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Como tornar a entrega mais rápida para seus clientes

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Apesar de o preço ser um dos fatores mais importantes para o comércio em qualquer plataforma, fazer uma entrega mais rápida pesa bastante a favor do lojista que vende pela internet.

É o que aponta a pesquisa em inglês Global Consumer Insights Brasil 2021, da PwC.

De acordo com o levantamento, 49% dos consumidores consideram a rapidez e a confiabilidade nas entregas os fatores mais importantes na experiência de compra.

Entregar rápido demanda um grande preparo logístico de ponta a ponta.

Da First Mile até a Last Mile, é preciso contar com uma rede de operações bem estruturada, ainda mais no Brasil, onde há uma série de riscos associados à cadeia de suprimentos.

Descubra como ganhar agilidade na hora de fazer suas entregas.

Entrega mais rápida: um objetivo importante

Lembre-se que os números não mentem.

A partir do que apontam as pesquisas, fica fácil entender por que entregar com rapidez é tão importante.

O primeiro fator a ser colocado na balança é a satisfação do consumidor.

Afinal, ao comprar online, ele quer ter uma experiência que justifique essa escolha, certo? 

Como vimos, a agilidade e a credibilidade são fundamentais, até porque o consumidor não está vendo presencialmente nem tocando o produto. 

Isso sem contar que o comportamento de compra hoje é cada vez mais omnichannel, ou seja, com presença ativa em todos os canais de compra, físicos e virtuais.

Esse perfil de consumidor também se caracteriza por ser bastante atento e exigente em relação ao atendimento, logo, quem não garantir a satisfação em todos os níveis vai ficar para trás.

Como tornar a entrega mais rápida

Operar logisticamente no Brasil é um desafio e tanto, considerando obstáculos como a precariedade de muitas rodovias, custos com seguros, congestionamentos e riscos de assalto.

Nesse contexto de grande dificuldade, a melhor resposta para ter mais agilidade nas entregas é apostar no planejamento.

Como veremos a seguir, esse não é o único passo a ser dado para aumentar a eficiência no delivery.

Afinal, a operação logística pode apresentar surpresas, portanto, é preciso ter uma visão completa dos processos que envolvem a distribuição de produtos e tentar se antecipar a elas.

Confira a seguir!

Planeje e organize

Assim como outras atividades produtivas, trabalhar com entregas requer todo um planejamento para dar conta dos múltiplos fatores envolvidos nas operações.

Os principais deles são:

  • Organização dos pedidos para expedição
  • Contatos e endereços dos clientes
  • Nomes e contatos dos fornecedores
  • Custo das matérias-primas (se for o caso)
  • Custo das entregas.

Esses fatores podem se aplicar também para quem vende em marketplaces, já que, em boa parte deles, as entregas ficam a cargo do lojista.

Conheça sua logística

Cálculos são uma constante para quem trabalha com entregas.

É fundamental estar preparado para dar conta da demanda, calculando quanto a loja consegue entregar em um determinado período de tempo.

Nos marketplaces, traduzir em números a capacidade de entregar é questão de sobrevivência, afinal, esse é o modelo de e-commerce que mais cresce no Brasil.

Lembre-se que o consumidor hoje é omnichannel e não pensa duas vezes antes de trocar de marca quando sente que suas expectativas não são atendidas.  

Forme parcerias 

A Last Mile é um dos pontos críticos para o e-commerce porque é nela que costumam acontecer a maior parte dos problemas logísticos.

Assim, quanto mais articulada for a sua rede de distribuição, maior será sua capacidade de resposta quando esses problemas vierem à tona.

Em regiões e horários de tráfego intenso, pode ser uma solução mais adequada recorrer às entregas com couriers, como transportadoras especializadas ou os próprios Correios.

O que importa é que haja sempre alternativas para garantir a entrega no prazo acordado, no local que o cliente preferir e, se possível, com antecedência.

Use pontos de retirada 

O modelo Pick Up & Drop Off (PUDO) é um sucesso mundial em função das vantagens percebidas tanto por quem vende quanto por quem compra online.

Para quem está à frente de um e-commerce, é a solução mais ágil e barata para entregar mais em menos tempo.

Já para o consumidor, é a maneira de receber produtos com mais rapidez, já que permite escolher onde a entrega será feita.

Entregue mais rápida com a Pegaki

A boa notícia é que as facilidades dos pontos de retirada estão ao seu alcance.

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