Pegaki

Logo-black

Como aumentar as vendas no marketplace: 10 dicas

Publicado em

por:

como-aumentar-as-vendas-no-marketplace

Você está interessado em saber como aumentar as vendas no marketplace?

Apontado como o “salvador do pequeno negócio” em razão do crescimento acima da média do e-commerce (que já é alto), esse modelo apresenta hoje as melhores oportunidades.

Porém, as oportunidades só podem ser bem aproveitadas quando estamos preparados.

Confira o que fazer para mandar bem nas vendas e encantar seus clientes!

Como aumentar as vendas no marketplace

Pense no marketplace como um grande shopping virtual.

Da mesma forma que nos centros comerciais físicos, neles estão diversos lojistas, muitos de um mesmo nicho, competindo entre si pelas maiores fatias do mercado.

Tendo ao seu lado diversos concorrentes, é preciso se diferenciar para vender bem.

A vantagem é que, em um marketplace, você não está limitado a um ponto de venda físico.

Com os recursos e as estratégias certas, é possível canalizar boas porções do grande tráfego que eles recebem para sua loja online.

Precifique estrategicamente

Um equívoco cometido por lojistas inexperientes é achar que preço baixo é tudo.

Embora importante, o fator preço é bastante relativo, dependendo de certos fatores como qualidade, atendimento e, principalmente, credibilidade da marca.

É o que sugere a pesquisa Trust Barometer 2020, da Edelman (em inglês). 

Segundo o levantamento, 75% dos consumidores se disseram dispostos a comprar das marcas que confiam, mesmo que seus preços não sejam os mais em conta. 

Além de trabalhar a credibilidade por meio do atendimento e dos pós-venda (como veremos mais à frente), não deixe de precificar aliando dois fatores.

O primeiro é o seu custo de produção, que pode ser calculado pelo índice Markup, por exemplo.

O outro é o preço dos concorrentes, que você pode cobrir compensando com sua margem de lucro ou reduzindo custos fixos.

Use o SEO a seu favor

Estar em um marketplace, recebendo um grande tráfego, é uma facilidade muito bem-vinda, mas não é tudo.

É preciso investir também em marketing digital.

Para se destacar perante os concorrentes, é preciso fazer com que seus produtos apareçam bem nas buscas feitas na internet.

Esse destaque pode ser obtido por meio da otimização para motores de busca (SEO), na qual o uso de palavras-chave nas descrições permitem mais acessos.

Mostre as melhores imagens

Se nas lojas físicas, a vitrine é o principal chamariz para as pessoas que passam pela loja, no e-commerce, esse papel cabe às imagens.

O ideal é utilizar imagens com qualidade profissional, que realcem as qualidades de um produto ou mostrem sua utilidade.

Preste atenção na iluminação, no enquadramento, na resolução do arquivo, entre outros detalhes.

Cuide bem do atendimento

Como vimos, o consumidor está disposto a pagar mais quando tem confiança em uma marca.

O atendimento também faz muita diferença nesse aspecto. 

É o que indica uma pesquisa publicada no site PEGN, na qual 8 em cada 10 consumidores dizem que pagariam mais para serem melhor atendidos.

A verdade é que um cliente bem atendido quase sempre volta.

Essa é a chave para o sucesso de todo comércio, seja físico ou eletrônico.

Estruture o seu pós-venda

Além de buscar o melhor atendimento, o cliente conta com o apoio da loja depois que recebe o produto.

Isso vale para eventuais trocas e devoluções, em que o direito do consumidor assegura prazo de 30 dias para produtos perecíveis, e de 90 dias para bens duráveis.

Tendo em vista essa possibilidade, é fundamental que o lojista tenha estruturada uma logística reversa para receber os produtos devolvidos.

Além disso, você pode simplesmente mostrar seu interesse pelo consumidor, enviando mensagens para se certificar de que o produto correspondeu às expectativas.

Assim, ganha pontos valiosos a partir do relacionamento, aumentando as chances de fidelização.

Invista em remarketing 

Uma vantagem dos canais digitais de vendas é que é possível trabalhar o remarketing como em nenhum outro meio.

Exemplo disso é que acontece com as plataformas de anúncios como Google Ads e Facebook Ads, que conseguem rastrear as pessoas que já foram impactadas por seus anúncios.

Não deixe de aproveitar essa ferramenta para atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já conhecem seus produtos.

Tenha uma estratégia para carrinhos abandonados 

Segundo levantamento do Baymard Institute (em inglês), 69,82% dos carrinhos de compras online são abandonados.

É uma proporção elevada e que demanda de todo lojista em um marketplace uma postura atenta e preventiva.

As principais razões identificadas são:

  • 60% abandonam por causa dos custos com frete ou taxas
  • 37% desistem diante da obrigatoriedade de criar uma conta
  • 28% não suportam um processo de checkout muito longo
  • 23% deixam de comprar ao ver o cálculo do frete apenas no checkout
  • 20% abandonam por erros no site
  • 19% não se sentem seguros para informar dados confidenciais.

Faça vídeo marketing

Melhor do que imagens é exibir as funções e as qualidades dos seus produtos com vídeos.

Além de expandir as possibilidades em termos de visualização, é também uma forma de entreter e gerar engajamento.

Um sinal disso é uma pesquisa da Quintly (em inglês), segundo a qual, só no Instagram, os vídeos geram três vezes mais engajamento do que as fotos. 

Atenção ao frete e às entregas 

Bom atendimento, pós-venda eficaz e a confiança no relacionamento têm tudo a ver com a eficiência nas entregas.

Uma possibilidade para quem tem loja em um marketplace e deseja ampliar sua capacidade de distribuição é o modelo Pick Up & Drop Off (PUDO).

As entregas são feitas em pontos credenciados à escolha do consumidor, representando assim mais alcance e agilidade no delivery.

Aumente as vendas e use a Pegaki para entregar

Não há como aumentar as vendas no marketplace sem uma logística de entregas sólida.

A Pegaki ajuda você a entregar mais, poupando até 70% dos custos com frete.

Isso graças ao nosso modelo PUDO de pontos de retirada, no qual o consumidor compra online e coleta sua encomenda em um estabelecimento comercial mais conveniente.

Conheça nossas soluções, venda bem e aumente a sua abrangência territorial a um custo muito mais competitivo!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

vender-pelo-marketplace

Como vender pelo marketplace em 6 passos

marketplaces-de-moda

Marketplaces de moda são opção para vender roupas online

Categorias