Marketing digital e vendas online são como unha e carne: estão sempre juntos.
A relação é intensa, um não vive sem o outro.
Por outro lado, embora essa não seja uma novidade, não são poucos os micro e pequenos empreendedores que deixam de aproveitar os benefícios de uma estratégia de vendas online.
Sem saber, eles acabam deixando dinheiro na mesa, desperdiçando incontáveis oportunidades de vender mais e fidelizar clientes.
Temos certeza de que você não quer isso para o seu negócio, certo?
Felizmente, o marketing digital é acessível para todos e pode te ajudar a ter bons resultados.
É isso que vamos mostrar neste artigo.
Acompanhe a leitura e veja como dar início a uma trajetória bem sucedida!
Marketing digital e vendas online: uma parceria de sucesso
Números não faltam para ilustrar o poder de uma estratégia de marketing digital bem executada.
Caso contrário, 78% dos diretores de marketing não teriam a certeza de que essa área do marketing concentrará dois terços dos investimentos daqui para frente, segundo a Adweek (em inglês).
De acordo com a Hubspot (também em inglês), mais da metade dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que admiram.
Quem não se faz presente na web não só deixa de vender, como acaba caindo no esquecimento.
Como fazer marketing digital para vendas online: 5 dicas
Claro que, para gerar bons resultados, é preciso que suas ações de marketing digital sejam conduzidas do jeito certo.
A propósito, essa é uma das principais falhas que levam PMEs a deixar de investir em estratégias online.
Segundo uma pesquisa publicada na revista Exame, 61% dessas empresas têm dificuldade em encontrar a melhor estratégia de marketing digital.
A boa notícia é que, para você, esse tipo de incerteza acaba a partir de agora.
Confira abaixo como levar adiante suas próximas iniciativas de marketing online.
Utilize técnicas de SEO
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, a Otimização para Motores de Busca, como o Google e o Bing, por exemplo.
Trata-se de um conjunto de técnicas com as quais uma empresa usa conteúdos publicados em sites para atrair mais acessos e aparecer nos resultados de uma busca, e fazer mais vendas a partir disso.
Por sua vez, a otimização pode ser feita “on page”, ou seja, dentro da página, ou “off page” quando as ações acontecem em outros sites e plataformas digitais.
No SEO on page, existe uma série de técnicas e especialidades que ajudam um site a aumentar a visibilidade de uma marca.
Uma das mais eficazes delas é o marketing de conteúdo, que vamos abordar a seguir.
Tenha uma estratégia de marketing de conteúdo
O oferecimento de conteúdo gratuito é um formato de marketing digital em que se busca basicamente dois objetivos: gerar leads e conversões.
Lead é toda pessoa que, após acessar um site de uma empresa e deixar seus dados em um formulário, toma consciência de um problema e entende que as soluções dessa empresa podem ajudar a resolver a questão.
Conversão é quando esse lead deixa de ser um consumidor de conteúdo e passa a ser cliente.
Sendo assim, para gerar leads e conversões, um site precisa estar otimizado para ser encontrado na web por pessoas com potencial para se tornarem clientes.
É isso que faz o conteúdo, por meio de palavras-chave que tornam textos, artigos, e-books e outros formatos rastreáveis e indexáveis pelo Google e outros motores de busca.
Não subestime o e-mail marketing
O relatório State of Marketing 2022, realizado pela HubSpot, em parceria com a Rock Content, Litmus e Wistia, apontou que 95% dos profissionais de marketing concordam que e-mail marketing é um ótimo canal para melhorar os resultados do negócio. Além disso, ele também foi considerado o canal mais eficaz, ficando na frente de busca orgânica e mídia social.
Deixar de aproveitar as vantagens dessa poderosa ferramenta é um desperdício para quem pretende vender mais.
Para ter os melhores resultados, vale investir em softwares de gestão e disparo de e-mails, como o RD Station, HubSpot, Mailchimp, Sendinblue, E-goi, entre outros.
O que não pode é achar que ninguém lê e-mails: esse só vai ser o caso se as suas mensagens não forem relevantes e atraentes.
Use suas redes sociais
Outra forma de se fazer notar pelos motores de busca é publicar com regularidade conteúdos em redes sociais.
Dessa forma, você também cria uma audiência formada pelas pessoas que curtem, compartilham e comentam em suas publicações.
Sua empresa pode ainda aproveitar o retorno gerado pelas campanhas pagas no Facebook e Instagram, para ficar apenas nas redes mais acessadas.
Pode também aproveitar as muitas funcionalidades de aplicativos como o WhatsApp Business, em que você tem uma série de estatísticas para medir o alcance de suas mensagens.
Conte com o remarketing
Talvez o remarketing seja tão subestimado quanto o e-mail marketing.
Embora não haja estatísticas atestando isso, é a percepção que se tem entre as PMEs menos amadurecidas digitalmente.
Essa é uma estratégia eficaz que você pode usar em anúncios em redes sociais e na plataforma Google Ads. O remarketing consiste em impactar novamente alguém que visitou seu site e ainda não fez uma compra.
Não deixe de aproveitá-la para chegar às pessoas que já demonstraram interesse em sua marca, mas que ainda não tomaram a decisão de comprar.
Primeiros passos no marketing digital: por onde começar?
Como diz o antigo provérbio, “toda grande jornada começa com o primeiro passo”.
Agora que você já sabe o que fazer, está sem suas mãos dar o pontapé inicial.
A melhor parte é que, como vimos, é possível começar com um investimento pequeno, até porque é sempre válido testar antes de investir para valer.
Um bom ponto de partida são as redes sociais, já que a criação de páginas para empresas é gratuita.
Crie um calendário de publicações, as quais poderão ser classificadas conforme o tipo de lead que você pretende atrair, seja com uma pegada mais vendedora ou mais informativa.
Seja qual for a sua opção, o mais importante é começar, afinal, bons resultados só aparecem com o tempo.
Aumente as vendas e garanta as entregas com a Pegaki
Marketing digital e vendas online funcionam ainda melhor quando sua empresa conta com uma logística bem estruturada para entregar com qualidade ao consumidor.
Para isso, conte com os pontos de retirada da Pegaki. Uma opção econômica tanto para o vendedor quanto para o consumidor, que ainda pode gerar novas oportunidades para o comércio em que se encontra o ponto.
Está ao seu alcance vender mais e melhor para todo o Brasil.
A Pegaki é a sua parceira na hora de enviar encomendas para todo o território nacional!