultânea no mesmo ponto de retirada pela transportadora

Pick Up Point, ou em português Ponto de Retirada, é uma solução prática que não necessita de uma estrutura física (locker ou loja própria) para resolver o gargalo logístico da entrega porta a porta, além de melhorar o branding, a segunda tentativa de entrega, logística reversa, e a experiência de compra do e-commerce.

Kirana

Muito comum na Índia, as Kiranas são pequenas lojas de conveniência que estão sendo utilizadas por gigantes do varejo como a Amazon para otimizar o last mile.

Na prática as Kiranas recebem as mercadorias compradas online por pessoas próximas a sua localização e realizam a última etapa da entrega levando a mercadoria até a casa do cliente e recebendo uma comissão por esta operação.

É uma mistura de Ponto de Retirada com um entregador autônomo, que na maioria dos casos é o próprio dono(a) do estabelecimento.

Com esta opção e-commerces e transportadora diminuem o número de funcionários de suas áreas logísticas terceirizam esta última etapa para reduzir custos e problemas.

Aqui na Pegaki estamos estudando a viabilização deste modelo com alguns Pontos de Retirada na nossa rede.

Kiranas são pequenas lojas de conveniência da Índia que recebem compras online e realizam a última etapa da entrega levando o produto até a casa do cliente.

Social Pick Up Point

Uma variação do Pick Up Point recentemente foi criada na Europa que permite qualquer pessoa usar a sua casa como Ponto de Retirada.

Estas duas empresas, Homerr e ViaTim, criaram  a possibilidade de aposentados, estudantes ou qualquer pessoa que fique em casa durante o dia ter uma renda extra sem custos usando um pequeno espaço ocioso.

O objetivo, além da otimização logística, é criar novos relacionamentos entre os moradores do mesmo bairro reduzindo a violência por todos se conhecerem. Por isso o “Social” no nome.

Social Pick Up Point é uma variação do Pick Up Point que permite qualquer pessoa usar um espaço ocioso da sua casa como Ponto de Retirada de mercadorias compradas pela internet e ter uma renda extra sem custos ajudando e conhecendo os vizinhos do bairro.

Qual é a melhor opção?

Agora que você conhece opções já testadas na prática no Brasil e em outros países pode ficar a pergunta: mas qual é a melhor opção?

Depende do estágio que a sua empresa se encontra. Se você é um varejista com e-commerce e várias lojas físicas o modelo Click & Collect é interessante pois a rede de lojas já está estabelecida.

Caso a sua empresa tenha a disposição uma grande quantia em dinheiro para investir o Locker passa a ser interessante para locais onde há grande fluxo de pessoas.

Mas se você não tiver loja física, ou quiser complementar a sua rede, e possui médio ou baixo investimento para testar algum modelo de PUDO o Pick Up Point é a bola da vez por ser de fácil, rápida e barata implementação.

Independente da opção que melhor atender a sua empresa o importante é a otimização do last mile para reduzir custos e melhorar a experiência de compra para seu cliente.

Lembre-se, cliente satisfeito é cliente fiel.

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