Como gerar economia nas entregas e coletas
A busca pela entrega perfeita envolve diversas variáveis que precisam ser consideradas como valor do frete, custos envolvidos, percepção dos clientes, velocidade de entrega e coleta, atendimento, tecnologias e muito mais.
Atender um cliente que deseja frete grátis e velocidade na entrega parece ser o desafio do ano para muitos varejistas. Ao mesmo tempo, é uma tendência que tem ganhado fama entre os consumidores. É possível suprir a necessidade dos clientes de forma lucrativa para empresa sem perder a qualidade? Separamos algumas dicas que podem ajudar nesse desafio e que podem ser o diferencial para a sua operação.
Otimização de processos
A logística está passando por um processo de digitalização para atender a demanda de um consumidor que está mais ágil. Com isso é possível encontrar diversas tecnologias no mercado que podem substituir a maioria dos processos manuais que hoje fazem parte do dia a dia das empresas e geram mais custos operacionais.
Algumas tecnologias como TMS (Transportation Management System) podem otimizar processos básicos e complexos de gerenciamento de transporte da sua empresa. Utilize as pessoas para processos estratégicos da sua organização e deixe a tecnologia assumir o papel dela, que é otimizar tempo, dinheiro e pessoas.
Gestão de estoque
Todo processo de entrega inicia pelo básico: um estoque em dia, uma compra realizada e um cliente pronto para receber. Mas a teoria é bem mais fácil que a prática, correto? Equilibrar o estoque é o primeiro passo para evitar custos extras na sua organização.
Fazer a gestão entre estoque físico e online pode se tornar um desafio para o e-commerce e varejo. Por isso é recomendado o uso de sistemas que podem facilitar nesta hora, como o WMS, sistema de gerenciamento de armazém na tradução.
Um sistema WMS de qualidade entrega segurança para a empresa operar nas duas frentes, online e offline. Ao longo dos anos, com o crescimento exponencial do e-commerce, é preciso estar preparado para os novos desafios que irão surgir e atender a demanda de um consumidor ainda mais exigente.
PUDOs como diferencial competitivo
Um dos maiores problemas da logística atual é o alto índice de revisitas. As transportadoras possuem índices de até 20% no total das entregas do mês, é um indicador de extrema importância mas que tem solução. Em situações nas quais o cliente não está presente para receber o produto, é necessário buscar outras formas para recebê-lo que não cause prejuízos ao transportador, como os PUDOs.
Os PUDOs são pontos de coleta e retirada que ficam localizados em locais estratégicos, sempre perto dos clientes para que ele possa vir e retirar sua encomenda. Por exemplo: Alice não tem disponibilidade para receber o produto em casa, mas consegue retirar na loja da esquina, próximo ao trabalho dela. Fácil né?
Ou seja, os PUDOs são ótimas ferramentas para quem busca, além de reduzir o índice de revisitas, reduzir também os custos com combustível, manutenção dos veículos e horas extras para os entregadores.
Hoje já existem diversos modelos de pontos de coleta que você pode conhecer melhor neste artigo aqui.
Roteirização de entregas e coletas
Muitos custos envolvem a realização de entregas e coletas, um dos maiores é o combustível, que tem peso direto no preço do frete e acaba influenciando na decisão de compra do cliente. Um dos principais abandonos de carrinho no e-commerce é motivado pelo preço do frete, mas isso você já sabe. Existem algumas tecnologias que permitem que o seu frete seja competitivo com os demais.
A roteirização de entregas da AgileProcess, por exemplo, permite que as rotas de entrega e coleta sejam criadas da forma mais otimizada e ágil possível. Com ela é possível reduzir os km percorridos por cada motorista entre uma entrega e outra, criar rotas mais assertivas que reduzem os gastos com combustível e melhoram a produtividade do motorista. A roteirização também permite considerar janelas de atendimento e zonas de restrição e horário para garantir a segurança dos envolvidos.
As tecnologias vieram para facilitar no dia a dia dos operadores e principalmente para reduzir os custos de transporte. A digitalização da logística é um movimento constante e de grande aprendizado para empresas que trabalham de forma tradicional ainda nos dias de hoje.
Conheça as possibilidades com a Pegaki
O que a sua empresa está esperando para entrar no mundo da logística digital, realizar entregas mais rápidas e econômicas e ganhar destaque no mercado com a fidelização dos clientes?
A Pegaki é uma empresa de soluções logísticas e referência em PUDOs no Brasil, que pode tornar seu negócio ainda mais lucrativo. Para quem realiza entregas, conheça as possibilidades que os PUDOs podem dar ao negócio.