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Black Friday 2023: como fazer promoção de verdade e vender muito

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Black Friday 2023

A Black Friday 2023 está chegando, e com ela cresce a expectativa de clientes e lojistas por promoções e aumento nas vendas.

Nos últimos anos, o evento tem se destacado mais durante todo o mês de novembro, não apenas na semana da Black Friday.

Os números do Relatório da Black Friday 2022 da Intelipost mostram isso: mais de 8 milhões de pedidos entre o dia 1º de novembro até a Cyber Monday, que ocorre sempre na primeira segunda-feira após a Black Friday.

Chegou a sua vez de aproveitar o embalo de um dos períodos promocionais mais aguardados do ano e, para isso, neste conteúdo você vai conhecer as melhores práticas.

Acompanhe com bastante atenção, você e seu negócio têm muito a ganhar.

O que é a Black Friday?

A Black Friday começou nos Estados Unidos por volta dos anos 1990, quando surgiram os primeiros registros do termo em lojas da Filadélfia.

Ele foi usado para designar a época de queima de estoque, um dia depois do Dia de Ação de Graças.

Assim, as lojas podiam renová-los visando às vendas de fim de ano.

Com o tempo, a data acabou servindo como o marco inicial do período de compras natalinas, quando há grande efervescência comercial no varejo e e-commerce.

Origem e histórico da Black Friday no Brasil

Já no Brasil, a história da Black Friday é mais recente.

A primeira edição, 100% online, foi realizada em 2010 e contou com um pouco mais de 50 lojas do varejo nacional.

Com o passar dos anos, a confiança do público foi aumentando e, em 2013, seria registrado o primeiro recorde expressivo: R$ 770 milhões de faturamento para o e-commerce, que teve como destaque a venda de eletroeletrônicos.

No início, alguns lojistas tentaram se aproveitar da data, dobrando o preço dos produtos alguns dias antes da Black Friday para vendê-los na data como se estivessem em promoção.

Para coibir esse tipo de prática, a Câmara Brasileira da Economia Digital Eletrônico (Câmara e-net) publicou, em 2013, o código de ética para a Black Friday, em que divulga também a relação de lojas participantes.

Quando é a Black Friday em 2023?

Anote ou grave aí na sua agenda: em 2023, a Black Friday está marcada para acontecer no dia 24 de novembro.

Portanto, ainda dá tempo de você investir em um minucioso planejamento para que nada dê errado nessa data já considerada redentora para o varejo.

Cabe ressaltar que, segundo uma pesquisa do portal Mercado e Consumo, apenas 18,11% dos brasileiros não confiam nas promoções realizadas na Black Friday.

Outro dado importante revelado nesse mesmo levantamento é que, das pessoas que pretendem comprar na data, 43% pretendem fazer via aplicativos.

Isso é: quem tiver uma operação estruturada para m-commerce certamente terá vantagem sobre a concorrência.

E que dia é a Black Friday em 2024?

Em 2024, a Black Friday está marcada para o dia 29 de novembro.

É tempo de sobra para você se antecipar e organizar sua estratégia e operações para aproveitar ao máximo as oportunidades que essa data traz.

Por que fazer Black Friday no seu negócio?

A verdade é que sobram bons motivos para todo estabelecimento varejista aderir àquela que já é a maior promoção conjunta do mercado brasileiro.

Um deles é a notoriedade da Black Friday, hoje conhecida por 99,5% das pessoas, segundo uma pesquisa (em inglês) publicada pelo Google.

A título de comparação, em 2014, quando ainda estava em sua quinta edição, apenas 27% dos brasileiros sabiam do que se tratava.

Essa tendência é baseada na evolução da própria Black Friday, que pulou dos R$ 3 milhões em faturamento em 2010 para impressionantes R$ 6,15 bilhões na última edição, em 2022.

Vantagens da Black Friday para o varejo

A Black Friday é uma oportunidade única para quem vende e para quem compra.

Lojistas têm nesse período uma oportunidade de desenvolver estratégias de vendas daqueles produtos com menos giro  de estoque, e os clientes para comprar com preços mais em conta.

Isso sem falar na própria economia, tanto nacional quanto local, que são aquecidas com o movimento maior no comércio.

A Black Friday não só gera receitas para o varejo, como estimula o ambiente de negócios, servindo também para gerar empregos e aumentar o consumo.

Mas a data traz ainda muitas outras vantagens que quem atua no varejo precisa considerar.

Veja as principais delas a seguir.

Atrair novos clientes

Um dos desafios que todo lojista enfrenta é encontrar estratégias que ajudem a atrair novos clientes para seu ponto de venda ou mesmo para o e-commerce.

A Black Friday pode ser a melhor oportunidade do ano para isso, já que as pessoas costumam ficar atentas às promoções que são divulgadas.

Não dá para deixar passar essa chance de divulgar seu negócio para públicos mais amplos que, de outra forma, provavelmente não tomariam conhecimento de seus produtos/serviços.

Dessa forma, você não só torna sua marca mais conhecida como pode elevar sua participação no mercado e, claro, gerar mais receitas.

Margens de lucro mais altas

Pode parecer o contrário, mas a Black Friday é também uma boa ocasião para obter margens mais altas.

Pense bem: um produto que fica encalhado no estoque corre o risco de jamais ser vendido, ainda mais se for perecível.

Nesse caso, é melhor que ele seja vendido em grandes volumes, ainda que a preços com margens de lucro mais baixas.

Sem contar que, ao renovar o estoque, os produtos novos podem ser vendidos posteriormente com margens mais altas, por causa da procura impulsionada pelas compras natalinas.

Oportunidade de renovar estoques

Nada pior para quem atua no varejo do que um estoque repleto de produtos encalhados.

Além de ser sinônimo de prejuízo, a mercadoria sem saída representa um empecilho para a logística da empresa, já que ocupa espaço e gera custos de armazenamento.

Ou seja, quanto mais tempo um item permanece em estoque, mais despesas ele gera e, sendo assim, menores os lucros.

Por isso, a BF é a melhor opção que o varejista tem para “resetar” seu estoque, minimizando os desfalques causados por produtos que não encontram compradores.

Mais visibilidade

Promoções são também uma forma eficaz de tornar uma marca mais conhecida por meio de descontos, sorteios ou queima de estoques.

Na Black Friday, você pode fazer tudo isso ao mesmo tempo, potencializando ainda mais a repercussão de suas ações promocionais.

Sobre isso, vale destacar uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre a intenção de compra. 

De acordo com o levantamento, é esperado que cada consumidor leve para casa cerca de 3 itens, o que sugere a disposição em aproveitar o período promocional para comprar mais.

Fidelização de clientes

Nem só de novos clientes vive o varejo, afinal, como já disse o guru do marketing Philip Kotler, a conquista de um cliente novo pode custar até 7 vezes mais do que a fidelização de um antigo.

Um período promocional é o momento perfeito para fisgar de vez aquele cliente que já conhece o seu negócio ou que não compra com sua loja há algum tempo.

Para isso, vale apostar no bom e velho e-mail marketing para falar diretamente com essas pessoas, desde que sua empresa tenha um cadastro consolidado.

Além disso, oferecer diferentes formas de envio, como frete grátis, frete econômico e frete normal, pode aumentar a taxa de conversão. 

Apresentar a cotação de frete com agilidade mostra a preocupação da sua empresa com o consumidor.

Como fazer Black Friday para vender muito

Seja qual for o objetivo do varejo ao aderir à Black Friday, uma coisa é certa: não dá para fazer as coisas na base do improviso.

Afinal, assim como você, outros concorrentes também estarão de olho nas oportunidades que essa data traz.

Por isso, quem não estiver preparado na parte estratégica e operacional arrisca-se não só a vender menos, como a ter prejuízo.

Confira então, na sequência, como fazer para garantir que suas ações sejam bem sucedidas e para que a BF seja motivo apenas para celebração.

Planeje suas ações

Se seu varejo fosse participar da Black Friday, você saberia dizer qual a margem de contribuição com que cada produto pode ser vendido?

Sabe também se o seu estoque está pronto para receber uma demanda mais alta de mercadorias?

São perguntas cujas respostas pedem uma análise do negócio com a maior antecedência possível, o que só pode ser feito com um planejamento detalhado.

Faça uma pré-campanha

De acordo com a pesquisa do Google que destacamos anteriormente, 26% das pessoas começam a pesquisar sobre a Black Friday um mês antes da data.

Assim sendo, é fundamental que você esteja pronto para atender a essas buscas e, para isso, uma pré-campanha pode ser a melhor forma de comunicar que seu varejo está “ligado”.

Comunique-se com simplicidade

As pessoas querem descontos e preços baixos, mas também querem agilidade no atendimento e condições simples para pagar e receber suas compras.

Para isso, é fundamental que seus canais de comunicação e vendas transmitam com clareza as condições de suas promoções, que devem ser simples e diretas. 

Lembre-se: uma parcela dos brasileiros ainda desconfia da BF, então, quanto mais sucinta e objetiva a comunicação, mais credibilidade você passará.

Estude a concorrência

Como vimos, os concorrentes também estão atentos à Black Friday.

Esse é um motivo mais do que justo para que você preste atenção aos passos que eles dão, principalmente em relação a preços e condições de pagamento.

Neste outro artigo, explicamos como fazer uma análise de concorrência no e-commerce.

Antecipe sua estratégia de marketing digital

Da mesma forma, as ações de marketing digital, com destaque para as redes sociais e e-mail marketing, precisam ser orientadas para superar a concorrência.

Nesse caso, quanto mais ajustado for o seu timing, mais chances terá de sair na frente com ofertas antes que seus concorrentes possam copiar suas estratégias.

Prepare o estoque

O estoque é um ponto crítico na Black Friday, já que é esperado que o fluxo de mercadorias em suas prateleiras e gôndolas seja ainda mais intenso.

Portanto, o varejo deve estar pronto para atender a maior demanda gerada na Black Friday.

A loja pode, por exemplo, contratar mão de obra extra para dar conta da gestão dos pedidos.

Outra dica é investir em sistemas de gestão do tipo WMS, com funções completas para dar conta do maior volume de negócios.

Crie campanhas específicas

Sendo um período sui generis, a Black Friday pede uma abordagem especial na hora de criar campanhas, independentemente do canal de comunicação.

Vale apostar na já destacada simplicidade e objetividade em seus anúncios, de modo a atrair mais clientes e transmitir a necessária credibilidade.

Outro ponto são as campanhas de frete. Você pode utilizar o frete a seu favor, oferecendo frete grátis a partir de um determinado ticket, por exemplo, ou determinadas regiões. 

Fuja destes 6 erros na Black Friday

Além do planejamento, para se dar bem na Black Friday é preciso cuidar para não cair nas armadilhas típicas desse período promocional.

Como veremos nos tópicos seguintes, algumas delas são facilmente evitáveis, enquanto outras pedem um pouco mais de atenção na parte estratégica. 

Acompanhe!

Metade do dobro? Nem pensar

Boa parte da desconfiança que uma parte dos brasileiros tem com a Black Friday se justifica pelas promoções cujos preços não têm nada de promocional.

Isso porque algumas lojas interessadas no lucro a qualquer custo adotam uma estratégia rasteira de aumentar os preços um pouco antes da BF (algumas fazem isso na mesma semana). 

Quando a data chega, esses preços são reduzidos pela metade, de maneira que pareçam promocionais.

Nem precisa ir muito longe para ver que se trata de uma prática reprovável que, além de desonesta, é facilmente detectável pelo consumidor.

Sites instáveis

Quem depende do e-commerce precisa garantir que sua plataforma poderá suportar o tráfego acima da média, especialmente se a loja investir pesado em promoções e anúncios.

Para isso, vale contatar a empresa responsável pela hospedagem do site para garantir que não haverá instabilidades.  

Se necessário, pode ser interessante assinar um plano com mais recursos e que seja capaz de suportar grandes volumes de acessos.

Ignorar o cliente omnichannel

O cliente hoje é omnichannel, ou seja, ele negocia e se relaciona por múltiplos canais, tanto online quanto físicos. 

Sendo assim, toda estratégia comercial deve ser voltada para a integração desses canais.

Não planejar

Planejamento não garante sucesso, mas pode minimizar prejuízos quando as coisas não saem conforme o esperado. 

Então, antes de colocar sua loja no mapa da Black Friday, faça um planejamento que dê conta das operações logísticas, dos impostos e de cobrir todos os custos fixos e variáveis do negócio.

Prolongar a Black Friday até o Natal

Embora muitos brasileiros usem a Black Friday para adiantar as compras de Natal, é um erro “esticar” a promoção até dezembro.

Dessa forma, a Black Friday perde a razão de ser, passando a ser apenas mais uma ação promocional de fim de ano como tantas outras.

Deixar de estabelecer um relacionamento

Black Friday não é apenas vendas. 

O lojista atento sabe que, nesse período, tem uma oportunidade valiosa de atrair novos clientes e, a partir disso, começar uma relação que pode ser vantajosa para ambas as partes no médio e longo prazo. 

Não deixe essa chance escapar!

Por que a logística é o principal desafio da Black Friday?

Em razão do volume maior de vendas e do grande fluxo de pessoas na loja física, a BF representa um desafio para as operações logísticas.

Sendo assim, as empresas devem planejar meticulosamente todas as etapas do ciclo produtivo, desde o recebimento dos produtos em estoque até o pós-venda.

A comunicação pós-venda e as tratativas para a logística reversa em casos de trocas e devoluções, que aumentam no período, são pontos críticos da logística.

Além disso, diferentes ofertas de fretes e o cumprimento dos prazos de entrega estabelecidos impactam diretamente na satisfação do consumidor, por isso é crucial ter uma gestão de fretes eficiente.

5 ideias para dar aula de logística na Black Friday

Veja abaixo algumas sugestões para que a logística não venha a se tornar o calcanhar de Aquiles da sua loja na Black Friday.

  1. Olho nos fornecedores: garanta que eles terão a capacidade de fornecer mercadorias e insumos em tempo hábil
  2. Automação: soluções de gestão de entregas como o TMS tornam o dia a dia da operação mais fluído, principalmente em períodos de sazonalidade como a BF
  3. Treinamento: garanta que os profissionais do estoque estão preparados para trabalhar em um ritmo mais intenso do que o normal
  4. Integração: vale, ainda, investir em sistemas como WMS e ERP, de modo a integrar suas operações logísticas com as compras, vendas e estoque
  5. Pick up points: também vale contar com uma rede de pontos de retirada para facilitar a chegada dos produtos aos clientes.

Pegaki ajuda você a fazer uma Black Friday de sucesso

As entregas são um gargalo de toda venda online, mas existe uma solução fácil para isso.

No caso, o sistema de pontos de coleta pode ser a melhor alternativa para fazer com que seu e-commerce ganhe ainda mais capacidade de distribuição.

Consiste em uma parceria com estabelecimentos comerciais locais, que passam a atuar como pontos de retirada, nos quais a mercadoria é entregue diretamente ao consumidor.

Essa parceria resulta em redução no custo do frete, tanto para o e-commerce quanto para o consumidor, e otimização do tempo com a centralização das entregas nos pontos comerciais.

A Pegaki é a sua parceira, simplificando suas entregas com mais de 3 mil pontos de coleta espalhados pelo Brasil.

Conte com a gente e vá mais longe na Black Friday e em todo o ano!

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