Apesar de o preço ser um dos fatores mais importantes para o comércio em qualquer plataforma, fazer uma entrega mais rápida pesa bastante a favor do lojista que vende pela internet.
É o que aponta a pesquisa em inglês Global Consumer Insights Brasil 2021, da PwC.
De acordo com o levantamento, 49% dos consumidores consideram a rapidez e a confiabilidade nas entregas os fatores mais importantes na experiência de compra.
Entregar rápido demanda um grande preparo logístico de ponta a ponta.
Da First Mile até a Last Mile, é preciso contar com uma rede de operações bem estruturada, ainda mais no Brasil, onde há uma série de riscos associados à cadeia de suprimentos.
Descubra como ganhar agilidade na hora de fazer suas entregas.
Entrega mais rápida: um objetivo importante
Lembre-se que os números não mentem.
A partir do que apontam as pesquisas, fica fácil entender por que entregar com rapidez é tão importante.
O primeiro fator a ser colocado na balança é a satisfação do consumidor.
Afinal, ao comprar online, ele quer ter uma experiência que justifique essa escolha, certo?
Como vimos, a agilidade e a credibilidade são fundamentais, até porque o consumidor não está vendo presencialmente nem tocando o produto.
Isso sem contar que o comportamento de compra hoje é cada vez mais omnichannel, ou seja, com presença ativa em todos os canais de compra, físicos e virtuais.
Esse perfil de consumidor também se caracteriza por ser bastante atento e exigente em relação ao atendimento, logo, quem não garantir a satisfação em todos os níveis vai ficar para trás.
Como tornar a entrega mais rápida
Operar logisticamente no Brasil é um desafio e tanto, considerando obstáculos como a precariedade de muitas rodovias, custos com seguros, congestionamentos e riscos de assalto.
Nesse contexto de grande dificuldade, a melhor resposta para ter mais agilidade nas entregas é apostar no planejamento.
Como veremos a seguir, esse não é o único passo a ser dado para aumentar a eficiência no delivery.
Afinal, a operação logística pode apresentar surpresas, portanto, é preciso ter uma visão completa dos processos que envolvem a distribuição de produtos e tentar se antecipar a elas.
Confira a seguir!
Planeje e organize
Assim como outras atividades produtivas, trabalhar com entregas requer todo um planejamento para dar conta dos múltiplos fatores envolvidos nas operações.
Os principais deles são:
- Organização dos pedidos para expedição
- Contatos e endereços dos clientes
- Nomes e contatos dos fornecedores
- Custo das matérias-primas (se for o caso)
- Custo das entregas.
Esses fatores podem se aplicar também para quem vende em marketplaces, já que, em boa parte deles, as entregas ficam a cargo do lojista.
Conheça sua logística
Cálculos são uma constante para quem trabalha com entregas.
É fundamental estar preparado para dar conta da demanda, calculando quanto a loja consegue entregar em um determinado período de tempo.
Nos marketplaces, traduzir em números a capacidade de entregar é questão de sobrevivência, afinal, esse é o modelo de e-commerce que mais cresce no Brasil.
Lembre-se que o consumidor hoje é omnichannel e não pensa duas vezes antes de trocar de marca quando sente que suas expectativas não são atendidas.
Forme parcerias
A Last Mile é um dos pontos críticos para o e-commerce porque é nela que costumam acontecer a maior parte dos problemas logísticos.
Assim, quanto mais articulada for a sua rede de distribuição, maior será sua capacidade de resposta quando esses problemas vierem à tona.
Em regiões e horários de tráfego intenso, pode ser uma solução mais adequada recorrer às entregas com couriers, como transportadoras especializadas ou os próprios Correios.
O que importa é que haja sempre alternativas para garantir a entrega no prazo acordado, no local que o cliente preferir e, se possível, com antecedência.
Use pontos de retirada
O modelo Pick Up & Drop Off (PUDO) é um sucesso mundial em função das vantagens percebidas tanto por quem vende quanto por quem compra online.
Para quem está à frente de um e-commerce, é a solução mais ágil e barata para entregar mais em menos tempo.
Já para o consumidor, é a maneira de receber produtos com mais rapidez, já que permite escolher onde a entrega será feita.
Entregue mais rápida com a Pegaki
A boa notícia é que as facilidades dos pontos de retirada estão ao seu alcance.
Com as soluções da Pegaki, você poupa até 70% dos custos com frete, por meio do nosso sistema pioneiro no Brasil.
Use nossas soluções para se conectar com as principais transportadoras e mais de 3 mil pontos de retirada em todo o país.
Seja um parceiro Pegaki e amplie sua capacidade de entrega a um custo mais acessível!