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Campanha no Dia dos Namorados: 9 dicas para fazer e ideias para se inspirar

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Preparar uma bela e criativa campanha de Dia dos Namorados é uma forma inteligente de aproveitar as oportunidades que essa data proporciona.

Ano após ano, lojistas comemoram o crescimento nas vendas, impulsionadas por aqueles que enxergam no presente uma demonstração de amor.

Mas, para surfar nessa onda, é preciso estar pronto para se destacar e atrair clientes.

Lembre que, assim como você está prestando atenção às oportunidades, seus concorrentes também fazem o mesmo.

É nesse sentido que campanhas de marketing, quando bem planejadas, fazem a diferença nos resultados da loja.

Vamos ver como fazer uma campanha para o Dia dos Namorados?

Campanha de Dia dos Namorados: por que investir nessa ideia?

Todo lojista sabe que há uma série de motivos que podem tirar o cliente da concorrência e levá-lo para o seu estabelecimento.

Pode ser a chegada de uma nova coleção em uma loja de roupas ou calçados.

Muitas vezes, é o preço com descontos que atrai.

Também pode ser uma promoção especial, como um sorteio ou concurso, com a sinalização adequada.

Em comum, todos esses motivos dependem de uma boa divulgação.

E é nesse aspecto que se encaixa uma boa campanha para o Dia dos Namorados.

Seja o que for que você queira divulgar, o sucesso da ação vai variar de acordo com ela.

Se você quer atrair clientes apaixonados e ansiosos por escolher um mimo para aqueles que amam, é dessa estratégia que precisa.

Como fazer campanha de Dia dos Namorados: 9 dicas

Para ter sucesso em campanhas do Dia dos Namorados, assim como em outras datas comemorativas, é preciso agir de maneira estratégica.

Basicamente, significa conhecer em detalhes quem é o seu cliente, o que ele costuma comprar, quanto gostaria de pagar, como chegar até ele e com que tipo de mensagem.

Parece muita coisa? Então, vamos descomplicar.

Confira agora, passo a passo, as nove melhores dicas para uma campanha de Dia dos Namorados perfeita!

1. A palavra é planejamento

Planos não são garantia de resultados, mas eles ajudam a evitar riscos e a orientar sobre o que fazer, tanto nos bons momentos quanto nas fases de dificuldade.

Sendo assim, não deixe de antecipar os custos que você deverá ter com as ações promocionais.

Busque otimizar o orçamento.

Há várias formas de fazer marketing e alcançar seu público com custo baixo ou quase zero, de publicações em redes sociais a uma vitrine decorada.

Inclua no planejamento também preocupações com o estoque e preços dos fornecedores.

Lembre, ainda, que vender mais significa investir mais.

Nesse sentido, você tem o compromisso de calcular em detalhes a sua capacidade de investimento. 

O ideal é manter os pés no chão e evitar promoções do tipo “o gerente enlouqueceu”.

2. Fale com clientes que compraram no ano anterior

Uma das formas mais seguras de gerar mais vendas é abordar consumidores que já conheçam sua empresa e seus produtos.

Essa é uma oportunidade de aprendizado.

Ou seja, você descobre o que costuma atrair as pessoas para a loja em datas como o Dia dos Namorados.

Também pode identificar o que elas sentiram falta e gostariam de encontrar em uma nova compra.

Essa espécie de pesquisa pode ser feita pelos canais nos quais tem contato com seus clientes, como redes sociais, WhatsApp, formulários e até mesmo com a tradicional caixinha de sugestões.

É uma excelente dica para descobrir qual diferencial deve ser destacado na sua campanha.

3. Use as ferramentas Google

A loja pode ser física, mas a campanha de marketing online.

Já citamos as redes sociais como canal de divulgação, mas não pare por aí, pois há ferramentas muito bacanas e gratuitas disponibilizadas pelo Google.

Para o Dia dos Namorados, não deixe de usar o Google Trends para saber que tipo de pesquisa as pessoas estão fazendo quando buscam por ideias de presentes.

Já o Google Forms pode ser utilizado para pesquisas de opinião, como a que citamos na dica anterior.

Sem contar que as próprias peças da sua campanha podem ser criadas em editores dessa grande marca, como Google Docs e Google Slides.

Os materiais produzidos podem ser impressos ou compartilhados digitalmente com seus clientes.

É uma forma inteligente de fazer uma campanha barata.

4. Integre canais (e esteja presente neles) 

O consumidor hoje é omnichannel e isso quer dizer que ele se relaciona e compra de suas marcas favoritas por múltiplos canais, digitais e físicos.

Assim sendo, é fundamental que, em datas comemorativas, você esteja pronto para responder com uma só voz por diferentes plataformas.

Vale para o contato presencial no dia a dia da loja, por telefone, aplicativos de mensagens e redes sociais.

Na hora de propor uma campanha de Dia dos Namorados, não pense apenas nas ações realizadas no próprio estabelecimento.

Onde puder alcançar o cliente, mostre a ele que você está pronto para oferecer uma experiência única nesta data tão especial.

5. Exiba embalagens criativas 

No Dia dos Namorados o apelo para presentear leva automaticamente a outra demanda: a de embalagens bonitas e criativas.

Afinal, quem não se derrete com a expressão de surpresa e encanto do seu amor ao ver uma embalagem incrivelmente linda?

Nesse caso, você pode investir em vitrines que exibem algumas daquelas que serão usadas para envolver seus produtos.

Posicione-as com destaque, sempre valorizando o que elas têm de mais interessante e inovador pela iluminação e pelo jogo de cores.

6. Faça upsell e cross-sell 

Imagine que você trabalha com vestuário. Nesse caso, uma namorada que busca por uma calça jeans para o seu parceiro pode se interessar por um cinto.

O mesmo vale para quem procura por calçados para presentear e que, possivelmente, vai precisar de meias.

Esse é o princípio do cross-sell, ou venda cruzada.

No caso do upsell, a ideia é vender itens de maior valor agregado, dentro das preferências do cliente. 

Por exemplo, se ele busca um celular, você pode oferecer um aparelho top de linha, em vez de um modelo intermediário, por uma diferença pequena de valor, que desaparece no parcelamento.

E como isso tudo entra em uma campanha de vendas para o Dia dos Namorados?

Crie condições especiais para esse tipo de oferta e invista forte na divulgação da ideia.

7. Dialogue com todos os públicos 

Não esqueça que há casais de namorados de diferentes idades, etnias e orientações sexuais. 

Aproveite essa diversidade de público para conversar com todos eles na sua campanha.

Faça peças personalizadas para deixar claro que sua loja está aberta a todos os consumidores.

8. Faça promoções

A boa e velha promoção continua valendo no Dia dos Namorados. 

Afinal, não há mal algum em ganhar um cliente pelo preço – desde que cubra seus custos.

Para aproveitar a estratégia, não deixe de calcular o impacto que ações do tipo “leve 3 pague 2” vão provocar em sua margem de lucro.

Se tudo estiver ok financeiramente, abuse da divulgação.

As pessoas vão adorar saber que sua loja está com condições especiais para que todos possam presentear seu amor.

9. Aproveite o consumidor online

Em datas como o Dia dos Namorados, muita gente prefere comprar pela internet.

E você, que não tem vendas online, não precisa ficar de mãos abanando.

Você sabia que o produto que esse consumidor adquiriu online pode ser retirado na sua loja?

E que em 30% das vezes que ele escolhe esse formato de entrega, realiza uma compra adicional no estabelecimento da retirada?

Você pode se tornar um ponto de retirada e receber esse cliente com uma bela e criativa campanha de Dia dos Namorados.

Quem sabe ele não leva mais um mimo para quem ama?

Quer saber como? Seja um ponto Pegaki.

Campanhas criativas no Dia dos Namorados

Para ajudar você a se inspirar ainda mais, veja agora algumas ideias de campanhas para o Dia dos Namorados que fizeram sucesso nos últimos anos.

Começamos pela Burger King que, no Dia dos Namorados de 2022, lançou a campanha Bodas de Whopper, a qual consistia nos primeiros 20 casais que apresentassem uma foto da cerimônia ou ensaio pós, realizados em uma das lojas, receberiam dois Whopper gratuitos em todo aniversário de casamento. Confira o vídeo da campanha aqui.

Outro exemplo é a Vivara, que aposta em campanhas estilo “produtos selecionados”, que costumam funcionar bem para quem está indeciso sobre o presente ou está escolhendo de última hora. 

Fora do Brasil, as campanhas também são criativas. Com o distanciamento social, a Leicester apostou alto no delivery para vender mais (na Inglaterra, o Valentine´s Day é em fevereiro):

Invista em campanhas de marketing todos os dias

Uma campanha de Dia dos Namorados é a sua chance de incrementar as vendas sazonais, mas isso não é tudo.

Em datas como essa, as lojas têm uma chance de ouro de se apresentarem a novos clientes.

E sempre lembrando que consumidor satisfeito volta a comprar.

Por isso, vale apostar na criatividade e na estratégia não só no 12 de junho, mas ao longo de todo o ano.

Como vimos neste texto, uma forma de fazer isso é se tornando um ponto de retirada.

Receba o público para a entrega de itens comprados online, ganhe uma taxa por isso e gere vendas adicionais com a Pegaki.

Comece agora e aumente o fluxo de clientes no seu negócio!

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