Se você vive no Brasil, o nono maior mercado de vestuário do mundo, tem motivos de sobra para aprender como aumentar as vendas em uma loja de roupas.
Até mesmo porque, quando as oportunidades de crescimento são altas, a concorrência aumenta na mesma proporção.
Trata-se de um desafio e tanto, afinal, de acordo com o Sebrae, a maioria dos empreendedores nesse ramo começa sem uma especialização.
Você não precisa se arriscar na base da tentativa e erro para ter bons resultados.
Uma maneira de vender mais e errar menos ao longo do processo é investir em conhecimento.
Vá em frente e descubra como melhorar sua performance comercial vendendo roupas pela internet!
Como aumentar as vendas em uma loja de roupas: 11 dicas
Segundo a pesquisa do Sebrae que citamos anteriormente, por não exigir especialização, o segmento de moda e vestuário acaba por atrair pessoas mais dispostas a correr riscos.
Sem especialização na área, elas vão aprendendo aspectos básicos como fluxo de caixa, controle de estoque e técnicas de vendas enquanto conduzem os negócios.
Um esforço louvável, mas que pode cobrar um preço alto.
Afinal, de acordo com dados do próprio Sebrae, cerca de uma em cada quatro pequenas empresas no Brasil fecham nos primeiros cinco anos.
Para evitar isso, o caminho mais seguro é aplicar técnicas e métodos para tornar suas vendas mais previsíveis e consistentes.
1. Seja íntimo da sua persona
Enquanto no varejo físico as lojas trabalham com o conceito de público-alvo, na internet os esforços de marketing começam por identificar uma persona.
Trata-se de uma figura fictícia, um personagem criado a partir de dados de clientes reais.
Há ferramentas gratuitas na internet que ajudam a criar uma persona para orientar a produção de peças promocionais e de conteúdo.
2. Prefira os canais de marketing digital
Embora os canais de marketing físicos sejam sempre úteis, a força no meio digital é hoje muito maior, afinal, 81% dos brasileiros estão conectados.
Assim, é vital para uma loja de roupas se fazer presente nas mídias online, investindo em:
- Marketing de conteúdo
- Redes sociais
- E-mail marketing
- Anúncios
- Vídeo Marketing.
3. Atenda como se fosse a primeira vez
Uma pesquisa publicada no portal Mercado e Consumo revela que nada menos do que 94% dos brasileiros consideram o atendimento um dos atributos mais importantes em uma compra, à frente até do preço.
Por isso, todo contato com o cliente deve ser pautado pela simpatia, atenção e rapidez nas respostas.
Você pode inclusive investir em chatbots, oferecendo assim atendimento 24/7.
4. Precifique estrategicamente
Ainda que o atendimento seja muito valorizado, não se pode jamais ignorar a relevância dos preços no processo de tomada de decisão de compra.
Nesse sentido, procure precificar com base nos seus custos fixos e variáveis, adotando ferramentas como o Índice Markup.
Uma vez que chegue a um valor justo, observe seus concorrentes, moldando seus preços por meio de ajustes na margem de lucro.
5. “Instagrame-se”
Segundo dados do site Statista (em inglês), especializado em estatísticas da internet, 98% das marcas de moda estão presentes no Instagram.
Das 10 marcas mais mencionadas, seis são do nicho de vestuário.
Números que evidenciam o enorme potencial que tem essa rede social, principalmente para empresas do segmento de moda.
Para obter mais engajamentos e gerar oportunidades de venda, não deixe de postar regularmente, expondo suas peças com imagens atraentes, sempre indicando o link para sua loja.
6. Use as plataformas de anúncios
Não se pode subestimar a capacidade que os anúncios têm de gerar tráfego.
Entre as plataformas mais eficazes para esse tipo de comunicação, destacam-se, além do Instagram e Facebook, o Google Ads.
Adicionalmente, você pode também criar campanhas em outras plataformas de grande alcance como Taboola, Amazon e Bing Ads, por exemplo.
Uma maneira de aumentar o alcance e a efetividade dos seus seus anúncios é trabalhar os chamados gatilhos mentais: urgência, exclusividade ou escassez, por exemplo.
7. Turbine sua equipe com treinamentos
Caso você tenha um time de vendas, é preciso que cada membro esteja alinhado em um único discurso que, por sua vez, deve refletir a sua estratégia de negócios.
Esse entrosamento deve ser estimulado por meio de treinamentos periódicos, nos quais os vendedores terão a oportunidade de aprimorar seus argumentos e corrigir possíveis falhas.
Também é o momento de levantar as dificuldades que eles podem estar enfrentando, possibilitando a resolução em tempo hábil.
8. Trabalhe o remarketing
Só no marketing digital é possível trabalhar com grande assertividade o chamado remarketing.
Consiste na exibição de anúncios para pessoas que já tenham tido contato com sua loja, mas que, por algum motivo, não fecharam negócio.
Essa é uma estratégia bastante efetiva para transformar o abandono de carrinho em vendas, desde que o motivo para esse abandono seja detectado corretamente.
9. Não fique “à deriva” sem metas
Para crescer nos negócios ou na vida, tudo passa por desenhar metas e correr atrás delas.
Todos querem vender mais, mas para isso, é preciso antes definir um parâmetro.
Considerando suas possibilidades e recursos hoje, qual seria um aumento viável em vendas para a sua loja?
Pense nisso e estipule metas compatíveis com a sua realidade.
10. Posicione sua marca
Outra medida essencial é trabalhar o design dos canais digitais para refletir uma proposta junto a um público.
Por exemplo: ao criar sua persona, você descobre que a maioria dos seus clientes é adepto do veganismo.
Nesse caso, você pode direcionar sua comunicação para esse público, aumentando assim a identificação com os seus potenciais clientes.
11. Faça promoções
Não menos importante, é preciso fazer promoções regularmente, até para acelerar o giro de estoque.
Estratégias como “leve 3 pague 2”, descontos ou brindes para quem compra em certa quantidade, são sempre efetivos para atrair e converter.
Como entregar o que vender na loja de roupas?
Tão importante quanto vender bem online é garantir a entrega de seus produtos.
Uma solução de custo acessível até para e-commerces que estão em seus primeiros passos é o modelo pick up & drop off, mais conhecido como PUDO.
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Já bastante difundido nos Estados Unidos e Europa, o modelo PUDO permite que o lojista trabalhe com pontos de coleta em estabelecimentos comerciais cadastrados.
Imagine, por exemplo, aquela loja no extremo norte do Brasil entregando suas peças de roupa para as pessoas daquela região?
Essa é uma possibilidade que está ao seu alcance, por meio dos serviços oferecidos pela Pegaki.
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