Pegaki

Logo-black

Cuidados no transporte: como embalar sua encomenda?

Publicado em

por:

como-embalar-sua-encomenda

Para quem está começando um negócio online e deseja enviar suas mercadorias sem problemas, é importante entender como embalar sua encomenda para chegar ao cliente final em perfeitas condições.

Ao enviar, tanto pelos Correios quanto pelas transportadoras, a embalagem do produto e seu manuseio precisam seguir alguns padrões de qualidade. 

Por isso, separamos a seguir informações para você escolher a embalagem ideal e entender como embalar sua encomenda para chegar perfeita ao consumidor final.

Como escolher a embalagem ideal? 

Apenas no primeiro semestre de 2022, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 73,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Esse valor é 5% maior que o mesmo período do ano anterior. 

Através desse número, é possível imaginar a enorme quantidade de encomendas que circulam pelas rodovias brasileiras diariamente.

Mesmo a direção mais cuidadosa não está ilesa de passar por algum inconveniente que balance o veículo e possa danificar as mercadorias. Por isso é fundamental escolher a embalagem ideal para o seu produto.

Quando o assunto é embalagem, o principal fator para um transporte seguro é a resistência. Para isso, entenda o que será armazenado na embalagem e qual o peso, além das dimensões do produto e se é necessário algum tipo de proteção extra, como plástico bolha.

O material usado para embalagem também varia conforme as características do produto que será transportado, como a necessidade de proteção contra umidade ou luz.

Lembre-se que a embalagem também deve estar no orçamento da empresa, sendo repassado ou não para o cliente conforme a margem de lucro. 

Como embalar sua encomenda? 

Para garantir a segurança dos produtos durante o transporte, a embalagem e suas especificações são alguns fatores que devem estar de acordo com o padrão. É preciso estar atento a estes itens: 

  • Tamanho das embalagens
  • Tipos de embalagem
  • Formas de endereçamento 
  • Nota fiscal e declaração de conteúdo 

Tamanho das embalagens

O envio de mercadorias pelos Correios segue sendo um dos mais utilizados pelo e-commerce, principalmente pela abrangência nacional. 

Sendo assim, é importante conhecer as regras estabelecidas pela estatal sobre o peso e as dimensões permitidas. Confira:

Pacotes e caixas:

  • Comprimento (C): 15 cm – 100 cm
  • Largura (L): 10 cm – 100 cm
  • Altura (A): 1 cm – 100 cm
  • Soma das dimensões (C+L+A): 25 cm – 200 cm

Rolo:

  • Comprimento (C): 18 cm – 100 cm
  • Diâmetro (D): 5 cm – 91 cm
  • Soma das dimensões (C+2D): 28 cm – 200 cm

Envelopes: 

  • Comprimento (C): 16 cm – 60 cm
  • Largura (L): 11 cm – 60 cm
  • Soma das dimensões (C+L): 27 cm – 120 cm

Em caso de envios especiais e para quem tem contrato com os Correios, é cobrado uma taxa de R$ 79 caso a maior dimensão do pacote (altura, largura ou comprimento) ultrapasse 100 cm. Quem não possui contrato, não consegue fazer envios que excedam este limite.

Agora, pelas transportadoras, cada uma trabalha com limites de pesos e dimensões diferentes.

Mas além das dimensões destacadas para os Correios, o diferencial das transportadoras é o envio de encomendas grandes ou em formatos especiais, que demandam mais atenção.

Limite de peso da embalagem dos Correios

O limite de peso varia conforme o serviço de entrega escolhido: 

  • SEDEX: 30 kg
  • SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje: 10kg
  • PAC: 30 kg (remessa individual em âmbito nacional) ou 50 kg (remessa individual em âmbito estadual, entre localidades previstas em contrato)
  • PAC mini: 300 g

Tipos de embalagens 

Com base nos materiais utilizados, os principais tipos de embalagem são:

  • Madeira
  • Papelão ou papel
  • Vidro
  • Alumínio
  • Plástico
  • Isopor
  • Laminada

Formas de endereçamento 

O endereçamento deve ser feito de forma clara, para que o entregador e todas as pessoas envolvidas compreendam quem está enviando e quem irá receber.

Os elementos básicos para endereço são: 

  1. Nome do Destinatário
  2. Tipo do Logradouro + Nome do Logradouro + Número do Lote + Complemento (se houver)
  3. Nome do Bairro
  4. Nome da Localidade + Sigla da Unidade da Federação
  5. CEP.

Nota fiscal e declaração de conteúdo 

Você sabe o que precisa estar anexado do lado de fora da remessa? 

A nota fiscal e a declaração de conteúdo são dois documentos importantes para enviar produtos tanto por transportadoras quanto por Correios. 

Para quem vende online, é fundamental entender quando emitir um ou outro, ou quais são suas diferenças.

Nota fiscal: comprova a existência de uma relação comercial, tanto pela venda de um produto quanto pela prestação de serviço. É utilizada, principalmente, para garantir o pagamento de tributos que cabem em uma transação comercial. 

É importante saber que o não pagamento de tributos caracteriza crime de sonegação fiscal, com pena e multa previstas em lei. Ou seja, você precisa emitir uma nota fiscal se você vende por CNPJ ou sua empresa se enquadra nos regimes tributários.

Declaração de conteúdo: enviado quando a nota fiscal não é exigida, esse documento deve conter os dados do remetente e do destinatário, como nome, endereço, CPF ou CNPJ, e os dados do produto enviado, como descrições, valores e quantidade.

A declaração de conteúdo não substitui a nota fiscal. 

Relação da embalagem com o preço do frete 

Um fator importante na escolha das embalagens para o seu negócio é o tamanho, pois ele pode influenciar no custo do frete.

Isso porque um dos principais fatores que encarecem o frete é o peso cubado, que indica o espaço realmente ocupado pela carga dentro de um veículo.

Em resumo, para obter o peso cubado é utilizada a seguinte fórmula:

Peso cubado = (altura x largura x comprimento) x fator cubagem

Importante: o fator cubagem varia de transportadora para transportadora.

Agora, com a explicação do que é peso cubado, é possível notar a importância de não utilizar embalagens maiores que o necessário para não encarecer o frete. 

Lembre-se que é importante encontrar um equilíbrio no valor do frete cobrado do consumidor para não encarecer demais e diminuir as vendas, nem levar prejuízos financeiros. 

Embale corretamente e envie pela Pegaki

Agora que você já sabe como embalar sua encomenda, é preciso cuidar de outro fator importante para o seu negócio: as entregas.

Sejam elas entregas feitas pelos Correios, transportadoras ou até algum ponto de retirada para o consumidor final. 

Mas para isso, você pode ficar tranquilo, pois a Pegaki é a sua melhor alternativa para entregar em todo o Brasil com um custo acessível.

São mais de 2 mil pontos espalhados pelo país para ampliar a capacidade de entrega da sua empresa. 

Realize suas vendas, embale os produtos corretamente e conte com os pontos Pegaki para suas entregas! 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

problemas-logisticos

Problemas logísticos: o que são e principais soluções para o e-commerce

49-como-gerar-economia-nas-entregas-e-coletas

Como gerar economia nas entregas e coletas

Categorias