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Análise de concorrência no e-commerce: entenda como fazer

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O e-commerce brasileiro fechou 2022 com um recorde: 1,6 milhão de lojas online, 6,19% a mais que o ano anterior, segundo a 8ª edição da pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, feita pela BigDataCorp em parceria com o PayPal.

Com tantas lojas disponíveis para os consumidores em poucos cliques, é preciso saber o que fazer para se destacar no mercado. A análise de concorrência no e-commerce é uma ótima ferramenta para entender o que os seus principais concorrentes estão fazendo para atingir mais e mais clientes.

Você já fez uma análise de concorrência para o seu negócio ou sabe como ela funciona? Então acompanhe.

O que é análise de concorrência no e-commerce?

Em geral, uma análise de concorrência compara o seu negócio com seus concorrentes diretos e indiretos. Ela busca compreender os pontos fortes e fracos desses concorrentes para identificar o diferencial competitivo do seu negócio e ganhar mais destaque no mercado. 

Mas não se engane: fazer uma análise de concorrência no e-commerce vai muito além de stalkear as redes sociais de um concorrente, pois trata-se de um método de monitoramento que identifica novas tendências e estratégias de venda bem-sucedidas no nicho que a sua empresa atua.

Como fazer análise de concorrência?

Chegou a hora de definir os critérios da sua análise e quais concorrentes serão analisados. 

1 – Liste até dez empresas que são consideradas concorrentes do seu negócio

O primeiro passo da análise de concorrência é definir as empresas que serão analisadas. Para facilitar e ter uma visão mais abrangente do mercado, liste entre sete a dez empresas relevantes e depois decida quais fazem mais sentido serem analisadas. 

Os critérios para a escolha dos concorrentes variam de negócio para negócio, mas são geralmente baseados em:

  • Vendem produtos semelhantes aos seus
  • Possuem um público-alvo igual ou similar
  • São relevantes no mercado
  • Apresentam níveis de experiência diferentes no mercado.

Nesta etapa também é importante identificar os concorrentes primários, secundários e terciários, para entender quais possuem mais semelhança com o seu negócio.

Entenda as diferenças:

  • Concorrentes primários: são os concorrentes diretos, que vendem produtos ou serviços iguais.
  • Concorrentes secundários: neste caso, são empresas que vendem produtos semelhantes ao seu, mas para um público diferente.
  • Concorrentes terciários: por fim, essas empresas possuem o mesmo público alvo, mas não vendem os mesmos produtos/serviços. Sem uma competição direta, essas empresas podem se tornar parceiros. 

2 – Conte com uma planilha

Após escolher as empresas concorrentes que serão analisadas, é importante contar com uma planilha para concentrar os dados coletados em um só lugar. Para isso, indicamos utilizar uma planilha que possa ser compartilhada e atualizada sempre que necessário.

Alguns critérios que podem ser estudados:

  • Tamanho da empresa
  • Faturamento anual
  • Ticket médio
  • Diferencial competitivo
  • Fraquezas e ameaças
  • Suporte
  • Qualidade no atendimento
  • Presença digital.

Confira um exemplo de análise de concorrência para uma loja virtual de vestuário infantil:

Exemplo de análise de concorrência.

3 – Ferramentas úteis para a análise 

Identificou os concorrentes que serão analisados? Agora pesquise e colete todos os dados possíveis sobre essas empresas, na internet ou fora dela.

No caso da internet, existem muitas ferramentas com foco em SEO (otimização para mecanismos de busca, em português) que podem simplificar esse trabalho, como é o caso do SEMrush, Ubersuggest, entre outros. Vamos conhecer mais sobre eles:

SEMrush

Uma das ferramentas de SEO mais completas e mais utilizadas, com versão gratuita e planos pagos personalizados. 

Com ela é possível medir o volume de buscas para as palavras-chave relacionadas ao seu negócio, dados de conversão e de tráfego dos seus concorrentes, análise da estrutura interna de seu site e mais. 

A plataforma é tão completa que acaba confundindo quem a está conhecendo, por isso ela é dividida em kits, voltados para algumas necessidades específicas, como SEO, mídia social, pesquisa competitiva, entre outros.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma excelente alternativa gratuita com foco em SEO. O diferencial para o SEMrush é que a ferramenta disponibiliza algumas pesquisas diárias gratuitas, sem necessariamente ter cadastro. 

Ao acessar a página inicial já é possível realizar pesquisas relacionadas à palavras-chave resultando em diferentes métricas, como resumo geral da palavra-chave, sugestões de palavras-chave similares, análise das estratégias utilizadas por concorrentes, e mais.

De forma geral, tanto o Ubersuggest quanto o SEMrush são ótimas plataformas para quem está fazendo a análise de concorrência, por possibilitar elaborar uma estratégia de marketing digital bem robusta para a sua empresa. 

4 – Faça você mesmo

Depois de analisar os dados coletados através das ferramentas que citamos, você também pode descobrir informações sozinho. Para isso você pode fazer o papel de um cliente em potencial e realizar uma compra mesmo para entender a experiência.

Além disso, é possível seguir nas redes sociais e acompanhar as publicações, se inscrever em newsletter para receber as informações sobre a marca, abandonar um produto no carrinho de compras para ver como será a comunicação, entre outras abordagens. 

O que não fazer na análise de concorrência

Tão importante quanto saber como fazer a análise é importante saber o que não fazer para prejudicar os resultados e entender os dados corretamente. 

  • Não analisar os dados coletados: não deixe os dados que você coletou parados, utilize-os para criar um planejamento estratégico de forma eficiente. 
  • Fazer apenas uma análise isolada: com as constantes mudanças do mercado, seus concorrentes também se atualizam periodicamente, por isso é importante fazer análises periódicas para não trabalhar com dados desatualizados. 
  • Não simplificar a análise: como citamos, existem muitas ferramentas que podem auxiliar no processo de análise de concorrência. Aposte nelas para automatizar a análise e ter resultados mais significativos em pouco tempo. 
  • Não avaliar a logística do concorrente: entender como é o sistema de envio de pedidos dos concorrentes é interessante para avaliar possíveis fornecedores e parceiros de frete. 

Conte com a Pegaki nas suas entregas

Com a análise de concorrência feita (periodicamente), chegou a hora de colocar na prática os insights que você tirou dos dados coletados e gerar mais vendas para o seu negócio.

Mas garanta que todos os processos estejam alinhados para que você não crie experiências de compra desagradáveis ao seu consumidor. Como com as entregas, uma das etapas mais importantes e que pode colocar toda a experiência de compra em jogo. Por isso, conte com parceiros confiáveis, como a Pegaki. 

Com mais de 3 mil pontos de coleta e retirada de produtos espalhados pelo país, entregar para o cliente com agilidade e economia é muito simples.

Conheça nossas soluções e economize ao vender online!

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