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O que vender em 2023? Confira 7 ideias para o seu negócio

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Com as inúmeras possibilidades que a internet oferece para iniciar um novo negócio, decidir o que vender pode ser um desafio. 

Apostar nos produtos ideais é o diferencial para se destacar em um nicho dentro do e-commerce, que apenas no 1º semestre de 2022 bateu a marca de R$ 118,6 milhões em vendas, de acordo com o relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay. 

Mesmo para quem já faz parte do comércio online e pretende expandir os negócios, é importante conhecer o que está bombando atualmente. 

Categorias que se destacaram em 2022

O mesmo estudo Webshoppers apontou as categorias de produtos que mais venderam na internet em 2022 e podem ser inspiração para as vendas deste ano. Confira: 

  • Casa e decoração (13%) 
  • Alimentos e bebidas (12%) 
  • Perfumaria e cosméticos (12%)
  • Moda e acessórios (9%)
  • Eletrodomésticos (9%) 
  • Esporte e lazer (6%)
  • Saúde (6%)
  • Bebês e cia (4%)
  • Telefonia (4%)
  • Informática (4%)

O que esperar para este ano?

Para 2023, os principais fatores que motivarão as compras no e-commerce são preço, praticidade e promoções, segundo pesquisa realizada entre a Octadesk e Opinion Box.

O preço sempre foi um fator decisivo para o consumidor, mas 69% dos entrevistados acreditam que algumas promoções só estão nas lojas online, por isso a preferência. 

A pesquisa também aponta que 76% dos consumidores compram em marketplaces e sites próprios, enquanto 25% através de redes sociais e 18% WhatsApp. 

Com as facilidades que a categoria de marketplace oferece aos vendedores, vender nos grandes players pode ser uma aposta certeira. Confira os principais marketplaces do mercado atualmente para aumentar suas vendas em 2023.

O que vender em 2023?

Com base nos produtos que foram tendência em 2022 e nas expectativas para este ano, criamos uma lista com sugestões de produtos para vender em 2023, descubra:

  • Moda e acessórios

O primeiro passo para quem quer vender roupas na internet é escolher o nicho de mercado e estar atento às principais tendências. 

Uma das apostas para este ano são as roupas coloridas, chamadas de Dopamine Fashion. As cores estimulam as emoções das pessoas, por isso é uma aposta certeira. 

Além disso, o casual e esportivo ganharam força com as pessoas ficando mais em casa durante a pandemia. E outras tendências surgem com base em filmes, como a Barbiecore, que é inspirada na Barbie e aposta em diferentes tons de rosa. 

Decidir o que vender quando o assunto é roupas pode ser um desafio, pois a moda é volátil, e as tendências surgem rapidamente. Por isso é importante estar sempre atento ao que o mercado está oferecendo. 

Bônus: apostar em acessórios e calçados para combinar com as peças que a sua loja está vendendo pode ser uma alternativa extra para o aumento do ticket médio de cada compra. 

  • Eletrônicos

O ano é promissor para quem curte tecnologia. Com a expansão do Metaverso, as principais expectativas para 2023 são de dispositivos voltados à realidade virtual, além de celulares dobráveis e ainda mais tecnológicos e produtos voltados para a área de gamers.

É bastante aguardado o lançamento de TVs com alta resolução, como com displays QD-OLED. Por outro lado, as lojas podem contar com TVs acessíveis e com boa qualidade para oferecer mais opções ao público geral.

Celulares e relógios inteligentes já caíram no gosto da população brasileira, além de assistentes virtuais e ferramentas para facilitar o dia a dia em casa. 

Apostar em vender tecnologia torna-se rentável para quem conhece os benefícios destes produtos e sabe apresentar suas qualidades. Assim, vende-se valor, não preço.

  • Eletrodomésticos

Com a população passando mais tempo em casa, houve um crescimento significativo nas compras de aparelhos domésticos, principalmente online. 

Lembra dos produtos para facilitar o dia a dia? Aspiradores de pó, ar condicionado, fritadeiras elétricas, cafeteiras, processadores de alimentos… a lista é grande.

Além de itens que são tendências, a paixão dos brasileiros – e a necessidade – é notável através dos dados do IBGE: no levantamento de 2018, 98,3% dos domicílios do país têm geladeira e 96,4% possuem ao menos uma televisão.

Casas mais inteligentes, sustentáveis e tecnológicas são um mundo de possibilidades para quem quer vender eletrodomésticos em 2023 e faturar ainda mais.

  • Alimentos e bebidas

A lista para vender alimentos e bebidas é enorme. Mas a aposta certeira é nos alimentos considerados gourmets: cafés especiais, cervejas artesanais, vinhos, chocolates, etc.

Aquilo que é diferente tende a chamar mais atenção dos consumidores. Neste ponto, é importante conhecer bem o mercado e o nicho que irá apostar, além de entender os principais gatilhos mentais para argumentar e conquistar mais clientes.

  • Cosméticos e produtos de beleza

O mercado de cuidados pessoais está aquecido, tornando a revenda de cosméticos uma oportunidade de negócios. 

Apenas no 1º semestre de 2022, a venda de cosméticos e produtos de beleza cresceu 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo informações do Painel Dados de Mercado da ABIHPEC.

Com a não obrigatoriedade das máscaras de proteção facial, a venda de produtos de maquiagem cresceu 20% em comparação com o 1º semestre de 2021, tornando-se destaque para a categoria. 

A venda de perfumes também é uma ótima opção para quem está começando. O público-alvo do segmento é diversificado, o que possibilita apostar em vários produtos diferentes para aumentar as vendas.

Tanto a linha nacional quanto a internacional de perfumes possuem opções para agradar todos os gostos.

Mas é importante estar atento à concorrência, uma vez que grandes players possuem lojas próprias pelo país, além dos revendedores, e isto pode afetar as suas vendas. 

  • Brinquedos

Aniversários, dia das crianças, Natal, Páscoa e outras comemorações aumentam a venda de brinquedos significativamente. Apostar neste mercado é a certeza de sempre ter algo para vender.

As lojas físicas costumam fazer sucesso pela experiência de tocar nos brinquedos e encantar as crianças. Porém, com a capacidade de ofertar uma variedade maior de produtos das lojas virtuais, hoje o e-commerce já é o principal canal de vendas da categoria.

Os principais pedidos aqui são bonecas e bonecos, pelúcias, carrinhos e pistas de corridas, jogos de tabuleiros, quebra-cabeças – estes últimos acabam sendo diversão para toda família.

Vale ressaltar que 84% dos compradores passam por canais de marketplace antes de finalizar uma compra de brinquedos, o que aumenta a visibilidade do seu negócio quando inserido em um destes canais.

  • Artigos para pets

O Brasil é um dos principais mercados para produtos pet do mundo, segundo a Forbes. Só isso já é uma oportunidade enorme para quem quer apostar na venda de produtos para pet.

Aliado com o gosto pelos bichinhos, é possível lucrar vendendo produtos que você já conhece e utiliza no dia a dia.

As opções são as mais variadas, mas entre elas podemos citar:

  1. Coleiras e guias
  2. Brinquedos no geral
  3. Arranhadores para gatos
  4. Caixas de transporte
  5. Fraldas e tapetes higiênicos
  6. Rações e alimentos variados
  7. Roupas
  8. Acessórios (lacinhos, por exemplo)

Venda no e-commerce e entregue com a Pegaki

Agora que você conhece os produtos que mais venderam em 2022 e tem várias ideias para vender na internet, chegou a hora de pensar na logística das entregas.

Você sabia que o frete grátis costuma ser um fator decisivo para o consumidor fechar uma compra? 

Vale lembrar que o cenário do consumidor é diferente do vendedor, por isso, é preciso equilibrar os custos logísticos para não sair no prejuízo.

E é neste ponto que entra a Pegaki, sua rede de pontos com mais de 2.500  unidades espalhadas por todo o Brasil.

Além de vender em todo território nacional e contar com as vantagens de um ponto de coleta e retirada, a economia nos custos é certa.

Veja como funciona a plataforma e faça parte da maior rede de pontos do país!

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