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Música ambiente para loja: como montar uma playlist de sucesso

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Música ambiente para loja

Engana-se quem acha que música ambiente para loja é um simples detalhe quando se trata de organizar um ponto de venda.

O assunto já é tão sério que existe todo um campo de conhecimento.

É o music branding, dedicado apenas a estudar e a encontrar soluções nesse aspecto.

Existem, inclusive, pesquisas que comprovam os impactos positivos da música sobre a decisão de compra.

Veja, por exemplo, um estudo da Escola Norueguesa de Negócios, segundo o qual músicas animadas podem aumentar as vendas em até 8%.

A Business Insider também publicou alguns estudos (em inglês) ao longo dos anos que explicam como e por que determinadas músicas contribuem com as vendas do varejo. 

E você, está pronto para aproveitar mais essa oportunidade para vender mais e melhor?

Música ambiente para loja: por que é uma boa ideia?

Conforme evoluem as técnicas de vendas e de se fazer negócios, ficam mais sofisticadas as estratégias e ações para atrair e reter clientes

É o caso do music branding, por vezes chamado de audio branding ou acoustic branding

Trata-se de um tipo de marketing sensorial, pelo qual os sons ambientes passam a ser um elemento ativo para induzir as pessoas em um ponto de venda a comprar mais.

Afinal, a música é um poderoso instrumento para envolver e estimular os mais variados estados de espírito e emoções.

Dessa forma, quem pretende maximizar seus resultados comerciais, não pode deixar de lado esse tipo de estratégia.

Vale para todo o tipo de varejo: das grandes redes a pequenas lojas de bairro.

Quando usar as músicas para loja

As transmissões dos jogos da Liga dos Campeões de Futebol da Europa são marcadas pelo inconfundível hino da Champions League, uma adaptação de autoria de Tony Britten da canção “Zadok the Priest”, de George Frideric Handel.

Esse é apenas um exemplo de como uma música pode ser impactante e fazer com que uma marca seja imediatamente reconhecida com poucos acordes.

Sendo assim, momentos memoráveis pedem músicas à altura da ocasião.

Confira, então, em quais situações você pode aproveitar o melhor do music branding para tocar o coração dos seus clientes, aumentar o fluxo de pessoas na loja e gerar mais vendas.

Inauguração de loja

A abertura de uma loja varejista é sempre um momento especial e cercado de muita expectativa. 

É preciso se fazer notar e, acima de tudo, fazer com que as pessoas tenham vontade de entrar no estabelecimento.

Embora nada o impeça de fazer barulho com a tradicional bandinha de música ao inaugurar uma loja, existem outras formas de se explorar a sonoridade para chamar a atenção.

Nesse sentido, vale apostar mais nos hits da moda como forma de atrair público e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas permaneçam no ponto recém-inaugurado.

Fazer propaganda da loja 

O apelo visual é imprescindível em campanhas publicitárias online ou offline. 

No entanto, é pela música que uma marca pode realmente ficar na memória.

Você deve lembrar de muitos jingles de marcas famosas na sua região ou até nacionalmente. 

Um exemplo é a campanha “Abra a felicidade” da Coca-Cola, a versão nacional da campanha global “Open Happiness”, lançada em meados de 2010.

A música-tema, com o mesmo nome, cantada por Di Ferrero, Pitty e MV Bill, se tornou inesquecível para muitos.

Então, ao fazer propaganda de sua loja, procure explorar músicas que sejam fáceis de lembrar e que dialoguem com o seu público-alvo.

Atrair clientes 

As músicas para loja são um excelente meio para atrair clientes, já que têm o poder de congregar.

Observe que festivais de música atraem muito mais pessoas do que aqueles dedicados à arte, por exemplo.

Estímulos sonoros podem realmente aproximar o consumidor, desde que sejam usados com critério e de forma estratégica.

Sendo assim, não deixe de utilizar o music branding como forma de atrair clientes para o seu ponto de venda, especialmente em períodos promocionais ou em datas comemorativas.

Para o dia a dia 

Nem só de ocasiões especiais vive uma loja. 

Tão importante quanto atrair o público nas datas importantes é mantê-los interessados em seus produtos todos os dias.

Isso vale principalmente para os momentos de menor fluxo de pessoas, como os dias úteis.

Nesses dias, uma boa playlist de música ambiente pode ajudar a gerar mais fluxo, fazendo com que os clientes se sintam à vontade dentro do estabelecimento.

Mantenha sempre o “som na caixa” e aproveite o melhor da música para gerar mais oportunidades de venda.

Como montar uma playlist de músicas animadas para loja

Antes de apertar o “play”, é preciso ser criterioso para selecionar faixas que realmente possam atrair potenciais compradores.

Esse é um aspecto estratégico e, como tal, precisa ser tratado com o maior cuidado.

Isso sem contar que não basta apenas atrair: é preciso fazer com que as pessoas passem tempo dentro da loja o suficiente para que elas tomem a decisão de comprar.

Confira na sequência como fazer isso do jeito certo!

Conheça os gostos do seu cliente 

Uma loja de bijuterias tende a atrair mais o público feminino, embora nada impeça os homens de comprarem jóias para si ou para suas companheiras.

Por outro lado, uma loja de roupas estilo surfwear, provavelmente, chama a atenção de pessoas de faixas etárias mais jovens.

Sendo assim, antes de selecionar as músicas para nas estratégias comerciais da loja, procure entender o que faz sucesso entre os seus potenciais clientes.

Leve em conta um estudo que comprova que a percepção do tempo está associada ao que as pessoas estão ouvindo.

De acordo com seus autores, quanto mais afinada ao gosto da pessoa é a música, menos ela sente que o tempo passou.

Toque músicas agitadas em horários mais movimentados

Como vimos no começo deste conteúdo, músicas agitadas ajudam a vender mais em horários de maior tráfego de pessoas.

Assim sendo, não deixe de usar essa estratégia nos dias em que sua loja registra normalmente um movimento acima da média.

Observe o que os concorrentes fazem 

O benchmarking é o tipo de ação estratégica pela qual uma empresa se baseia no que outra fez ou deixou de fazer para pautar suas ações.

Você pode aplicar esse conceito na hora de explorar o music branding, buscando referências pelo tipo de músicas para loja e estilos que seus concorrentes estão explorando.

Perceba que, nesse caso, não se trata de simples cópia. 

O cliente de hoje é omnichannel e, como tal, ele é muito atento aos detalhes.

Aqui, você tomará o que seus concorrentes fazem como base para que, a partir disso, encontre o seu próprio repertório musical.

Pergunte a seus colaboradores 

Em alguns casos, pode ser difícil ou demorado demais obter de um público o feedback necessário sobre seus gostos e preferências.

Uma alternativa para encurtar o caminho é buscar com seus próprios colaboradores e vendedores referências de músicas e estilos para explorar.

Afinal, eles estão sempre em contato direto com os seus clientes e, por isso, são a melhor fonte de consulta sobre as tendências musicais que fazem sucesso entre eles.

Escolha artistas e músicas com a cara da sua marca 

Quando se trata de estilo musical, é sempre recomendável que ele seja compatível com o perfil da marca e do público com quem ela dialoga.

A receita é simples: se seu negócio é voltado para o público jovem, prefira usar músicas da moda, ou com apelo mais dançante, em suas ações de marketing e vendas.

Lembre-se, ainda, de que marcas têm personalidade própria e, normalmente, as pessoas associam características humanas a elas.

Mantenha um estilo 

Imagine que hoje você vai em uma loja de calçados e está tocando uma música tranquila do gênero MPB.

Ao voltar ao estabelecimento para fazer uma troca, o sistema de som toca uma música de rock, muito mais agitada que a anterior.

Você até poderia não notar, mas, certamente, ficaria a sensação de que algo não está certo.

O music branding não é diferente de outras modalidades de gestão de marca, por isso, as boas práticas recomendam que o estilo musical seja compatível com o seu perfil.

Atualize suas playlists 

Por outro lado, ninguém precisa tocar o tempo todo as mesmas músicas, até porque elas perdem o seu impacto quando são reproduzidas repetidamente.

Por isso, busque sempre renovar suas playlists conforme o seu estilo e de acordo com os hits mais recentes.

Uma boa música ambiente para loja sempre tem um toque de novidade.

Bônus: lista de músicas ambiente para loja

A seguir, veja como aproveitar o melhor do music branding para estimular seus clientes com algumas sugestões de playlists abertas no Youtube.

Playlist 1 – Músicas Ambiente | Pop | MPB | Top Hits

Playlist 2 – Mix de músicas internacionais e nacionais

Playlist 3 – As melhores músicas de MPB

Playlist 4 – Mix de músicas internacionais e nacionais

Conquiste clientes com qualidade

A música ambiente é um dos meios mais eficazes de atrair clientes para uma loja, mas não é o único.

Outra excelente forma de fazer isso é tornar o seu estabelecimento um ponto de retirada de mercadorias.

Nesse sistema, você cadastra sua loja e ela pode ser escolhida por consumidores para a coleta de compras feitas online em diversos e-commerces.

Esse modelo apresenta duas vantagens consideráveis para o lojista: não exige investimentos e, ao mesmo tempo, pode gerar incremento nas vendas.

Estima-se que 30% das pessoas que vão buscar encomendas em uma loja acabam por fazer uma compra no local.

Para aproveitar essa oportunidade, a Pegaki é a plataforma que vai conectar você aos maiores e-commerces do Brasil e seus clientes.

Seja um ponto credenciado e aproveite melhor o seu espaço ocioso!

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