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Plataforma de entrega: por que adotar e qual a melhor para a sua loja

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Quem vende online não pode abrir mão de uma boa plataforma de entrega, em razão das muitas vantagens desse recurso.

No Brasil, em que o modal rodoviário é predominante, contar com a tecnologia é fundamental para superar os muitos obstáculos logísticos.

Uma plataforma não serve apenas para driblar os problemas, ela pode ser a melhor solução também para quem pretende ganhar mais eficiência em suas operações de delivery.

Afinal, o mercado é bastante amplo e não faltam transportadoras qualificadas para fazer as entregas de quem vende pela internet, especialmente nos marketplaces.

Para encontrar a parceria ideal, um sistema de entregas é uma ferramenta valiosa, encurtando o caminho entre você e os operadores logísticos.

Vamos ver a seguir como essas plataformas funcionam.

O que é plataforma de entrega?

Uma plataforma de entrega é uma solução informatizada, pela qual uma empresa varejista pode gerir o despacho de suas encomendas.

Para quem vende por marketplaces, ela é indispensável.

Isso porque, nesses shoppings virtuais, o lojista precisa estar em contato com as transportadoras por meio das chamadas integrações.

Integrador logístico, nesse caso, nada mais é do que um sistema pelo qual a loja pode acessar os serviços de diferentes empresas, inclusive os Correios.

Em certos casos, porém, os integradores cumprem apenas a parte da First Mile, a etapa da operação que cobre o transporte do estoque para o Centro de Distribuição (CD).

Portanto, é necessária uma plataforma de entrega que conecte a loja não só às transportadoras que operam nesse trecho, mas principalmente na Last Mile, o trajeto entre o CD e o cliente final.

Importância da entrega no varejo online

O consumidor é cada vez mais omnichannel, ou seja, presente em diversos canais e extremamente exigente em relação ao atendimento.

Uma evidência disso é uma pesquisa da Zendesk, segundo a qual metade dos consumidores escolhe uma marca com base na rapidez das respostas às suas questões.

Portanto, é preciso investir em uma logística de entregas que assegure a agilidade esperada pelo consumidor desde o primeiro atendimento.

Não menos importante, as entregas precisam ser feitas em segurança, de modo que os produtos não se extraviem no percurso.

Esse é mais um desafio que uma plataforma de entrega ajuda a solucionar, permitindo ao lojista entrar em contato com as transportadoras mais qualificadas.

Como funciona uma plataforma de entrega

Assim como sistemas ERP ou de Customer Relationship Management (CRM), uma plataforma de entrega é normalmente um Software as a Service (SaaS).

Dessa forma, ela é disponibilizada como um serviço hospedado na nuvem, livrando o lojista de pesados investimentos em servidores, máquinas e infraestrutura.

Na plataforma, ele faz contato direto com empresas que prestam serviços logísticos, por meio dos integradores.

Digamos que você receba um pedido de encomenda no marketplace vindo de São Paulo, mas seus produtos estão armazenados no Rio de Janeiro.

Com a plataforma, você poderá encontrar a transportadora ideal para realizar esse percurso, desde o estoque até o CD, chegando por fim ao ponto de entrega.

Por que adotar um sistema de entrega?

Nunca é demais lembrar que estamos passando pela Transformação Digital.

Nesse amplo movimento, as empresas passam a depender cada vez mais da tecnologia e da cloud computing para realizar suas atividades.

As operações logísticas estão inseridas nesse contexto, graças às plataformas de entrega.

A digitalização dos processos não seria adotada em larga escala se não trouxesse vantagens reais aos negócios.

Por isso, os sistemas de gestão de entregas representam um avanço, considerando que eles viabilizam o crescimento do varejo sem a necessidade de grandes investimentos.

Tudo que o lojista precisa é contar com uma plataforma que o conecte com os operadores logísticos e, a partir deles, com o consumidor.

Confira na sequência alguns bons motivos para você adotar um sistema como esse.

Economia no frete

Os custos de envio pelos Correios podem se tornar proibitivos, dependendo do tipo de produto enviado e de onde o destinatário esteja.

Como reduzir esses custos, tendo em vista que os Correios são a principal opção de envio para quem vende pela internet e em marketplaces?

A resposta está justamente nos serviços prestados pelas plataformas de entrega.

Elas permitem que você encontre o serviço mais em conta, por meio de um amplo cadastro de transportadoras.

Isso permite a todos os agentes logísticos trabalhar com custos reduzidos, já que as plataformas criam uma espécie de “reserva de mercado”. 

Seria algo mais ou menos parecido com os sites de compras coletivas, em que o custo dos produtos é menor graças ao alto volume de clientes.

Agilidade na contratação

Um serviço de transporte de produtos demanda um contrato, assim como qualquer outro.

Imagine ter que tratar de todo esse processo presencialmente, tendo que ir à sede da empresa assinar documentos e entregar papéis.

Isso seria impraticável.

Uma plataforma de entrega evita todo esse trabalho, já que utiliza documentos digitais com assinaturas eletrônicas.

Isso facilita não só o processo de contratação como a própria gestão documental e de notas fiscais.

Além disso, ao resolver mais rapidamente as questões burocráticas, você ganha tempo para se dedicar à parte mais estratégica do negócio, principalmente o marketing.

Facilidade para fazer cotações de preços

Outro processo que seria inviável sem um sistema digitalizado seria o de cotação de preços.

Vale frisar que, para certas entregas, é preciso trabalhar com outros tipos de frete, como o redespacho ou o redespacho intermediário.

Nesses dois tipos de operação, há mais de uma empresa envolvida no transporte, tornando ainda mais árdua a busca por bons preços.

Com uma plataforma digital, essa pesquisa pode ser feita em poucos segundos, graças aos bancos de dados hospedados também na nuvem.

Por essa razão, costuma-se dizer que uma plataforma de entrega é um investimento que “se paga”, em virtude da economia que ela proporciona.

Monitoramento das entregas

Como vimos, os sistemas de entrega permitem trabalhar com uma grande variedade de empresas de transporte.

Isso é ótimo, mas por outro lado, fica a questão do rastreamento da entrega, tanto pelo lojista quanto pelo cliente.

As plataformas também resolvem essa questão, já que são equipadas com tecnologia GPS agregada à das transportadoras, permitindo o monitoramento em tempo real. 

Dessa forma, você deixa de depender de terceiros para saber se uma encomenda chegou, ganhando ainda mais segurança nas entregas, não importa onde esteja o destinatário.

O rastreamento serve também como uma garantia de que no percurso não haverá desvios em relação à rota programada, sendo por isso um meio de aumentar a eficiência no transporte.

Qual a melhor plataforma de entrega?

A partir do que vimos até aqui, fica claro que uma plataforma precisa atender a certos requisitos para justificar sua contratação.

O primeiro deles é a agilidade, que por sua vez, vai depender da quantidade de transportadoras e integradores com que ela trabalha.

Credibilidade também é um fator fundamental.

Sobre isso, vale conferir se a plataforma tem muitos clientes atendidos (e quem são esses clientes) ou se é controlada por uma empresa com muito tempo no mercado.

Não menos importante, a relação custo-benefício deve ser colocada na balança ao decidir qual é a melhor opção.

O que conta mais aqui é a economia que a plataforma gera, sem prejuízo na qualidade e rapidez na prestação dos serviços.

Mas independente da plataforma escolhida, conte com pontos de coleta e retirada para facilitar a logística da sua empresa e aproximar-se do cliente final. 

A Pegaki trabalha com mais de 3 mil pontos de retirada, abastecidos pelas principais transportadoras, conectadas aos melhores integradores do Brasil.

Conheça nossos serviços e aproveite todas as vantagens da nossa plataforma!

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