Pegaki

Logo-black

Como calcular frete no e-commerce e economizar sem perder qualidade

Publicado em

por:

Calcular frete é uma daquelas tarefas que acabam virando rotina para quem comanda um e-commerce.

Aliás, de acordo com uma pesquisa (em inglês) do Boston Consulting Group (BCG), o frete grátis é o campeão da preferência do consumidor: 74% das pessoas preferem comprar sem custos de entrega.

Sendo assim, quanto mais barato o seu frete sair, mais competitiva sua loja será.

Mas, para isso, é preciso antes saber como fazer o cálculo.

Veja então nos próximos tópicos como lidar com os números sem sustos na hora de determinar o valor do seu frete.

Calcular frete no e-commerce: uma tarefa obrigatória

O cálculo do frete impacta diretamente nos custos de um e-commerce, assim como o peso dos produtos entregues.

Só conhecendo esses custos é possível orçar as operações logísticas no last mile e, ainda, fazer o planejamento financeiro.

Também vale para sustentar as decisões tomadas a respeito das suas operações. 

Entregar ou não em uma certa região? 

Vale a pena correr o risco de trafegar em uma rodovia perigosa, considerando o custo do frete? 

São dúvidas que podem ser respondidas quando se sabe calcular as despesas envolvendo uma entrega. 

Isso sem contar que, segundo um estudo do site Mercado e Consumo, 90% das pessoas se preocupam com os prazos de entrega, enquanto 71% acham o valor do frete caro demais.

Assim sendo, para atender aos anseios do consumidor, não há outra solução que não seja pegar na calculadora (ou no software de gestão) para chegar ao melhor valor.

Tipos de frete no comércio eletrônic

Quando se trata de frete, quanto mais opções o gestor tiver, melhor.

Felizmente, existem algumas alternativas que podem ser exploradas, considerando fatores como tempo, demanda e urgência.

Conheça a seguir os tipos de frete e entenda como cada um deles influencia na formação do preço.

Frete fixo

Estipular um valor fixo para o frete pode ser uma boa estratégia comercial.

Funciona assim: imagine que, em uma região na qual seu e-commerce tenha alta demanda, um concorrente passe a trabalhar com um valor de frete mais baixo.

Certamente você não vai querer ver seu mercado diminuído, então, para contra-atacar, sua loja pode trabalhar com um valor de frete fixo.

Note que, para isso, você precisará arcar com parte do custo do frete, dependendo do tipo de produto a ser enviado.

No entanto, a demanda mais alta pode compensar esse custo extra e, de quebra, reduzir o impacto das ações dos seus concorrentes.

Frete grátis

Como vimos, o cliente quer mesmo é não pagar nada para receber os produtos em casa ou em um ponto de retirada.

Por outro lado, “não existe almoço grátis”.

Se o seu cliente não pagar o frete, esse custo será repassado para o seu negócio.

Então, para oferecer esse benefício, é preciso ser estratégico e avaliar bem em que tipo de entrega ele será concedido.

Normalmente, a isenção do frete acontece quando se compra a partir de certo valor, tomando como referência o ticket médio.

Frete expresso ou entrega expressa

Também vimos que uma das principais preocupações do consumidor é com a rapidez na entrega.

Essa percepção é reforçada por uma pesquisa da PwC, segundo a qual 64% das pessoas aceitariam pagar mais para ter uma entrega mais rápida.

Para isso, a solução é o frete expresso, em que produtos podem ser entregues em prazos menores, mediante o pagamento de uma taxa extra.

Frete econômico ou entrega econômica

Em contrapartida, o frete econômico é aquele em que a entrega é feita com menos agilidade e, por isso, ela sai a um custo menor.

Trata-se de uma opção padrão de frete, portanto, todo e-commerce trabalha com entregas nessa modalidade.

Por outro lado, essa não deve ser a única opção de envio já que, como você viu, o consumidor hoje dá mais valor às entregas feitas em menos tempo.

Logística reversa

Não contar com uma política de trocas e devoluções é um erro a ser evitado.

Afinal, cedo ou tarde quem gerencia uma loja virtual precisará atender a um consumidor insatisfeito, que recebeu uma mercadoria avariada ou mesmo diferente do que pediu.

É um momento no qual o prejuízo imaterial em termos de imagem e reputação pode ser muito maior do que o financeiro.

Sendo assim, você deve estar pronto para lidar com a logística reversa e os custos que ela gera.

Elementos que impactam no cálculo do frete

O cálculo do frete demanda o conhecimento de cada um de seus elementos para que os valores sejam compatíveis com a entrega que se pretende fazer.

Primeiramente, é preciso considerar dois elementos básicos, ou seja, a origem e o destino do produto. 

Para isso, a referência é o tradicional Código de Endereçamento Postal, o CEP.

No entanto, a distância não é tudo quando se trata de calcular o quanto um frete deverá custar.

Nesse caso, o prazo de entrega também tem um impacto no preço, já que entregas expressas sempre custam mais caro.

Mas as contas não terminam aqui.

Veja na sequência que outros elementos devem ser ponderados para se chegar ao custo exato da entrega de uma encomenda.

Tabelas de frete

Em geral, cada transportadora trabalha com suas próprias tarifas, nas quais elas abatem do valor do frete os custos com impostos, seguros e eventuais taxas extras.

Sendo assim, vale buscar com a empresa que fará o frete sua respectiva tabela, o que facilita até para efeitos de comparação de preços e até para possíveis licitações.

Peso cúbico (cubagem)

Outro elemento que tem grande impacto sobre o valor do frete é o peso cúbico do produto a ser transportado.

No caso, o cálculo da cubagem deve ser feito conforme a fórmula abaixo:

  • Cubagem = comprimento x altura x largura x fator de cubagem

No caso, cada empresa trabalha com um fator de cubagem diferente, embora exista o fator específico de cada modal.

O dos Correios, por exemplo, é 6 mil.

Observe que, para o cálculo da cubagem, conta também o volume e peso da embalagem.

Portanto, é preciso atenção a esse detalhe para que ela não venha a encarecer o frete.

Outros fatores

Há de se considerar, ainda, fatores que nem sempre entram no cálculo, mas que podem um dia vir à tona, como o modal de transporte, sem contar o formato e as medidas da embalagem.

Como calcular frete para cliente

Embora o mercado esteja cheio de transportadoras particulares, os Correios ainda concentram boa parte das entregas feitas no Brasil.

Se você só trabalha com eles, então pode “cortar caminho” utilizando a calculadora de frete disponibilizada no site da instituição.

Mas se você pretende fazer seus próprios cálculos para antecipar os custos junto às empresas privadas, então precisará fazer algumas contas preliminares.

Veja a seguir quais são.

Tire as medidas e os pesos dos produtos

Vimos que o cálculo do frete depende das medidas e peso das mercadorias a serem entregues. 

Portanto, antes de fazer as contas, não deixe de conferir a altura, largura, comprimento e o respectivo peso do produto já com a embalagem.

Calcule a cubagem

O cálculo do peso cubado é indispensável para se chegar ao valor do frete.

Nesse caso, preste bastante atenção ao fator de cubagem, já que ele é sempre o fiel da balança.

Veja abaixo os respectivos fatores por modal:

  • aéreo: 1m³ = 166,7 kg
  • marítimo: 1m³ = 1.000 kg
  • rodoviário: 1m³  = 300 kg

Calcule o frete peso

Para chegar ao valor mais justo de um frete, as transportadoras usam dois pesos como referência: um você já conhece, que é o peso cubado, e outro é o peso frete.

Isso porque o peso real de um produto por mercadoria, considerando o espaço ocupado, pode ser bem relativo, tornando difícil avaliar o custo com precisão.

Sendo assim, é feito um comparativo entre ambos os pesos citados acima. 

O que for mais pesado será usado no cálculo da cobrança.

No caso do frete peso, ele obedece a seguinte fórmula:

  • Frete Peso = (CF + CV) MKP
  • CF = custo fixo, em que entram todos os custos que não sofrem variação com a quilometragem percorrida
  • CV = custo variável que, como tal, engloba os fatores que variam com a distância que se percorre (combustíveis, lubrificantes, pneus, etc.)
  • MKP = índice mark up, o qual é obtido somando a margem de lucro ao custo.

Como oferecer frete grátis ou mais barato

Tendo em vista o valor que o cliente dá para o quanto se paga de frete, vale sempre recorrer a meios alternativos para barateá-lo ou mesmo suprimi-lo.

Alguns deles são:

  • Oferecer descontos no valor dos produtos ao cliente
  • Tomar sempre o ticket médio como referência
  • Considerar a localização do cliente

Você cuida do frete e a Pegaki da entrega

Seu e-commerce tem, ainda, uma terceira via para reduzir os custos com frete, o sistema de pick up points.

A Pegaki é a sua parceira para explorar o melhor desse modelo, simplificando a logística com pontos de coleta.

Com nossa tecnologia omnichannel, tornamos a logística mais eficiente ao conectar transportadoras, centros de distribuição e pontos de consolidação.

Por isso, se você quer fazer seus produtos chegarem a mais pessoas, não deixe de considerar nossas soluções.

Você vende e a gente faz a ponte entre seu negócio e o cliente final!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

problemas-logisticos

Problemas logísticos: o que são e principais soluções para o e-commerce

49-como-gerar-economia-nas-entregas-e-coletas

Como gerar economia nas entregas e coletas

Categorias