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8 tendências e soluções de entrega para e-commerce

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Garantir a entrega no e-commerce é fundamental para aproveitar a onda de crescimento desse setor no Brasil.

O mês de novembro de 2021 trouxe motivos para os lojistas online comemorarem já que, segundo o índice MCC-ENET, o faturamento cresceu 4,09%.

Entre as categorias que mais venderam, destacam-se eletrônicos, informática, móveis, eletrodomésticos e vestuário.

Porém, nessa onda só vão surfar aqueles que estiverem preparados e, para isso, é indispensável contar com soluções para levar seus produtos ao consumidor final.

Neste artigo, você vai saber o que está em jogo quando se trata de fazer entregas e como se preparar para prestar um serviço que supera as expectativas.

Acompanhe!

Entrega no e-commerce: um desafio a vencer

Segundo reportagem na revista Exame, as entregas em até 24 horas correspondem à metade das vendas no e-commerce.

Ou seja, quem não estiver preparado para levar suas mercadorias ao cliente nesse prazo, provavelmente vai ficar para trás e deixar dinheiro na mesa.

Sendo assim, assegurar uma entrega rápida é o principal desafio a ser superado, especialmente para os pequenos e médios lojistas virtuais.

Fazer com que o produto chegue às mãos do consumidor no local mais conveniente também é um desafio.

Considerando que nem todos podem ou querem ficar em casa só para receber uma encomenda, é preciso pensar em soluções mais criativas.

Como veremos mais adiante, já existem soluções à disposição, como o modelo Pick-Up & Drop-Off.

A importância do tempo de entrega no e-commerce

Para ser competitivo no comércio eletrônico, é preciso entregar muito rápido.

Para as grandes redes varejistas e de marketplace, essa parte do trabalho não chega a ser tão difícil, afinal, elas contam com uma colossal rede de distribuição e infraestrutura.

Já para os que estão dando os primeiros passos nesse segmento, a realidade pode se mostrar desafiadora.

Afinal, como fazer para igualar os grandes players do setor nos quesitos eficiência e, principalmente, agilidade?

8 soluções de entrega para e-commerce

A resposta para a pergunta feita acima está em um conjunto de soluções que, combinadas, levam a resultados melhores em e-commerce.

Cabe destacar que, além do fator tempo, é preciso sempre levar em conta a experiência do cliente.

Digamos que você disponha de uma estrutura logística capaz de entregar rápido.

Por outro lado, se o cliente recebe um produto aquém das expectativas, em uma embalagem pouco atrativa de um entregador relapso, provavelmente a impressão será das piores.

Portanto, além da rapidez, o lojista online precisa contar com um suporte capaz de prestar um serviço de qualidade em todos os sentidos.

Confira abaixo como fazer para chegar nesse patamar de excelência, seguindo as principais tendências e soluções em delivery.

Pick up points

Os pick up points são a mais difundida das modalidades de entrega pelo modelo PUDO.

Nele, as entregas deixam de ser feitas exclusivamente em domicílio, passando a contar com estabelecimentos comerciais para receber e entregar produtos.

Quando opta por esse tipo de entrega, o consumidor escolhe um ponto cadastrado mais conveniente para receber sua encomenda. 

É uma solução prática para ambas as partes, porque dá mais liberdade de escolha para o cliente, enquanto minimiza os custos com transporte para o e-commerce.

Cálculo de frete

Gerir operações logísticas em um país de dimensões continentais como o Brasil requer um grande esforço e, claro, muita estratégia.

Uma das formas de reduzir o impacto dos custos por entregar em regiões mais distantes é fazer o cálculo do frete.

Dessa forma, o lojista fica sabendo antecipadamente quanto vai custar entregar em uma certa região.

A partir disso, ele pode decidir se vale a pena ou não cobrir determinada área.

Lockers

Em franca expansão no Brasil, os lockers, ou armários inteligentes, são uma alternativa de baixo custo para quem vende e muito prática para quem compra online.

Só na cidade de São Paulo, a modalidade cresceu 30%, o que mostra que há fôlego para aumentar ainda mais em outras regiões.

Tal como as entregas no modelo de pontos de coleta, os produtos são deixados em um ponto à escolha do consumidor.

A diferença é que, na hora da entrega, a encomenda é deixada em um armário, cuja abertura é feita por um código enviado para o cliente.

Curbside pick up

Embora seja mais popular nos Estados Unidos e partes da Europa, o modelo de entregas curbside pick up é promissor e tem tudo para se consolidar no Brasil.

Nesse caso, as entregas são feitas na calçada, depois de o cliente fazer a compra online.

Em algumas redes varejistas, o cliente nem precisa sair de dentro do carro para receber o produto.

Click & collect

Vale destacar também o modelo click & collect, esse sim já bastante popularizado no Brasil.

Consiste na entrega de produtos em uma loja física, após o cliente realizar a compra via e-commerce.

Nesse caso, eventuais trocas ou devoluções também são feitas pela loja, que pode aceitar ou não a entrega do item em um outro ponto de venda.

Apps de entrega

Outra tendência que vem ganhando força é o uso de aplicativos de entrega como solução logística.

O lojista se cadastra em plataformas como Rappi ou Loggi e, mediante o pagamento de uma taxa, conta com a infraestrutura dessas empresas para fazer suas entregas.

Outsourcing

A terceirização continua sendo uma alternativa para quem precisa entregar com rapidez e segurança.

É o que fazem os e-commerces que preferem contar com um parceiro mais experiente no ramo de delivery, considerando fatores como capacidade de entregas, abrangência e custos.

Logística própria

Apesar dos enormes desafios de operar logisticamente no Brasil, sempre se pode considerar a possibilidade de desenvolver a própria rede de distribuição.

Os custos serão bem maiores, mas, em compensação, o e-commerce ganha mais independência e mobilidade, podendo decidir onde e como entregar com mais autonomia.

Como a Pegaki ajuda você a entregar?

Você deve ter percebido a importância de entregar rápido, certo? 

Para te ajudar nisso, conheça os pontos de retirada da Pegaki que te conectam com os clientes através de pontos de retirada estrategicamente espalhados pelo Brasil.

Com nossa tecnologia omnichannel, tornamos a logística mais eficiente ao conectar transportadoras, centros de distribuição e pontos de retirada.

Seja qual for o seu desafio para fazer entregas e otimizar logística, nós temos a solução.

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