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4 dicas para diminuir os custos do frete no e-commerce

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O custo do frete no e-commerce é uma das principais preocupações de um gestor. Isso porque a empresa precisa equilibrar o valor que será repassado ao consumidor com o valor que pagará ao transportador, para não sair no prejuízo. 

Quando essa conta não fecha, muitas vezes é repassado ao consumidor valores excessivos no frete, o que afasta potenciais clientes e prejudica a escalabilidade da empresa. Segundo uma pesquisa do Reclame Aqui, 63,9% das pessoas entrevistadas apontaram o valor do frete como o principal motivo para a desistência de uma compra. 

Diversos fatores influenciam no valor do frete no e-commerce, como o tipo do frete escolhido, tamanho e peso do produto, distância entre fornecedor e consumidor, prazos de entrega, entre outros. 

Além disso, a falta de mão de obra qualificada para o transporte e a extensão territorial do Brasil, com empresas em pontos estratégicos e clientes espalhados por todo o país, também são fatores que encarecem o frete.

Mas o que fazer para diminuir os custos do frete no e-commerce? 

Como escolher o frete ideal

Primeiro, vamos relembrar os fatores principais ao contratar o frete ideal:

  • A capacidade de entrega da transportadora
  • O seu volume de entrega
  • Os riscos envolvidos na operação
  • Os custos com intermediários.

O momento de contratar o frete pode ser um grande desafio, mas deve ser feito para otimizar a operação e gerar custos menores para você e para o consumidor.

4 dicas para diminuir os custos do frete no e-commerce

As projeções da ABComm Forecast para o e-commerce em 2023 indicam um crescimento de R$ 185,7 bilhões. Além disso, é esperado mais de 395 milhões de pedidos, com o ticket médio podendo chegar em R$ 470 por compra. 

Com essa movimentação, torna-se necessário diminuir alguns gastos para não terminar o ano no prejuízo. E uma das etapas mais complexas e caras da cadeia de suprimentos é a distribuição e transporte dos produtos.

Logo, para diminuir os custos do frete no e-commerce a empresa precisa identificar os gastos desnecessários e encontrar melhorias sem aumentar as despesas. Descubra a seguir outras 4 dicas imperdíveis para quem busca mais economia:

1 – Feche parcerias com várias transportadoras

Muito além de fornecedores de serviço, os transportadores são parceiros do e-commerce. Essa parceria acrescenta inúmeros benefícios para a operação, desde a negociação de valores do frete até a agilidade nas entregas. 

O mais importante é contratar parceiros de confiança, que passem em alguns critérios pré-estabelecidos, como experiência e reputação, condições de pagamento, prazos de entrega e tecnologias envolvidas.

Não deixe de criar o acordo de nível de serviço, conhecido como SLA. Esse documento é essencial para carregar informações como cumprimento do prazo de entrega, normas, questões sobre cancelamentos e multas, entre outros pontos que podem fazer sentido entre a sua empresa e o transportador. 

Além disso, o SLA é uma ótima ferramenta para definir e acompanhar métricas e indicadores realistas, que irão medir o desempenho dos transportadores. 

2 – Ofereça várias opções de frete

As necessidades do consumidor variam muito em relação à rapidez na entrega e valor disposto a pagar no frete. Por isso, é importante que a loja ofereça diferentes opções de entrega, para que o cliente faça sua escolha conforme a sua necessidade, diminuindo o abandono de carrinhos. 

As opções mais frequentes de frete são:

  • Frete normal: tanto o prazo quanto o valor do frete estão dentro da média de mercado. Costuma ser uma das opções mais buscadas pelos clientes pelo custo benefício.
  • Frete econômico: a pauta aqui é economia, como já diz o nome. Independente do prazo de entrega, essa opção oferece um valor mais baixo para atender clientes que preferem pagar menos e não se importam com o tempo para receber suas encomendas.
  • Frete expresso: nesse caso, o prazo é bem menor, comparado com as outras opções, e o valor tende a ser mais caro. Para clientes que buscam agilidade sem se importar com o valor, essa opção é a ideal. Pense nessa opção como o Sedex dos Correios.
  • Frete grátis: por último, para oferecer frete grátis é necessário ter uma estratégia, pois se o cliente não arcar com o frete, a sua loja terá que fazer isso. Lembre-se que essa opção atrai mais consumidores, por isso deixe claro as condições especiais que envolvam a gratuidade, como frete grátis acima de um determinado valor de compra, para regiões próximas ao estoque da empresa ou em datas sazonais.

3 – Conte com soluções de gerenciamento

Você já deve ter visto sobre o sistema de gerenciamento de transportes, o TMS. 

Essa ferramenta é poderosa para otimizar a produtividade da operação, controlando todas as etapas da entrega de um produto ao consumidor, principalmente em consultas automáticas relacionadas aos fretes.

Com incontáveis variáveis que o sistema consegue mapear, o TMS cruza dados de diferentes transportadoras em poucos segundos, para encontrar a melhor opção de transporte para cada tipo de mercadoria que o consumidor está comprando em uma loja virtual.

Dentre as principais vantagens de adotar um TMS, você vai encontrar:

  • Maior controle e centralização dos processos
  • Seleção automática das transportadoras
  • Cálculos de frete automatizados em poucos instantes
  • Rastreamento das entregas
  • Auditoria das faturas.

4 – Aposte nos pontos de retirada para diminuir custos

Muitos e-commerces em fase inicial não possuem lojas físicas para contar como apoio na hora da entrega, e então buscam uma alternativa para diminuir a distância com seus consumidores. Para isso são utilizados os pontos de retirada

Os pontos são localizados em endereços estratégicos e de fácil acesso. Geralmente são estabelecimentos comerciais que firmam parcerias com empresas especializadas em pontos de retirada e mantém um espaço para armazenar os produtos até a retirada. 

Como o local de entrega não é o endereço residencial do consumidor, não corre risco de não realizar a entrega, uma vez que os pontos costumam ficar abertos até mesmo após o horário comercial. Dessa forma, o consumidor tem a comodidade de buscar sua encomenda quando e onde quiser. 

As principais vantagens de contar com pontos de retirada parceiros são redução de custos, entregas mais ágeis, menos desgaste da frota e maior possibilidade de vendas.

Diminua os custos de entrega com a Pegaki

Toda loja virtual deve contar com fornecedores ágeis e confiáveis em todas as etapas da operação, principalmente na logística.

Para realizar as entregas e reduzir os custos do frete no e-commerce, a sua melhor opção é a Pegaki.

Com mais de 3 mil pontos de coleta e retirada de produtos espalhados pelo país, entregar para o cliente com agilidade e economia é muito simples.

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