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Sinalização de PDV: como atrair mais clientes na loja

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A sinalização de PDV (ponto de venda) deve ser criativa e bem planejada, para fazer diferença em termos de visual merchandising, além de ser a chave para atrair mais clientes para a loja física.

Isso vale especialmente para estabelecimentos que não contam com uma localização tão privilegiada.

Nesses casos, um banner ou cartaz que chame a atenção para a presença de uma loja pode significar um aumento expressivo no fluxo de clientes.

Em promoções, é indispensável a montagem de banners e cartazes que sinalizem para o público que a loja está vendendo a preços com descontos ou oferecendo brindes.

Mas, como toda ação promocional, para dar certo, tem que fazer do jeito certo.

Então, avance na leitura para saber por onde começar!

Sinalização de PDV: por que investir nessa ideia?

A sinalização de um PDV não precisa ser algo mirabolante. Uma placa promocional consegue fazer a diferença para uma loja que busca se destacar da concorrência. 

Uma placa ou cartaz de promoção consiste em uma peça gráfica no qual uma loja anuncia publicamente que está vendendo em condições excepcionais.

Ela pode ser feita em formato digital, sendo exibida como janela pop-up ou banner ou físico, na forma de placas, cartazes e outdoors.

Sua importância está em ser um elemento indispensável para fazer valer dois “Ps” do mix de marketing: praça e promoção.

O primeiro diz respeito ao local em que um negócio atua. Sendo assim, os suportes visuais usados para anunciá-lo ajudam o público a conhecer sua localização.

Já o segundo se refere às estratégias e ações que uma empresa lança no sentido de promover seus produtos e serviços. 

Nesse caso, entram em cena a publicidade, na qual o uso de cartazes e outdoors continua sendo um formato muito indicado para dialogar com grandes públicos.

Como fazer uma boa sinalização de PDV para chamar clientes para a loja física

Como vimos, uma placa de promoção é uma peça fundamental na etapa da prospecção de clientes durante o projeto de sinalização de um ponto de vendas.

Esse é o estágio inicial de um processo de vendas e, como tal, ele deve ser tratado conforme suas características.

A principal delas é que ela deve dialogar com um público que ainda não conhece sua marca e, em alguns casos, nem sabe o problema que tem.

Por exemplo: se você tem uma loja de calçados, na etapa da prospecção, o foco é em chamar a atenção para o seu produto e despertar no cliente a necessidade de ter um sapato bonito e confortável.

É por essa razão que placas promocionais tem pouco texto e mais imagem. 

Elas precisam gerar um impacto maior em virtude da falta de informação. 

A partir disso, o cliente pode ser convencido até se sentir seguro para fechar negócio.

Para que isso aconteça, é muito importante que você foque nas etapas descritas abaixo. 

1. Foque no público certo 

Se você tem uma loja de bijuterias, provavelmente, é melhor expor sua marca para 10 mulheres do que para 100 homens, certo?

Dessa maneira, seus cartazes deverão ser preparados para chamar a atenção não de um grande número de pessoas, mas daquelas que podem ser clientes em potencial.

Então, seus textos, imagens, cores e layout devem ser compatíveis com o público com o qual pretende dialogar.

Em negócios direcionados a públicos mais amplos, as possibilidades são maiores. 

No entanto, para certos tipos de atividades, é imprescindível usar uma estética adequada.

Nesse sentido, vale explorar a psicologia das cores para usá-las com mais propriedade em seus materiais promocionais.

2. Use frases impactantes

Já reparou que, nos anúncios televisivos e na internet, sempre que uma loja está em promoção, ela usa frases exclamativas para anunciá-la?

Esse mesmo princípio pode e deve ser usado por você ao confeccionar uma placa promocional para o seu negócio.

Lembre que, aqui, você estará abordando um público ainda pouco amadurecido para tomar uma decisão de compra.

Por essa razão, os textos usados nos seus cartazes devem ir direto ao que interessa, chamando a atenção para os preços, condições de pagamento e descontos oferecidos.

Um bom exemplo disso vem de uma frase explorada por muito tempo por uma famosa rede de lojas: “Quer pagar quanto?

Simples, direta e muito persuasiva, não? 

Pois é essa a pegada que você deverá adotar ao elaborar seus textos promocionais.

3. Tenha cuidado com a escrita

Ainda que as placas promocionais se destinem a um público pouco informado sobre o seu negócio, isso não quer dizer que ele seja composto por pessoas sem a mínima exigência.

Esse é um motivo mais do que justo para ter bastante cuidado com a escrita, para que o tiro não saia pela culatra.

Pode ser engraçado, mas não pega nada bem.

A verdade é que erros de grafia e gramática têm tudo a ver com a falta de uma estratégia clara e de uma revisão atenta antes de publicar um anúncio ou fazer uma placa de promoção.

Aliás, assim chegamos à próxima dica.

4. Faça revisões

As revisões servem justamente para evitar que erros gramaticais passem batidos ao produzir placas promocionais

Nesse caso, os textos, sempre muito curtos, podem ser uma faca de dois gumes. 

Por um lado, eles são mais simples de serem corrigidos, mas, por outro, a pouca extensão pode levar a um certo relaxamento com as regras ortográficas e de semântica.

Não se pode esquecer que, em geral, as placas promocionais servem para promoção junto a públicos mais amplos.

Você deseja que toda pessoa que passe em frente à sua loja possa ver, não é verdade?

O problema é que qualquer erro que ela contenha também será visto por uma grande quantidade de pessoas, o que vai abalar a boa reputação da marca.

Isso só reforça a necessidade de confiar a tarefa de elaboração dos textos e materiais promocionais à pessoas qualificadas.

Não sendo possível contratar um profissional para criar a placa de promoção, não é proibido fazer você mesmo.

Mas tenha o cuidado de, ao menos, ouvir a opinião de outras pessoas para se certificar de que nada vai sair errado.

5. Pesquise pela melhor gráfica

Uma vez que você tenha a campanha pronta para ser exibida, é hora de buscar por uma gráfica que possa produzir suas placas e cartazes.

Nessa etapa, a boa e velha pesquisa de mercado acompanhada de uma cotação de preços é a melhor forma de assegurar o melhor custo-benefício na hora da contratação.

A grana anda curta?

Compre os materiais básicos em uma papelaria (como cartolina e canetas hidrográficas) e mande ver na produção.

Ideias de frases você encontra aos montes na internet – inclusive, ainda neste texto.

6. Coloque em um local estratégico

O posicionamento da placa promocional é a cereja no bolo de todo o processo de divulgação de uma promoção.

Se ela for feita externamente, prefira locais com grande tráfego de pessoas e que permita a elas encontrarem facilmente seu ponto de venda.

Caso a placa seja para exibição em uma vitrine, garanta que elementos externos não obstruam a visão do material promocional, que deve estar em uma posição de destaque.

Ideias de placas de promoção criativas

Se é de inspiração que você precisa, chegou a hora de colocar a criatividade para trabalhar a favor da estratégia.

Veja frases que você pode adaptar conforme a promoção e fazer cartazes e placas impactantes.

  • “Não te contaram a última novidade? (segue a promoção)”
  • “Compre o produto XXX e receba YYY de graça!”
  • “Quer presentear quem você ama? Fale comigo que eu te mostro!”
  • “XXX% de desconto, mas só até XXX”
  • “Desconto de (x)% para os primeiros (x) clientes”
  • “Super promoção: tudo a partir de (x) reais”.

Faça promoção e conquiste clientes com a Pegaki

Depois de todas essas dicas, o que mais falta para você atrair clientes para sua loja?

A resposta é: se tornar um ponto de retirada Pegaki.

Não sabe como funciona? A gente explica!

Ao se cadastrar como nosso parceiro, seu estabelecimento pode ser escolhido como ponto de retirada por consumidores que compram online.

Ou seja, ele adquire o produto na internet e seleciona a sua loja para buscar o item.

Pelo serviço, você recebe uma taxa, mas as vantagens vão além.

Em 30% das vezes, o cliente faz uma compra adicional na própria loja.

Essa é uma bela oportunidade para gerar renda e aumentar o giro de mercadorias com a aquisição de novos clientes.

Faça parte da nossa rede de lojas credenciadas e aproveite ainda mais o espaço que você já tem disponível!

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