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Frete mais barato: tudo o que você precisa saber

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Um frete mais barato é sinônimo de lucro maior, mais clientes atendidos e negócios em crescimento.

Não é por acaso que todo gestor de e-commerce persegue maneiras de reduzir os custos com essa parte de suas operações logísticas.

Isso sem contar que, de acordo com uma pesquisa da Rakuten, 43% dos consumidores brasileiros dão preferência para compras com oferta de frete grátis.

Esse já seria um motivo mais do que justo para pensar em estratégias no sentido de reduzir os custos com frete.

No entanto, existem ainda outros fatores que precisam ser levados em consideração, afinal, o frete é parte indissociável das operações de quem vende pela internet.

Frete mais barato: uma estratégia de venda

Além do frete “gratuito” (que alguém paga), os consumidores também valorizam a entrega com menor prazo.

É o que aponta a pesquisa (em inglês) Annual Holiday Shopping Survey, da Accenture.

Segundo o estudo, 43% das pessoas dizem esperar por entregas mais rápidas (e sem custos).

Nesse caso, cabe ao lojista virtual superar o desafio de vender com custos reduzidos de frete, ao mesmo tempo em que aumenta sua rapidez e eficiência.

As pesquisas mostram ainda que oferecer entregas a custos baixos (ou zero) e rápidas é também uma questão de posicionamento de marca.

Afinal, se um e-commerce não cuida dessa parte, é certo que um concorrente mais preparado vai superá-lo.

Como oferecer frete mais barato

“Não existe almoço grátis”, diz a célebre frase atribuída erroneamente a Milton Friedman.

Ao reduzir custos com frete, é certo que, de alguma forma, essa diminuição terá que ser compensada.

Nesse ponto, você pode até pensar em um primeiro instante que tudo se resume a repassar os custos para o consumidor.

Contudo, existem maneiras de baratear certos custos com logística sem que isso implique encarecer produtos.

Faça cotações

A estratégia número 1 para garantir preços mais baixos na prestação de um serviço é a sempre infalível cotação.

Empresas públicas e privadas sabem muito bem que, na maioria dos casos, empresas diferentes praticam preços distintos em um mesmo tipo de atividade.

Assim, o melhor a fazer é buscar uma visão panorâmica do mercado, de maneira a identificar as melhores oportunidades.

Além disso, as cotações abrem espaço para outra estratégia indispensável para quem quer vender mais: a negociação, como veremos a seguir.

Pratique a negociação

Em alguns países, é uma verdadeira tradição do comércio local negociar o preço de uma mercadoria, em vez de apresentar um valor fechado.

Trata-se de uma estratégia interessante para quem vende, já que é possível chegar a preços mais justos e garantir a satisfação do cliente, que assim tende a voltar.

Só se dá bem em uma negociação, porém, quem tem bons argumentos.

Nesse caso, ao negociar com uma transportadora, o primeiro argumento deve ser a própria cotação.

Outro argumento que você precisa apresentar é o volume de entregas.

Afinal, as transportadoras sempre dão preferência a fechar fretes com “carga lotação”.

Então, quanto mais produtos você tiver para entregar mensalmente, maiores as chances de conseguir fechar parcerias mais vantajosas.

Tenha atenção ao cadastro

O custo do frete é sempre calculado em razão não só do volume de produtos, mas também de suas dimensões, peso e cubagem.

Assim, todo cuidado é pouco na hora de informar em sua loja os dados de cada item  cadastrado, já que erros e inconsistências levarão a loja a ser penalizada com custos maiores.

Para evitar que isso aconteça, procure trabalhar em sintonia com o seu fornecedor para obter informações precisas sobre os produtos.

Em todo caso, informe-se sempre sobre o fator de cubagem da transportadora com que trabalha, já que ele pode variar de uma empresa para outra.

Use embalagens menores

A aferição da cubagem leva em conta basicamente o peso e as dimensões de uma mercadoria, para saber quanto espaço ela vai ocupar e quanto vai afetar o consumo de combustível (quanto mais peso e volume, maior o consumo).

Dessa forma, ao embalar os produtos para envio, prefira embalagens sob medida, de maneira a minimizar o espaço a ser ocupado.

No enchimento, dê preferência a materiais mais leves, como almofadas plásticas de ar e papel fragmentado.

Lembre-se: quanto mais leve, melhor!

Utilize diferentes tipos de frete

Para diferentes necessidades, diferentes tipos de frete.

Se você vende em grandes volumes, é indicado trabalhar com “carga lotação”.

Caso o seu volume de vendas não seja suficiente para ocupar todo o espaço de carga de um veículo, então o modelo de “carga fracionada” é mais interessante.

E se você opera no ramo B2B (empresa para empresa), considere a opção de frete Free on Board (FOB), em que todos os custos com seguros e impostos recaem sobre o destinatário.

Já para lojas que vendem para o consumidor pessoa física, em geral o modelo Cost, Insurance and Freight (CIF) é mais indicado, já que o vendedor é quem assume todos os custos de entrega.

Busque elevar o ticket médio

Quanto mais vendas você realizar, mais poder de barganha terá para conseguir preços de fretamento mais competitivos.

Por isso, vale a pena apostar em estratégias buscando aumentar o ticket médio, fazendo assim com que um mesmo consumidor faça mais pedidos a cada compra realizada.

Trabalhe duro para evitar trocas e devoluções

Cedo ou tarde, todos os lojistas que vendem pela internet precisarão arcar com os custos da logística reversa, em que os produtos entregues são devolvidos para ressarcimento ou troca.

Portanto, procure prestar um serviço impecável desde o atendimento, a fim de garantir a satisfação do consumidor, evitando assim que ele se arrependa da compra.

É possível oferecer frete grátis?

Sim, desde que sejam levados em consideração os fatores expostos anteriormente.

Nunca é demais lembrar que o barateamento de um custo só é conseguido quando há alguma compensação.

Para isso, é fundamental trabalhar com dados sobre o mercado e sobre suas próprias operações.

Economize no frete com a Pegaki

Outra forma de conseguir frete mais barato é recorrer ao modelo de pontos de coleta.

Funciona da seguinte forma: você despacha um produto, mas ele não vai direto para a casa do cliente.

A entrega é feita por meio de um estabelecimento comercial credenciado.

Seja também um parceiro nosso e aproveite as vantagens desse modelo que já é um sucesso!

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