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Marketplace para vender online: tudo para começar nesse mercado

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Encontrar um marketplace para vender é um passo fundamental para quem pretende montar uma loja online.

Para escolher com sucesso, é preciso estar bem informado.

Afinal, em um mercado que cresce acima da média do próprio e-commerce, não se pode esperar moleza ou pouca concorrência.

Por outro lado, com uma estratégia adequada e processos de distribuição simples, mas eficazes, dá para tirar de letra os desafios de vender nessas plataformas.

Opções não faltam e, por isso mesmo, é fundamental escolher criteriosamente o parceiro, considerando uma série de fatores.

Confira tudo que precisa saber para começar a vender em marketplaces.

O que é um marketplace para vender?

Marketplace é uma categoria à parte de comércio eletrônico, no qual um único site abriga diversas lojas online.

Não por acaso, esse tipo de plataforma de vendas é também chamado de “shopping virtual”, já que, na prática, funciona de maneira muito parecida a um shopping center.

Enquanto nos shoppings físicos os lojistas pagam uma espécie de condomínio para usufruir do espaço, na maioria dos marketplaces são cobradas comissões por venda.

Há também os que cobram mensalidades, o que permite, por outro lado, reduzir o valor das comissões.

Os produtos devem ser fornecidos pelo próprio lojista, conforme as regras e especificações de cada plataforma.

O mesmo se aplica às entregas.

Enquanto alguns marketplaces facilitam a vida do lojista com uma logística própria, em outros, essa responsabilidade fica 100% com quem vende.

Como funcionam as vendas em marketplace

Você pode imaginar o marketplace de forma semelhante a uma loja física, já que o sistema de vendas é praticamente idêntico.

O lojista exibe seus produtos na plataforma e, com isso, passa a atrair pessoas interessadas em suas soluções.

Para isso, o primeiro passo é cadastrar os produtos para venda conforme as indicações fornecidas pela plataforma.

Uma vez que um cliente conclua o checkout de compra, é hora de separar o produto para envio, que pode ser feito via Correios ou transportadora privada.

Depois de enviar, o lojista faz a comunicação da venda para o marketplace, que faz o recolhimento da comissão devida.

Outro aspecto importante é o pós-venda, já que existe sempre o risco de o produto apresentar defeito ou ter atrasos na entrega.

Como entrar no marketplace para vender

“Toda grande jornada começa com o primeiro passo”, diz o provérbio.

Em um marketplace, esse passo consiste no cadastro do vendedor e dos produtos que serão comercializados.

Em geral, é um procedimento bastante simples, que demanda apenas o repasse de algumas informações básicas.

Basta que o futuro lojista acesse o site do marketplace na área de cadastro de novos vendedores e informe os dados pessoais e da empresa para formalizar um pedido de adesão.

Depois, é só esperar pela aprovação do pedido, que em alguns casos, acontece no mesmo dia.

Uma vez aprovado, é hora de cadastrar os produtos na plataforma, onde serão exibidos online com mais ou menos destaque.

Quais os requisitos para vender no marketplace?

Um ponto positivo dos marketplaces é que normalmente eles estabelecem poucas exigências para aceitar lojistas.

Nesse caso, um requisito praticamente obrigatório é contar com um número no CNPJ, ou seja, é preciso ter uma empresa aberta para ser aceito, podendo ser inclusive MEI.

Tem também aqueles que exigem número de Inscrição Estadual, dependendo da região ou da categoria de produtos, entre outros critérios.

Uma terceira exigência é a capacidade de emitir notas fiscais.

Nesse caso, é preciso ter uma assinatura eletrônica.

No entanto, os requisitos formais não são a parte que demanda mais trabalho.

Afinal, as vendas em um marketplace acontecem online e exigem do lojista a capacidade de enviar os produtos vendidos para diferentes regiões do país.

Desta forma, é preciso também estar preparado para fazer entregas, principalmente pelos Correios.

Quanto custa para vender em marketplaces?

Entre as muitas vantagens de vender em um marketplace, está a gratuidade do cadastro como lojista e manutenção da loja online.

É diferente de vender em um shopping, no qual os custos com aluguel e despesas com concessionárias chegam todo mês, não importa o quanto a loja tenha vendido naquele período.

Nos marketplaces, é diferente.

Como não há todo o custo em manter uma infraestrutura física, o lojista é dispensado de pagar taxas mensais, embora haja os que cobrem assinaturas.

No geral, o custo de manter uma loja nessa plataforma é cobrado por venda, sobre a qual incide uma comissão.

Bons marketplaces para vender online

Opções não faltam de marketplaces para vender, todos eles com grande volume de acessos.

Para quem começa, contar com essa retaguarda é fundamental, em razão do tempo e investimento necessário para gerar tráfego qualificado.

Conheça abaixo algumas das plataformas mais atrativas para vender online e suas respectivas comissões:

  • Americanas (B2W): 16%, mais taxa fixa de R$ 5
  • Mercado Livre: entre 11% e 16%, conforme a categoria do produto
  • Amazon: entre 8% e 16%, conforme a categoria do produto
  • Magazine Luiza: entre 10% e 20%, conforme a categoria do produto
  • Dafiti (vestuário e moda): entre 25% e 30%
  • Centauro (artigos esportivos): até 20%
  • Via Varejo: entre 13,5% e 16%, dependendo da categoria do produto
  • Shopee: 12%, limitada a R$ 100 (é o único marketplace que aceita cadastro sem CNPJ).

Melhores produtos para vender no marketplace

Também não faltam alternativas de produtos para vender nos marketplaces, que aceitam todo tipo de item, desde que não seja objeto de controle ou proibido por lei.

Você pode começar nos que trabalham por departamentos, como a Americanas/B2W, Magazine Luiza ou o Amazon, ou optar pelos de nicho.

Se preferir os marketplaces mais amplos, uma dica para saber o que vender é consultar a lista de tendências do Mercado Livre.

Nela, são periodicamente exibidos os termos mais pesquisados no motor de busca interno.

Ou, se você já tem uma estratégia e linha de produtos definidas, pode ingressar em um marketplace de nicho, aproveitando o tráfego de público mais segmentado.

Por exemplo, pode vender roupas em plataformas como a Dafiti ou 2Collab ou material de casa e construção no Madeiramadeira, entre outros produtos específicos.

Dicas para vender no marketplace

Os marketplaces são espaços lucrativos e é por isso mesmo que a concorrência neles é bastante alta.

Assim como você, muitos outros lojistas estarão disputando a atenção e a preferência das pessoas que acessam esses sites.

Lembre-se que a pessoa que acessa um marketplace é um lead com elevado potencial de compra.

Isso não quer dizer que basta montar a loja e esperar os clientes aparecerem.

Sem um preparo adequado, dificilmente você venderá bem, tampouco poderá fidelizar as pessoas atendidas.

Confira a seguir o que não pode faltar em uma estratégia de vendas e marketing para ter um ótimo desempenho comercial.

Defina uma logística de entregas

Apesar de diversas plataformas trabalharem com um sistema de entregas independente, na maioria delas é o lojista quem precisa arcar com os custos e as operações de envio.

Dessa forma, é fundamental definir antes um fluxo de atividades que garanta o despacho das encomendas para o cliente final.

Quanto mais ágil você for nessa etapa, mais rápido o produto chegará e, assim, mais satisfeito ficará o consumidor.

A logística de entregas precisa contemplar o trânsito dos produtos do estoque até os Correios e daí, para o cliente.

Não deixe de planejar cuidadosamente cada envio, calculando quanto tempo você precisará para levar um produto até a agência para ser despachado.

Invista sempre em marketing digital

Não é porque os sites dos marketplaces recebem um grande volume de tráfego diário que você pode se acomodar e esperar que os clientes caiam do céu.

Para direcionar esse tráfego para sua loja, é fundamental investir em estratégias de marketing digital que assegurem uma quantidade adequada de leads para venda.

Alguns marketplaces disponibilizam plataformas de anúncios internas, nas quais o lojista investe um valor para ter sua loja divulgada com maior destaque.

De qualquer forma, é fundamental cuidar da otimização para motores de busca externos (SEO), trabalhando principalmente as descrições dos produtos com palavras-chave estratégicas.

Valorize o design 

Assim como, em uma loja física, a vitrine é essencial para atrair clientes, nos marketplaces as vendas dependem das imagens dos produtos.

Procure fazer fotos de alta qualidade, se possível contratando fotógrafos especializados em fotos para publicidade.

Se a grana para investir estiver curta, você pode aprender a fazer essas fotos seguindo tutoriais na internet.

O mais importante é que as imagens usadas mostrem seus produtos de forma atrativa e, principalmente, que correspondam à realidade.

Lembre-se que o consumidor que compra online é bastante atento e exigente. 

Quando percebe que o produto não é aquilo que a loja anunciava, ele não pensa duas vezes antes de acionar suas redes sociais e os fóruns de defesa do consumidor.

Reputação não tem preço, então, seja criativo, mas sem recorrer a truques.

Tenha um pós-venda estruturado 

O cliente omnichannel é também bastante exigente a respeito do atendimento.

É o que aponta uma pesquisa publicada no portal Mercado e Consumo, na qual 94% dos entrevistados declara que o atendimento é um dos atributos mais importantes de uma loja.

No entanto, atender bem não significa apenas ser simpático e atencioso antes da venda.

Tão importante quanto receber bem um possível cliente é cercá-lo de cuidados também depois da venda.

Como lojista em um marketplace, você e seu cliente poderão ter que lidar com trocas e devoluções de produtos.

Para isso, não deixe de estruturar suas operações de logística reversa, pela qual seus clientes poderão enviar produtos de volta.

Conte com pontos de retirada

Você já ouviu falar do modelo Pick Up & Drop Off, mais conhecido como PUDO?

Essa é a solução que grandes empresas e lojistas em marketplaces estão adotando para dar conta das suas entregas e da logística reversa em suas vendas.

Nesse formato, o cliente compra online e escolhe um ponto de retirada de sua preferência para receber a encomenda.

Essa entrega pode ainda ser feita na própria loja, pela modalidade click & collect.

A vantagem para quem vende é poder contar com mais opções de entrega, baratear custos com transporte e agilizar as operações.

Escolhi o marketplace para vender, e agora?

Uma vez que sua loja online esteja ativa, você precisará estar pronto para dar conta dos pedidos que certamente vão chegar.

Assim, o primeiro ponto de atenção é o estoque.

Quanto mais organizado ele estiver, mais agilidade você terá para encontrar o produto a ser enviado.

Não deixe também de contar com um integrador logístico para fazer a ponte entre suas operações, o marketplace e as transportadoras.

Basicamente, o que essa ferramenta faz é integrar todas as empresas envolvidas em uma venda, garantindo assim que ela seja acompanhada do início ao fim.

Antes de começar a vender, é importante também antecipar os custos com o frete para diferentes regiões do país, até mesmo se você decidir trabalhar apenas na sua cidade ou estado.

Para isso, você pode tomar como referência a ferramenta dos Correios.

Atenção especial à entrega dos produtos

Não se pode esperar sucesso nas vendas online sem uma logística caprichada para dar conta da parte mais importante do negócio: a entrega do produto.

Como vimos, o modelo PUDO é uma alternativa que vem ganhando força por reduzir custos e agilizar as operações.

Os pontos de retirada são a modalidade mais interessante porque ampliam a capacidade de entrega sem obrigar o lojista a arcar com os pesados custos logísticos que teria de outra forma.

Essa é a melhor opção para quem vende em marketplaces, em razão do melhor custo-benefício e da possibilidade de expandir a área de abrangência de forma escalável.

Pegaki é sua parceira para vender no marketplace

Encontrar um marketplace para vender é, como vimos, a parte menos trabalhosa quando se vende online.

É igualmente importante ter uma infraestrutura para dar conta das entregas, sem a qual não haveria nem porque montar uma loja em um marketplace.

Nesse aspecto, a Pegaki é a melhor solução para o seu negócio.

Com nossa tecnologia, conectamos lojistas, transportadoras e clientes por meio dos pontos de retirada.

Você se cadastra na plataforma e pode entregar para todo Brasil, economizando até 70% dos custos que teria com o frete.

Seja um parceiro Pegaki e tenha mais sucesso ao vender online via marketplaces!

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